quinta-feira, 27 de março de 2008

REVISTA CARTA CAPITAL - 24/03/2008 - EVASÃO NAS FORÇAS ARMADAS

A EVASÃO OFICIAIS
Mauricio Dias

"A cúpula militar esconde da sociedade o que se passa nos quartéis.
Os boletins do Exército brasileiro, de janeiro ao começo de março,mostram uma assustadora evasão de oficiais: 23 deles, nas patentes de major, capitão e tenente, saíram dos quadros da força nos primeiros 67 dias de 2008. Isso significa uma baixa a cada três dias.Todos eles saíram por ter sido nomeados e investidos em cargos públicos permanentes, após terem sido aprovados em concursos.
Os trabalhos mais ambicionados são os de auditor da Receita Federal,fiscal do INSS e delegado da Polícia Federal.
A evasão cresce nos últimos meses do ano, quando há um aumento de concursos. É possível deduzir, a partir da desistência de oficiais,o que pode estar acontecendo com os sargentos.
A situação não é nova.
E o que vale para o Exército vale também para a Marinha e para a Aeronáutica. Nova não é, também, a política da cúpula militar das três forças de tentar esconder da sociedade o que se passa nos quartéis.
Dois fatores empurram os militares para a busca de oportunidade no mundo civil:
os baixos salários e um elevado desencanto com a falta deperspectiva.
O sucateamento das Forças Armadas é tão grande que nãochega a ser um exagero o que diz, reservadamente, um oficial que trocou o Exército pela Polícia Federal:
A Marinha não tem navios, a Aeronáutica não tem aviões e o Exército não tem fuzis nem carros de combate?
No Rio de Janeiro, aumentam as escolas que preparam militares para os concursos. Há duas bem conhecidas. A Maxx, pertencente ao ex-sargento da FAB Alexandre Lopes, e a tradicional Academia de Concurso Público.
Desta se diz que a afluência de militares é tão grande que, se for executado o Hino Nacional, os alunos se perfilam automaticamente aos primeiros acordes. Um dos alunos é major do quadro do Estado-Maior que deve ganhar cerca de 5 mil reais líquidos. Tem cerca de 20 anos de serviço.
A proposta salarial do governo, divulgada esta semana, é um movimento inicial para mudar a situação. Um sinal tímido, mas um sinal.
Os aumentos variam de 27% a 50%.
Cerca de 80 mil recrutas serão beneficiados com um aumento salarial que passa de R$ 207 para R$ 415.
Malgrado a má lembrança da ditadura recente, a sociedade brasileira precisa decidir se o país deve manter as Forças Armadas nas condições atuais. É uma decisão política do poder civil. O custo econômico delas é alto. Maior pode ser, no entanto, o custo de ficar sem elas. Ou mantê-las como estão agora."
Militares federais realizarão um ato cívico, no próximo domingo, dia 30 de março de 2008, com concentração nas esquina da Avenida Atlântica com a Rua Siqueira Campos.
Interessante destacar que anunciado esse ato, a imprensa começou a noticiar que um reajuste para os militares federais será anunciado até sexta-feira.
Na Polícia Militar a evasão também é uma realidade.
Os jovens Oficiais e muitos Praças vivem em cursos preparatórios para concursos.
Os Oficiais Médicos pedem baixa com uma frequência assustadora.
Isso sem falar na evasão para outros órgãos públicos, em busca de gratificações.
Hoje mais de 100 (cem) Majores da Polícia Militar - um terço do efetivo de Majores - está fora da Polícia Militar.
Tudo resultado dessa política de desvalorização dos Policiais Militares, que recebem o segundo pior salário do país.
JUNTOS SOMOS FORTES!
A UNIÃO FAZ A FORÇA!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

Um comentário:

Anônimo disse...

Há algo paradoxal nas ações deste governo(?): ao mesmo tempo que desestimula a qualificação e a permanência dos cérebros no serviço público de segurança, acena com a contratação de mais de 8.000 novos policiais e bombeiros.

É uma troca de qualidade por quantidade, que favorece a locação de mão de obra pelo próprio governo(?) a partir da distribuição do efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros pelas diversas secretarias e fundações do Estado, gerando constante demanda por "mais policiais" e "mais bombeiros".
É um estilo perverso de administração que escraviza e subjuga o servidor, desqualificando o seu serviço e mal servindo a população.


Turma 76