???
Prezados leitores, no curso da nossa luta por salários dignos e por melhores condições de trabalho, para os Policiais Militares e para os Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro, iniciada em 2007, alguns temas e perguntas são recorrentes.
A corrupção policial é um tema frequentemente relacionado com a nossa mobilização por salários dignos, sendo que muitos Policiais Militares e cidadãos fluminenses afirmam que esse grave problema, desacredita inteiramente a luta por melhores vencimentos.
Algo como se a sociedade civil acreditasse no seguinte:
Por que aumentar o salário se eles "por fora" ganham muito mais?
Essa é uma cruel analogia, uma tremenda injustiça com os autênticos Policiais Militares, pois os corruptos apenas usam uma farda igual a nossa.
Porém, a corrupção policial desmoraliza a todos nós, pois desmoraliza a Polícia Militar, isso é fato.
Tais comentários destacam que a corrupção dos Oficiais, sobretudo os que ocupam os altos postos, é o maior problema da Polícia Militar, diante do fato de que o Oficial - o Comandante por formação - é o exemplo.
Afirmam que sendo corruptos, eles não lutam por salários, pois isso não é importante, considerando que o "por fora" é infinitamente maior.
Pior, Oficiais corruptos organizam e participam de esquemas de corrupção, envolvendo uma verdadeira rede de Oficias e de Praças, causando malefícios ainda maiores para todos nós.
Prezado leitor, qual é a sua opinião?
Oficiais corruptos, sobretudo Oficiais dos postos mais altos, são o maior câncer da Polícia Militar?
JUNTOS SOMOS FORTES!PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO
3 comentários:
O EXEMPLO VEM DE CIMA.
SÓ EXISTE SOLDADO LADRÃO PORQUE EXISTE CORONEL LADRÃO.
OS DESVIOS SÃO CORRIGIVEIS QUANDO SE TEM UM COMANDANTE COMO EXEMPLO, QUANDO O COMANDANTE É LADRÃO, NÃO TEM COMO SE CORRIGIR NINGUÉM.
PRAÇA BOMBEIRO MILITAR
Corruptos, e corruptores, são, sempre, um câncer, em qualquer segmento da sociedade, em qualquer serviço público, por isto deve ser extirpado. Claro que quando o corrupto é um comandante, um chefe, um político, um governante, ou quem quer que seja a quem se confie o comando, a supervisão, a direção de um departamento ou de uma instituição, ele representa um câncer de efeitos mais intensos,mais perniciosos, mais maléficos e passa a "justificar" a aparecimento da doença naqueles que já tenham seus sistemas imunológicos baixos. Salário próximo de miserável, como o de policial militar no Rio de Janeiro não justifica o ato de acharcar, de desviar dinheiro público, de aceitar propinas, de roubar, de desempenhar com desdém suas funções, de se associar ao ilícito,ATÉ porque se sabe que a corrupção frequenta , e como frequenta, a camada de cima, mas é um fator que facilita a instalação do desvio moral em quem já é propenso por ter baixas defesas morais. Na minha opinião, a resposta à pergunta que nos faz o Cel. Paúl não pode deixar de ser positiva, ou seja, oficiais corruptos são um câncer na PM, não só pelos estragos que trazem pelos seus efeitos diretos, mas pelos efeitos indiretos sobre diversas outras variáveis de comportamento. O corrupto quer se manter como tal, garantir os seus ganhos extras e, para tanto, cultiva e espalha outras doenças, como a perseguição aos que com ele não pactuam, o compadrio, a conivência com a ineficiência, a falta de moral para exigir eficiência, o relaxamento do cumprimento do dever de servir à sociedade, o rabo preso, etc. E,CLARO, CADA CORRUPTO, CONFORME A HIERARQUIA DE SEU POSTO, EXPÕE A CORPORAÇÃO Á AVALIAÇÃO DE diferentes extratos da, RESULTANDO QUE A POPULAÇÃO ACABa GENERALIZANDO, EMBORA INJUSTAMENTE, A PERCEPÇÃO DE QUE TODOS SÃO CORRUPTOS QUE A POLÍCIA, OU AS POLÍCIAS, SÃO CORRUPTAS. E ISTO SÓ TRABALHA CONTRA A LUTA PELA SEGURANÇA PÚBLICA.
Ao Anônimo primeiro, esse negócio de "só existe soldado ladrão porque existe coronel ladrão" é mentira! Ladrão é ladrão, coronel e soldado juntos ou separados! É uma questão de princípios, de valores morais, de formação familiar, de ser ou não ser, de personalidade. Há mais de 50 anos atrás também existia pobreza ou até pior que hoje, mas como os valores familiares eram grandes e enaltecidos um chefe de família tinha como seu maior tesouro o seu nome, sua honra, sua palavra, sua honestidade, e isso alimentava seus filhos antes da comida, era a herança que um homem tinha a passar, pois sua família valia mais que tudo! Não se pode justificar o injustificável, não se pode achar no direito de ser bandido por causa do bandido! Por isso que digo e continuarei afirmando, o desonesto não se pode convencer e sim deter.
Postar um comentário