segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

O RIO DE JANEIRO ESTÁ DE LUTO!

O Rio de Janeiro perdeu mais um herói social, um jovem idealista que tinha escolhido ser um herói na defesa da sociedade fluminense.
Um jovem que sonhava servir e proteger o cidadão.
Uma vida ceifada pela covarde violência urbana que se multiplica pela nossa cidade.
E que podem ter certeza, poderia ser revertida se não fosse uma triste realidade - a motivação que determina que os Policiais - Militares e Civis - percebam salários famélicos.
Tolo é quem imagina que os heróis sociais - Policiais Militares e Civis - percebem baixos salários porque o Estado do Rio de Janeiro não tem condições de oferecer-lhes a contrapartida devida, o salário adequado para quem arrisca a vida em defesa da sociedade.
A verdade, a cruel verdade é que os Policiais precisam ganhar mal, muito mal, para serem presas fáceis dos corruptos de cada esquina, de cada rua.
Corruptos ativos que não corrompem só os Policiais Militares e os Policiais Civis!
Corruptos ativos que corrompem também pessoas de má índole e que ganham muito bem, se locupletando desse caos social.
Porém, esse tema fica para um próximo artigo, quando começaremos a abrir as cortinas do espetáculo.
Hoje, o Rio de Janeiro está de luto e cada um de nós deve elevar o pensamento à Deus e rogar pelo conforto dos familiares desse nosso jovem Policial Militar e que ele tenha a acolhida que merece, no lugar destinado aos heróis.
Devemos rogar pelo pronto restabelecimento dos feridos.
E devemos seguir em frente, inclusive em honra desse herói que nos deixou tão prematuramente.
No dia 11 de fevereiro realizaremos uma nova reunião na AME/RJ, ordeira e pacífica.
Vamos organizar a grande marcha democrática, ordeira, pacífica e plena de cidadania.
E como voltaremos ao trabalho na DGP, na quinta-feira, dia 7 de fevereiro de 2.008, teremos grandes novidades.
Aproveito para informar que estamos analisando todas as medidas administrativas e judiciais que levararemos para a reunião, inclusive as medidas judiciais contra alguns jornais e revistas, que insistiram em nos acusar de crimes e de atos desabonadores.
A honra da Polícia Militar foi ferida; a nossa honra foi devastada e a honra de nossas famílias vilipendiada.
Todos serão responsabilizados.
ISSO É QUESTÃO DE HONRA!
Infelizmente, alguns órgãos da mídia chegaram a apresentar artigos que mais se pareciam com "NOTAS OFICIAIS DO GOVERNO", felizmente, são a minoria, pois a mídia tem demonstrado que está compreendendo todo o processo que está em curso.
Em consequência, solicitamos a todos os Oficiais e Praças que participaram dos atos cívicos que tragam para a reunião: cópias dos seus documentos pessoais, imagens e fotos que permitam identificá-los na mobilização.
Lembramos que temos filmagens das reuniões e dos atos cívicos.
Parabenizo aos Policiais Militares e aos Bombeiros Militares por estarem proporcionando um carnaval seguro para o povo fluminense, apesar das nossas limitações de recursos materiais e da nossa sobrecarga de trabalho.
O carnaval segue e logo, talvez ainda hoje, postarei uma reportagem sobre o carnaval!


JUNTOS SOMOS FORTES!

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

19 comentários:

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel.Paúl:

Infelizmente mais um jovem que ainda em seu período de formação na PMERJ, perde a vida, simplesmente por pertencer à Instituição.
Talvez este jovem assassinado cruelmente, tenha partido para outra dimensão com tristeza de ter sido "presa" fácil da bandidagem reinante neste Rio de Janeiro e por ter a sua dignidade ofendida, enquanto Aluno Oficial, pela frase talvez lida por ele (Quem sabe?) em 27.01.2008:

Essa instituição está dando a resposta a ponto de merecer o retorno salarial? É confiável? Tem credibilidade?

Com absoluta certeza, o Aluno Oficial bárbaramente assassinado, será recebido nos Reino dos Céus, onde alguém dirá para ele:

"VOCÊ BRAVO ALUNO DA PMERJ, AQUI ESTÁ POR DESTINO PREMATURO.
SAIBA: ÉS DIGNO, E HONRADO.
PERDOE-OS MEU JOVEM, ELES NÃO SABEM O QUE FALAM!"


Que Deus possa dar a família do Aluno Oficial e aos seus companheiros, o conforto e a resignação necessária (tão difícil), neste momento de dor e luto.

Meu fraterno abraço à família, companheiros e à APM D.João VI.

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Aloisio Afranio disse...

Foi muito cristalina a sua entrevista na BandNews FM outro dia, Coronel. Só não entendeu seus argumentos, e ficou do seu lado, quem tem limitação intelectual ou ideológica, ou as duas juntas.
Sou um cidadão civil, empregado de uma empresa privada como são tantos outros eleitores, e vinha observando esta crise na segurança pública como mero espectador. Porém, torcendo para que o atual Governador do nosso estado, em quem votei, encontrasse uma solução inteligente para a mesma.
Mas não é isso que presencio. Ao invés de adotar uma posição nobre, à altura da grandeza de seu cargo, o Governador prefere a truculência e não enxerga o óbvio. Sem um salário digno, qualquer profissional, de qualquer profissão, fica mais suscetível à corrupção. Por que ele só enxergou essa fragilidade nos policiais civis e logo aumentou seus salários, assim que eles começaram a protestar há pouco tempo?
Fiz um pacto comigo mesmo. Não voto mais no Sr. Sérgio Cabral Filho, nem em quem ele apoiar, em qualquer eleição futura. É só essa a linguagem que político entende!!!

Anônimo disse...

Bom dia senhores, feliz ficamos nós PPMM por ver homens como vocês liderar algo tão importante em nossa profissão, que é valorização do ser humano e não a quantidade em cada esquina...
Como pode um Secretário de Segurança dar uma entrevista no dia 03/02/08 ao JORNAL O GLOBO, dizendo que (SECRETÁRIO DIZ QUE NÃO HÁ OCORRÊNCIAS GRAVES NO RIO) dia no qual PERDEMOS MAIS UM HÉROI QUE ESTAVA PERTO DE REALIZAR SEU SONHO.....Também como poderia saber se a preocupação dele era o carnaval...Pois se fosse a Segurança Publica pelo menos teria que saber sobre a perda de mais um heroi da instituição....
Matéria na qual dizia ....
O secretário de Segurança Pública do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, disse hoje, ao chegar ao Sambódromo da capital fluminense, que não foram registradas ocorrências graves nesta primeira noite de desfiles do Grupo Especial. Cerca de 500 policiais militares fazem a segurança dentro da Avenida Marquês de Sapucaí e nas imediações.
JUNTOS SOMOS FORTES!
E não vamos abaixar a cabeça para a a ilegalidade...

Anônimo disse...

ops....ja iria esquecer....se possivel....por favor...faça constar na pagina principal.....pois todos devem ver de imediato a preocupação do Secretario de Segurança

Anônimo disse...

Coronel, eu sei que parce uma operação "navalha na carne", mas porque não acionar juducialmente os comandantes que obrigam seus subordinados a irem as ruas em viaturas em desacordo com CTB e sem EPI?

Anônimo disse...

QUERO PARABENIZAR A REDE RECORD DE TELEVISÃO, PELA IMPARCIALIDADE COM QUE TEM ABORDADO O TEMA REFERENTE A NOSSA LUTA.

PARABÉNS CEL PAUL.

O VERDADEIRO OBJETIVO TEM SIDO ALCANÇADO.

O SR. NÃO ESTÁ SOZINHO

" Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; estão, o seu moço lhe disse: Ai!Meu senhor! Que faremos? Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles." (2 Reis 6:15-16)

JUNTOS SOMOS FORTES!!!


QUE DEUS O ABENÇOE ABUNDATEMENTE

SD. GUIMARÃES

Anônimo disse...

Obrigado meu comandante porque comandar e isso que o senhor faz e nao o que o governo faz que é mandar todos os policial do 25º BPM e 32º BPM estao juntos com o senhor ate o fim, nos policial temos orgulho de o senhor pertencer a mesma farda que nos amamos, na proxima manifestação os militares dos dois batalhões vao em peso, faremos o que o senhor ordenar um grande abraço...

