sábado, 15 de março de 2008

APERJ - "OXIGENAR É PRECISO" - ELCIO COSTA

Associação dos Peritos do Estado do Rio de Janeiro
http://www.aperjperitosoficiais.org.br/site/
OXIGENAR É PRECISO
O processo de oxigenação necessita de técnicas de controle e de segurança específicas e rigorosas para que o mesmo se concretize, alcançando pleno êxito na sua execução: enriquecer o ambiente de oxigênio.
As normas técnicas brasileiras, americanas e européias, bem como os procedimentos operacionais e de segurança das grandes empresas produtoras e fornecedoras de oxigênio ditam, entre outras recomendações importantes, que as superfícies em contato com o oxigênio devem estar limpas, polidas e isentas de elementos graxos.
Cabe acrescentar que se estas recomendações não forem seguidas um acidente com fogo e explosões, e de proporções desconhecidas poderá ocorrer.
Adicionar oxigênio ao processo evolutivo institucional, também requer, por comparação, os mesmos cuidados, a fim de não produzir efeitos danosos às instituições, reduzindo-as a um estado pior que o anterior.
É certo que as instituições de segurança pública do nosso país, de uma maneira geral, carecem há muito, da propalada oxigenação.
Entretanto não podemos deixar de considerar alguns fatores importantes rumo ao "choque de gestão" tão fundamental:
1. As polícias precisam ser reestruturadas, em caráter de urgência, à partir do arcabouço vigente.
2. As polícias detém profissionais capacitados em seus quadros, em grande parte com o terceiro grau. No caso específico da perícia, todos possuem graduação e a grande parte possui algum tipo de pós-graduação. Por questões de gestão inadequada, todo este potencial humano não rende para o estado aquilo que poderia estar rendendo.
3. A administração pública, como um todo, ainda recebe um forte cerceamento político nas suas ações administrativas, tornando-se mera peça de manobra dentro de um jogo político, onde o planejamento e a gestão por objetivos não são os seus alicerces.
4. É premente que se crie uma nova mentalidade gerencial nos organismos de segurança. Para isso precisaremos de gestores técnicos ao invés de gestores políticos.
5. A QUESTÃO SALARIAL SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ PRIORITÁRIA A QUALQUER MUDANÇA.
Nós peritos, há muito ansiamos pelo "choque de gestão" que proverá a oxigenação necessária às instituições policiais.
Vamos oxigenar, porém não nos esqueçamos das recomendações técnicas, operacionais e de segurança.
Elcio Costa
Presidente da APERJ
JUNTOS SOMOS FORTES!
DEUS ESTÁ NO COMANDO!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

Nenhum comentário: