sábado, 11 de abril de 2009

QUE PAÍS É ESSE? - ADVOGADO MARCOS ESPÍNOLA.

Rio - Essa pergunta foi tema de música nos anos 80 quando um conjunto de rock, ao brindar a volta da democracia, esbravejou para os quatros cantos do País algumas mazelas da nossa nação. Após mais de 20 anos, lamentavelmente, a pergunta ainda é pertinente, principalmente quando nos deparamos com a “farra” explícita na Câmara dos Deputados, que, pressionada pelos próprios membros da Casa, recuou na decisão de moralizar o uso da verba indenizatória e de passagens. Uma conduta que mostra o tipo de política exercida no País, na qual o cidadão não passa de um fantoche nas mãos daqueles eleitos por ele. Um desrespeito à cidadania.
Uma semana depois de ter anunciado iniciativas que visavam regularizar uma gastança descontrolada do dinheiro
público, a mesa diretora da Câmara dos Deputados, declaradamente “advogando” em causa própria e numa única reunião, voltou atrás e suspendeu, por exemplo, as restrições com gastos de alimentação e assessorias.
Como se não bastasse o vergonhoso gesto de recuar na decisão, motivado, repito por enorme pressão dos próprios deputados, a mesa diretora anunciou a ampliação para R$ 150 milhões do gasto para reformar todos os apartamentos funcionais em dois anos. Agora, serão 528 apartamentos de quatro e dois quartos para 513 deputados, sendo que o excedente se trata, acreditem, de reserva técnica.
Num país onde ainda falta moradia digna e a miséria atinge percentuais relevantes, chega a ser criminoso esse tipo de postura da classe política brasileira. Assim, indagamos por que a criminalidade não para de crescer? E retomamos a pergunta: que país é esse?
MARCOS ESPÍNOLA.
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Nenhum comentário: