O Rio de Janeiro não possui repórteres especializados em segurança pública, especializados no sentido mais abrangente da palavra. É certo que existem repórteres que dedicam mais tempo a esse tema, porém falta um conhecimento técnico, o aprendizado é empírico, o que impossibilita uma visão sistêmica dos fatos.
Tal realidade não é culpa dos repórteres, que via de regra recebem as pautas mais diversas e acabam tendo que ser generalistas.
Isso significa que falta na mídia uma opinião profissional sobre segurança pública, o que é péssimo considerando que a imprensa é formadora de opinião.
Diante dessa realidade, ainda neste ano, o Movimento Cívico Juntos Somos Fortes lançará o Jornal da Segurança Pública, feito por profissionais de segurança pública.
Não será um jornal de banca, será um jornal destinado à população, porém, principalmente a públicos específicos, como os próprios repórteres e o mundo acadêmico, tão carente de opiniões devidamente fundamentadas por especialistas.
A carência é tão grande, que autores de um ou dois estudos sobre o tema, acabam sendo identificados como especialistas pela própria mídia.
Essa triste realidade está com os dias contados.
Um exemplo claro da desinformação da mídia é a matéria que encerra esse artigo.
Segundo a matéria, o Tenente Coronel de Polícia Célio, novo comandante do 25o BPM (Cabo Frio), teria cometido um erro, quando na verdade ele acertou integralmente.
Ele teria dito que combater o tráfico de drogas não é obrigação da PM, e sim da Polícia Federal.
PERFEITO!
Essa é a verdade, porém, como a jornalista não conhece segurança pública, o criticou, uma BARRIGA (termo da imprensa) sem tamanho.
Leiam a constituição federal:
Artigo 144 - Parágrafo primeiro - Inciso II:
- (A Polícia Federal cabe) prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e de drogas afins, o contravbando (inclusive o de armas) e o descaminho, sem prejuízo (...).
Agora vamos ler a missão das Polícias Militares.
Parágrafo quinto:
- Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública (...).
Célio foi PERFEITO!
Nossos parabéns.
Por favor, leiam a matéria publicada pelo Jornal Extra, na coluna da repórter Berenice Seara:
Ratificamos, ela não tem culpa, não existem jornalistas realmente especializados em segurança pública.Aliás, na verdade, existem, os Policiais Militares, Policiais Civis, Policiais Federais e Bombeiros Militares que integram a blogosfera policial.
Cidadão, se voce quiser conhecer um pouco mais sobre a segurança pública ou elaborar trabalhos acadêmicos sobre o tema, esse é o caminho, a blogosfera.
Cada blog permite que você pesquise assuntos específicos, usando a janela no canto superior esquerdo, para digitalizar a palavra ou a expressão a ser pesquisada (PESQUISAR BLOG).
Conheça a blogosfera e conheça segurança pública!
JUNTOS SOMOS FORTES!
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Nenhum comentário:
Postar um comentário