quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

NADA SEI SOBRE AS FORMIGAS.

Eu aprendi muito cedo que nada sabia, sou socrático de nascença, por assim dizer.
Meu pai era professor de biologia e de matemática, possuía uma ótima biblioteca composta desde os livros didáticos que ele utilizava nas suas aulas até os livros sobre temas específicos que utilizava em seus estudos.
O mergulho nesses livros me fez logo entender que quanto mais eu tentasse saber sobre algum assunto, irremediavelmente, acabava constatando que ainda sabia muito pouco a respeito dele.
Prezado leitor, o que é uma formiga?
Se você fizer essa pergunta para várias pessoas, obterá diferentes respostas.
É uma coisinha preta que sobe paredes. É um bicho. É um animal. É um inseto.
Alguns serão capazes de descrever externamente a formiga, mas raros poderão afirmar algo sobre a vida social das formigas e praticamente ninguém saberá algo sobre o seu metabolismo.
Uma pergunta simples sobre um companheiro de viagem neste planeta azul com respostas tão diversas no tocante à complexidade.
Atualmente estou lendo um livro sobre o Inquérito Policial, um ótimo presente de um fraterno amigo, o qual me fez novamente descobri que nada sei, dessa vez sobre essas peças informativas.
Nos últimos dias temos postado comentários sobre a desmilitarização das Polícias Militares, tema que tem muitos defensores de primeira hora. Pelo que observo muitos fazem confusão e sintetizam a desmilitarização apenas no fim dos regulamentos militares, quando mudar a forma de organização de uma instituição é algo muito mais complexo.
Nessa mesma direção, ao longo dos meus mais de trinta anos de serviço ouvi incontáveis vezes que a solução para a segurança pública era a unificação das polícias estaduais, tema também recorrente e não raro atrelado à desmilitarização.
Cabe destacar que nunca ouvi de um defensor da unificação que ela devesse alcançar todas as polícias brasileiras, ou seja, as Militares, as Civis e as Federais. Nada seria mais natural do que considerar que se a unificação de duas polícias seria positiva, unificar todas seria ainda melhor.
Peço aos nossos leitores que quando tratarem de desmilitarização das Polícias Militares ou da unificação das polícias estaduais, o façam com o devido cuidado, não deixando de analisar o resultado dessas ações.
Por favor, não respondam que formiga é uma coisinha preta que sobe pelas paredes.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

7 comentários:

Maj Jorge disse...

Sr Cel Paul seria útil, caso não o tenha feito, ler livro do Sr Cl Jorge da Silva sobre os vários modelos ou possibilidades de polícia que poderiamos ter no Brasil.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Correto, Major Jorge, conheço a obra e vou tentar utilizá-la para iluminar a discussäo. Grato.
Juntos Somos Fortes!

sgt paulo cesar disse...

esse cel jorge da silva, sempre foi da cúpula da seseg e NADA fez de bom em prol da corporação, e olha que o pai dele e irmão, foram praças.

Anônimo disse...

Após o Governador mencionar que iria premiar os policiais que conseguissem baixar índice de auto de resistência ganharão uma gratificação de R$ 3.000,00, fiz um leitura pelos blog em que seus autores relatam sobre segurança pública, sobretudo, os que exerceram posição de comando dentro da polícia militar do Rio de Janeiro, e pude perceber que nenhum é tanto categórico quanto o Sr em seu o blog quer seja qualquer mudança organizacional deverá passar pela valorização da base instituição, ou seja, melhor condição de trabalho e melhoria salarial do servidor de segurança pública. Por isso, acredito cada vez mais em sua e nosso luta em que o Sr protagoniza nas ruas do Rio, com os bonecos fome e miséria, cartaz, bandeira, tudo isso visa conscientizar a sociedade fluminense das dificuldades da profissão policial militar. PARABÉNS, CEL PAUL.

Lutt

JSF

Anônimo disse...

quem vai perder tempo em comprar o livro deste oficial? e pior ler na altura do nosso campeonato um cidadão que nunca se preucupou come sta pm,o paul é mais preucupado que esse tal coronel jorge, sempre esteve em condiçao de pelo menos falar sobre a situaçao da pm.nunca mexeu uma palha,pelo menos o cel. paul bota a cara na midia,blog, luta.

Anônimo disse...

Trata-se de um "policiólogo" de carteira. Vive nas "tetas" há mais de 20 anos, desde o governo Brizola!!!

Alexandre, The Great disse...

O sr tem razão quando recomenda que a informação preceda a discussão ou comentário. Muitos aqui discutem o primeiro comentário e nada sobre o tema, o que demonstra o raso conhecimento da matéria.
O livro do Cel Jorge da Silva é antigo e até desatualizado, mas não é de todo desprezível para, ao menos, CONHECER o assunto antes de discutí-lo.