domingo, 27 de março de 2011

RIO DE JANEIRO: ATO CONTRA PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE

Sindsprev/RJ convoca categoria para grande ato no dia 7 de abril contra a privatização da Saúde
25/03/2011
Por Olyntho Contente
Da Redação do Sindsprev/RJ
O dia 7 de abril será um marco na luta contra a privatização da Saúde e em defesa do SUS. Haverá protestos em todos os estados, convocados pelas entidades que formam o Fórum Nacional Contra a Privatização da Saúde e em Defesa do SUS, entre elas o Sindsprev/RJ.
Para o Rio de Janeiro está programado um grande ato, em frente ao prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na Rua Araújo Porto Alegre, 71, Centro da Cidade. A concentração está marcada para as 11 horas. A manifestação contará com a participação de servidores federais, estaduais e municipais, profissionais de saúde concursados da Fundação Escola de Serviço Público, usuários, dirigentes dos sindicatos do setor, de conselhos profissionais e de conselheiros de saúde, além de representantes de outras categorias.
Impedir a privatização
A diretora do Sindsprev/RJ, Denise Nascimento, lembra que a política de privatização do Sistema Único de Saúde (SUS) vem se ampliando, com o aumento das terceirizações em vários estados e com a entrega de hospitais e postos de saúde para as chamadas Organizações Sociais (OS). Estas nada mais são que grupos privados que recebem as unidades, com funcionários e equipamentos, sem pagar nada por isto, pelo contrário, serão remuneradas com dinheiro público para administrar os hospitais (leia-se, lucrar com eles). Serão também recursos públicos que financiarão toda a estrutura de funcionamento das unidades.
Além disto, novos profissionais poderão ser contratados pelas OS, através da CLT, sem concurso público, significando o início do fim da contratação de servidores estatutários e da estabilidade. Como visam somente o lucro, a médio prazo as OS passarão a cobrar pelo serviço prestado, pondo fim à gratuidade como já acontece em São Paulo. Lá o governo Geraldo Alckim aprovou na Assembléia Legislativa do Estado (Alesp), em dezembro último, lei permitindo que fossem cobrados 25% dos exames de alta complexidade feitos pela rede pública.
Privatização federal, estadual e municipal
A privatização dos hospitais e postos de saúde é uma política dos governos Dilma (PT), Cabral (PMDB) e Eduardo Paes (PMDB). Cabral e Eduardo Paes através da entrega das unidades a Organizações Sociais (OS) e outros tipos de terceirização e Dilma, com a utilização da MP 520, editada em 31 de dezembro, último dia de mandato do governo Lula.
A MP 520 cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. (EBSERH) com o objetivo imediato de assumir a gestão de hospitais universitários, podendo fazer o mesmo com as demais unidades federais. Através da EBSERH poderão ser contratados funcionários sem concurso e regidos pela CLT. O 16º artigo da MP autoriza a EBSERH “a patrocinar entidade fechada de previdência privada, nos termos da legislação vigente”.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Anônimo disse...

cel paúl o senhor sabia que a ordem agora é deixar as macas das ambulâncias do cmerj dentro dos hospitais em que os pacientes são levados,e a equipe é obrigada a ficar lá até que a maca seja liberada,isso tudo é por causa da superlotação que estáocorrendo nos hospitais,os profissionais de saude do cbmerj estão sendo castigados!!!!!

Anônimo disse...

Pául o que circula na internet é o seguinte comentário. O PT vai encher o Brasil destas merdas de UPA e UPP pra depois dar o golpe comunista.
O fato é que os hospitais publicos estao completamente sucateados pelas más administrações dos PTralhas e o descaso com a saúde pública

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Então vai faltar ambulância nas ruas.
Saúded, segurança e educação públicas não são prioridadeno Brasil.
Juntos Somos Fortes!