Anônimo disse...

*** José Mariano Beltrame ***

Histórico profissional: Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especializou-se em Inteligência Estratégica na Universidade Salgado de Oliveira e na Escola Superior de Guerra. Fez curso de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública e de Análise de Dados de Inteligência Policial, Sistema Guardião. Ingressou no Departamento de Polícia Federal no ano de 1981 como agente, principalmente, na área de repressão a entorpecentes. Exerceu funções no setor de inteligência, combatendo o crime organizado em vários Estados brasileiros. Na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, como delegado de Polícia Federal, foi coordenador da Missão Suporte, chefe do Serviço de Inteligência e da Interpol.

Atualmente é o Secretário de Segurança do Rio de Janeiro e a ordem é destruir o poder paralelo sem direito a defesa


Lendo isso, eu me pergunto: De que adianta um currículo tão extenso se a maneira como se refere aos seus subordinados (pmerj) é a pior possível?

Só posso dizer duas palavras: DECEPÇÃO e LUTA!!!!

JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

Os barbonos perderam uma grande oportunidade de destacar o movimento ....

foi simplesmente um cadete que foi assassinado, mas nenhum deles estava lá... O maior símbolo da corporação. O militar que permanece durante 3 anos em um quartel, distanciado de seus pais e mães, a mercê de um rigoroso regulamento militar, que resolveu trocar "os melhores anos de sua vida, por uma experiência que ninguém que não é como nós possui".

mas agora ele não existe mais.

mas:

O Cel Pitta, embora tenha chegado atrasado, estava lá;

O Secretário de Segurança, também tendo chegado atrasado e mesmo sem pertencer a nossa instituição, e ainda sabendo q sua presença foi somente política e oportunista, ainda assim compareceu ao enterro.

o Cel Lopes estava lá, humilhando os alunos, que tiveram seu companheiro de CFO ceifado brutalmente, através de palavras, mandando-os "acelerar", caso contrário iria mandá-los para posição de flexão...

O Cel Davi estava lá, pronunciando palavras tribais como: "uipi uipi" e sua tribo respondendo: "urra".

O corneteiro não conseguiu completar o toque de "silêncio", pois estava chorando.

E em que lugar estava o Cel. Paul?
Ou o Cel. Cony?
Ou o Cel. Fialho?
Ou os outros barbonos?

Dos barbonos, confirmaram presença o Cel. Lirio, que era Comandante do morto, e o traidor. Só os dois. E eu pergunto: o porquê?

Da imprensa, só vi câmeras da Rede record. Será que se o Cel. Paul tivesse contatado alguém da imprensa como um todo e tivesse comparecido ao local, a ´mídia estaria lá? Acredito que sim.

O fato de um aluno ter sido morto, poderia ter servido em potencial para o movimento.
Alguém sabe em que APol do garoto foi morto? O Comandante da APol é o Cel. Lopes, aquele mesmo que é extremamente "escroto" como seus sobordinados no quartel, que, ignorando todas normatizações do RCont, ao entrar na cantina do cemitério, cobrou o chamado de "atenção". E quando o tenente mais antigo do recinto se apresentou a ele, ele disse ao tenente, "não podemos perder esses valores"... Provavelmente, este Cel Lopes, que alcançou um Comando Intermediário da instituição, que consegue ser extremamente mau com seus subordinados, ignora a marginalidade de sua APol, esquece, ou abstrai os verdadeiros valores, a finalidade para qual foi formado, ou seja, liderar homens que atuam na preservação da ordem pública.
No local em que o cadete, que em oito anos de polícia, foi o primeiro morto que vi ser enterrado de caixão fechado, foi morto não havia comunidades carentes por perto, mas ainda assim, ele foi morto com um tiro de fuzil na cara, e mais dois nas costas. Pouco depois das 08 da manhã e em um dia de chuva e a menos de 500 mentros da Academia de Polícia Militar...
Como pode isso ter acontecido? será que o oficial superior somente se preocupa com a disciplina intra-muros? será q se esquece o que ocorre do lado de fora de seu batalhão?
Como pode isso ter acontecido? eu estava conversando com um contemporâneo de CFO, onde fiquei sabendo que o referido Comandante do 14º BPM, disse a imprensa que era um "cyborg", que era como o "robocop" e que não possuía sentimentos, e que agia em total cumprimento das ordens que lhe são determinadas... Isso foi verdade? Não pode ser! Como pode alguém ser tão medíocre a ponto de se orgulhar que não possui sentimentos e que cumpre qualquer ordem, isso é ser digno de alguma coisa? isso é bonito? Ou ele esqueceu que a ordem maior ele esqueceu de obedecer? Ou seja, o Art. 144 da CRFB, essa ordem, promulgada pelo povo, foi ignorada por ele.

Mas sabe o que mais me deixa indignado? poderia ter sido eu o morto. Ou poderia ter sido, se fosse há 30 anos atrás, qualquer um dos barbonos, traidores, presentes ou ausentes, qualquer um.
Há oito anos atrás, quando eu também não tinha carro, cansei de pegar carona com amigos de CFO, cansei de passar pelo mesmo lugar onde o extinto militar também passou. Até hoje! Passo todos os dias por lá.
Todos nós, Oficiais, fizemos exatamente o que esse aluno havia feito, e sabe qual a única diferença?

Tivemos sorte.

Ele não.

Anônimo disse...

Cabral diz que crise da PM "já foi superada"Por Felipe Werneck

Rio, 4 (AE) - Apesar da confirmação de que cancelou viagem programada para amanhã, o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, voltou a afirmar que a crise na segurança que provocou a troca de comando da Polícia Militar, na semana passada, "já foi superada". "Estamos com um novo comando eficiente e um secretário vibrante e reconhecido, está tudo bem", disse Cabral, ao chegar ao Sambódromo, na noite de ontem.

O governador disse que a "origem do problema" que resultou na exoneração de Ubiratan Ângelo do comando da PM "era a falta de respeito ao processo hierárquico". "Estava completamente fora das regras, por isso tomamos as ações que tomamos." Ele não falou em aumento salarial, origem do movimento liderado por oficiais, e disse que a mudança é conseqüência do "plano de modernização" da PM. "A autonomia dada ao secretário (da Segurança, José Mariano Beltrame) é total. Daqui a dez dias vamos entregar 650 novas viaturas aos 18 batalhões da PM na capital, que serão mantidas por uma empresa que venceu o pregão, numa gestão terceirizada."

Cabral disse ainda que a viagem de folga foi cancelada "não apenas pela questão da PM". "Não há crise, essa palavra já foi superada por ações comandadas pelo secretário e pelo novo comandante-geral da PM (Gilson Pitta)." Beltrame chegou ao camarote do governador pouco depois de Cabral, acompanhado de Pitta.

O governador afirmou que os deslizamentos de terra que causaram a morte de pelo menos nove pessoas em Petrópolis, na região serrana, ocorreram em função de ocupações irregulares. Ele disse que "esse tipo de coisa acontece quando não há regra para ocupação do espaço".

"É um problema que se repete, entra ano sai ano, com maior ou menor intensidade, em função da ocupação irregular. Sobretudo em Petrópolis, como em outro locais, há falta de preocupação com essa questão, o que leva a dramas como esse", declarou.

Ele disse que o Estado está apoiando as famílias das vítimas e a prefeitura. "O problema é estabelecer e dizer não à ocupação irregular. É algo doloroso, mas que vai impedir, no médio e longo prazo, que isso ocorra em vários cantos do Brasil, não apenas no Rio."Agência Estado

Anônimo disse...

Exato Cel Paúl. Que abram-se as cortinas. Espero que não seja só falácia! Alguém um dia tem que atear fogo nesse circo. Lembrando que das cinzas sempre renasce aquilo que há de melhor na terra.

Anônimo disse...

Até quando teremos que cantar: "em cada soldado tombado mais um sol que nasce no céu do Brasil???"

Anônimo disse...

