segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SOLIDARIZAR, PREVENIR, INVESTIGAR E PUNIR COM RIGOR.

As tragédias que se abateram sobre o Rio de Janeiro nos últimos doze meses (Angra, Morro do Bumba e Região Serrana) ceifaram a vida de mais de 1.000 cidadãos brasileiros, mortes que poderiam ter sido evitadas na sua maioria, conforme especialistas nacionais e internacionais, com investimentos governamentais no monitoramento das chuvas e em sistemas de alerta para a população.
Infelizmente, no Rio a prioridade foi o investimento de quase MEIO BILHÃO DE REAIS em propaganda política, nos quatro anos de governo Sérgio Cabral.
Em apertada síntese, o momento atual exige QUATRO PRIORIDADES, que devem ser desenvolvidas SIMULTANEAMENTE:
SOLIDARIZAR - Buscar minimizar ao máximo o sofrimento das vítimas e proporcionar condições para que possam retornar a vida da melhor forma possível. Isso é imprescindível, as vítimas do Morro do Bumba (Niterói), meses depois da tragédia, ainda padecem pela falta de assistência governamental.
PREVENIR - De imediato desenvolver ações para evitar que tragédias semelhantes se repitam. Em Angra, um ano depois da tragédia, os estudos ainda não foram finalizados.
INVESTIGAR - Deveria ter sido iniciada logo após a tragédia, pois a investigação é a base para a PREVENÇÃO, ao determinar as causas e para a PUNIÇÃO COM RIGOR, pois aponta os culpados. A investigação deve ser isenta, portanto, como existem indícios de responsabilidades por parte do governador, dos prefeitos, dos secretários de defesa civil e outras autoridades públicas, manda a boa regra que eles sejam afastados de seus cargos no período da investigação.
PUNIR COM RIGOR - Salvo melhor juízo, essa é a melhor ação PREVENTIVA. É hora de responsabilizar PESSOALMENTE (e não o Estado) todos os agentes públicos que por ação ou omissão concorreram para essas mais de 1.000 mortes, que poderiam ser evitadas.
O nosso ato de protesto dessa quarta-feira, 19 JAN 2011, se direciona para as ações de PREVENIR, INVESTIGAR e PUNIR COM RIGOR.
As vítimas precisarão da nossa SOLIDARIEDADE ao longo de muitos meses e, felizmente, muitos já estão mobilizados neste momento inicial, entretanto, no concernente às ações de PREVENIR, INVESTIGAR e PUNIR COM RIGOR praticamente nada ainda foi feito.
Diante dessas verdades, esperamos você no dia 19 JAN 2011, a partir das 10:00 horas, quando iniciaremos a organização do ato que se desenvolverá das 12:00 às 14:00 horas (em princípio), de forma ordeira, pacífica, corajosa e cidadã.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

CARIOCA NA BRONCA com os mentirosos disse...

Não obstante o barbudo mentiroso que deixou o governo tendo gasto quase 10 bilhões em propaganda mentirosas,o outro aqui do rio,enquanto as pessoas morrem,ele gastou quase meio bilhão na mesma putaria(Propaganda me engana que eu gosto).Gostaria de saber se o Ministério público vai pedir punição pra essa matança,isso mesmo,matança,poius enquanto as pesoas morrem,eles gastam grana com Roberto Carlos,Luan Santana e outros menos votados,olha ou nós como povo,tomamaos uma atitude ou isso vai virar terra de innguem,ou melhor,terra do PT e seus puxa sacos,uma vergonha.O governo gastou 4 bilhões em catastrofe e em tentat não deixar acontcer,apenas 500 milhões,isso porque connsertar é mais fácil pra grana entrar no bolso.Que Brasil é esse gente?fora Cabral mentiroso,cópia fosca do Lula 171,cascateiro.

Ricardo Oscar Vilete Chudo disse...

Se o Ministério Público honra a sua missão de defender as Leis, já há elementos suficientes para iniciar o processo.