quinta-feira, 20 de março de 2008

O DIA ON LINE - 20/03/2008 - SINDICATO DOS MÉDICOS PROCESSA PODER PÚBLICO POR OMISSÃO

20/3/2008 01:06:00
Sindicato dos Médicos processa poder público por omissão

Rio - O presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze, afirmou ontem que segunda-feira entrará no Ministério Público Federal e no Estadual com notícia-crime contra os governos municipal, estadual e federal por omissão no combate à dengue. “A situação em que se encontra a saúde é um crime. Todas as emergências estão superlotadas, com aumento de inúmeras doenças contagiosas e déficit de profissionais. Considero epidemia o que está ocorrendo no Rio. Uma epidemia anunciada”, afirmou. Principalmente a partir de outubro, especialistas e o próprio ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fizeram alertas para o crescimento da doença.
OUTUBRO
1.262 casos no Estado do Rio. O ministro Temporão informa que o Brasil já registrou 481 mil casos da doença, o que representa um aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2006. Já na época, ele usava o termo epidemia, falando do País. “É epidemia mesmo. Neste ano, 121 pessoas já morreram. Eu diria que nós estamos perdendo a guerra para a doença.”
NOVEMBRO
2.777 casos no Estado do Rio. O pesquisador da Fiocruz Anthony Érico Guimarães diz que o Rio pode ter epidemia de dengue tipo 1 ou 2, caso a infestação continuasse aumentando.
DEZEMBRO
4.053 casos no Estado do Rio. “Se nada for feito, nem por parte da população nem por parte das autoridades, o Rio corre o sério risco de enfrentar uma epidemia igual ou até pior do que aquela (de 2002)”, alertou Victor Berbara, superintendente de Vigilância em Saúde do Estado.
JANEIRO
12.519 casos no Estado do Rio. O Ministério da Saúde informa que, ao contrário da maioria das outras regiões do País, o estado do Rio registrou aumento no número de casos de dengue em janeiro em relação ao mesmo período de 2007.
FEVEREIRO
10.066 casos no Estado do Rio. O governador Sérgio Cabral anuncia projeto de lei que determina a entrada de agentes de saúde em locais, públicos ou particulares, que são considerados de risco para criadouros do mosquito. O projeto prevê multas e o arrombamentos. A maior parte dos óbitos registrados no estado foram de crianças e adolescentes.
MARÇO
3.193 casos só no município do Rio. O prefeito César Maia nega que a cidade viva epidemia de dengue e diz que os números estão numa “curva declinante”.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

Nenhum comentário: