quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

GOVERNO SÉRGIO CABRAL: A CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA - A INCOERENTE SAÍDA PACÍFICA DE TURNOWSKI E UMA EXPLICAÇÃO MUITO ESTRANHA.

JORNAL EXTRA
CASOS DE POLÍCIA E SEGURANÇA
Beltrame decidiu exoneração em conversa de 10 minutos com Turnowski

Fernando Torres e Marcos Nunes
A exoneração de Allan Turnowski aconteceu quatro dias após a Operação Guilhotina. Ele deixou o cargo após uma conversa, na manhã de ontem,com o secretário José Mariano Beltrame. Antes, passou pelo menos 20 sentado do lado de fora do gabinete, esperando ser atendido. O diálogo foi rápido: Turnowski disse que estava sentindo-se desprestigiado, Beltrame afirmou que esperava uma atitude do chefe de Polícia Civil e Allan retrucou, dizendo que era melhor sair da Chefia. O secretário compartilhou esta opinião e já começou a pensar no substituto. O diálogo durou cerca de dez minutos.
De acordo com nota da Secretaria de Segurança, a decisão foi tomada após os dois concluírem que essa seria a decisão mais adequada “para preservar o bom funcionamento das instituições”. Na nota, o secretário agradeceu publicamente a dedicação e a fidelidade do delegado Turnowski. O ex-chefe de Polícia também se manifestou através de nota e disse ter a certeza de que esta “é a melhor decisão para o momento” (leiam).
COMENTO:
Allan Turnowski saiu pacificamente, postura que tornou inteiramente sem sentido o cerco à DRACO.
Não se declara guerra ao secretário de segurança e logo depois agradece a oportunidade de ter chefiado a Polícia Civil.
Ninguém saberá que tipo de acordo provocou tal postura incoerente de Turnowski, a não ser que ele ou Beltrame resolvam comentar o caso, o que não parece provável.
Vencida essa etapa vamos até a nota oficial da saída de Turnowski, onde encontramos uma expressão muito estranha:
"(...) para preservar o bom funcionamento das instituições (...)".
O que a frase significa?
Bem...
Quais seriam as instituições citadas?
A Polícia Civil é uma e a qual é a outra?
A secretaria de segurança não é instituição, pode (e deveria) ser extinta a qualquer momento. Ela é provisória, caríssima, meramente política e, portanto, desnecessária.

Salvo melhor juízo, houve um erro na confecção da nota e a frase deveria ser:
"(...) para preservar o bom funcionamento da Polícia Civil (...)".

Sem dúvida, a Polícia Civil está rachada e precisa ser soldada, a manutenção de Allan Turnowski inviabilizaria esse processo, assim sendo, nada mais natural do que a saída de um dos que estão se degladiando.
A delegada Martha Rocha foi nomeada como a nova Chefe da Polícia Civil, nunca saberemos se ele foi a primeira escolha ou não de Beltrame, pois nesses momentos de crise é normal que alguns rejeitem o convite. Em 2008, Pitta não foi a primeira escolha de Beltrame para substituir o último Comandante Geral da PMERJ, o Coronel de Polícia Ubiratan, na verdade Beltrame ouviu uma ou duas recusas antes de apelar para a dupla David-Pitta.
E para fechar uma série bizarra de acontecimentos, na apresentação de Martha Rocha, Beltrame se referiu a Allan Turnowski como um grande policial e um grande Chefe de Polícia Civil, durma-se com um barulho desse.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

Sr Cel, fique atento (acredito que já esta sabendo), pois publicou no BDR (hoje, 16/02/2011)extração de DRD para o SR por ficar difulgando em seu Blog, o que eles consideram, como insitação pública a tropa, ou seja, seu exemplo de falar do Secretário, do Governador, distribuição de panfletos, orientando sobre os verdadeiros fatos, são atitudes de insubordinação, sem direito, por ser militar, aos previsto na nossa Carta Máxima.
Essa é a hora de divulgar tudo que esta acontecendo, mais do que nunca.
Divulque o DRD. Acredito que assim todos saberam que quem fala a verdade aqui se é punido.
Torço para que se saia bem de qualquer corvadia, pois se acontecer temos que nos mobilizarmos, organizadamente, para que esse tipo de coisa não aconteça mais.
Abraços
Sérgio

Anônimo disse...

Em termos de aptidão para escolher pessoas de confiança o Secretário de Segurança demonstra que não sabe nada, absolutamente nada de polícia.
A Dra MARTA ROCHA, sua mais nova escolha, também não é muito hábil nas suas escolhas.
Para quem não sabe, ELA NAMORAVA O DELEGADO INALDO SANTANA, QUE FOI PRESO EM FLAGRANTE PELO Dr. MARIO COVAS (ex-Chefe de Polícia) JUSTAMENTE PORQUE ERA O RESPONSÁVEL PELO PAGAMENTO DAS PROPINAS DO BICHEIRO FERNANDO DE MIRANDA IGNÁCIO.

Tá difícil, hein?!?

Ricardo Ribeiro disse...

A Seseg não é mais cara do que a caríssima PMERJ, que conta com toda uma desnecessária estrutura militar.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Caro Ribeiro, você esqueceu da caríssima Polícia Civil, que não consegue nem elucidar 5% dos homicídios.
Juntos Somos Fortes!

Alexandre, The Great disse...

Cel Paúl: em entrevista ao RJTV 1ª edição de hoje(16/02) a Delegada Marta Rocha também utilizou a expressão (sic)"para preservar as instituições", assim mesmo, no plural. Ficam as perguntas: quantas "instituições"? Quais "instituições"?