Sou morador de Campo Grande e vejo com profundo pesar os atos tomados em face de uma campanha limpa, constitucionalmente. Digo que a pior ditadura é a civil, pois aí se evidencia o revanchismo daqueles que fingiam que lutavam contra as arbitrariedades e que hoje fazem muito pior. Quero dizer que ouço do povão, mesmo de comunidade carente, total apoio às aspirações de melhores condições para a Instituição. Entendo que na medida que tais reinvindicações são atendidas, quem ganha é a sociedade que poderá cobrar e receber melhor tratamento, não só na área da segurança, mas também na saúde e educação, pilares para uma sociedade mais justa. é evidente que o "POVÃO" é quem precisa de hospital público, educação pública e segurança pública e, em contrapartida, sabemos que "ESSES" afortunados não sabem o que é isso, pois mauricinho quando não estuda nas melhores escolas, as fazem no exterior, da mesma forma com a saúde privada e segurança particular com seus patrimônios blindados. Tenho mil pensamentos e gostaria de falar em rede nacional, pois saberia colocar os pesos na balança e fazer o "POVÃO" que só pensa em carnaval, futebol e praia, racionar melhor, fazê-lo entender sobre o massacre social que vem ocorrendo. A lei de estágio é uma escravidão profissional, que benefia o empresário e os entes. Bem, deixa prá lá. Quero passar muito incentivo a vcs, policiais militares, civis e bombeiros, esperando o compromentimento de todos por uma causa justa e de benefício social. Deixo um forte abraço e que nossos policiais sejam protegidos por Deus, porque quem tem o dever em fazê-lo aqui na Terra, está mais precupado em repugnar tais inspirações. Veja o exemplo do jovem aspirante fuzilado e muitos policiais entregues à sargeta. Se vcs não forem capazes em proteger a vida desses policiais e, em conseqüência, da sociedade humilde que não é ouvida, só Jeová para proteger-nos.

Unknown disse...

Sou policial civil, inspetor de polícia há 18 anos.
Estou cansado!
Policial ( civil ou militar ) aos olhos do governador é um vigilante piorado.
Sem estímulo, sem salário, sem orgulho, sem condições, enfim, SEM FUTURO!
Satisfeitos, apenas uns 1% que moram em belos apartamentos e mansões na barra da tijuca.
A maioria, sofre em vários empregos,e vê na polícia um "bico" mal remunerado.
Juntos seremos muito mais fortes.
Cada um com suas questões, mas com um único objetivo, uma política de segurança SÉRIA, valorizando profissionais capazes de combater o CRIME, face do MAL em solo fluminense.
Forte Abraço,
Inspetor Tulio Costa
65ª DP - Magé

Anônimo disse...

Hoje ao assistir o progama Balanço Geral da Record, chorei com a matéria do cadete assassinado brutalmente ao sair da Escola Superior da Polícia Militar.
Me lembrei do meu amado irmão, SOLDADO da Polícia Militar, que também foi assassinado brutalmente em um assalto no ÔNIBUS, quando estava indo para o Batalhão.
Em 1999 foi minha família que sofreu e ainda sofre. Hoje a família do cadete???? E amanhã???
Basta de sofrimento!!!!
Apoio a luta de vocês e desejo melhorias para a corporação já!!!

Anônimo disse...

SR. CORONEL, PRECISAMOS ESPALHAR OS OUTDOOR PELO RIO DE JANEIRO PARA REVELAR A VERDADE PARA OS CIDADÃOS FLUMINENSES, O MAIS BREVE POSSÍVEL. SUGIRO QUE SEJAM DIVULGADOS NOS OUTDOOR, TODOS OS BLOGS QUE DEFENDEM A NOSSA CAUSA.

O BLOG É A NOSSA PRINCIPAL ARMA CONTRA AQUELES QUE LUTAM PARA DESTRUIR A NOSSA POLÍCIA MILITAR.

Anônimo disse...

Caro Cel Paúl.

Com a devida "VÊNIA", faço minhas as suas palavras. Que DEUS possa socorrer essa família e lhes dar forças para suportar essa irreparável perda, bem como possa acolher em seu reino aquele HERÓI URBANO, mais uma vítima dessas aberrações que se dizem seres humanos(SIC).

ENQUANTO ISSO, EM UM REINO MUITO DISTANTE:...

...É CARNAVAL!!!!!!! Vamos brincar, pular, nos divertir, alheios aos desvios de verba pública, mensalões, devastamento das florestas, crise na segurança pública, na saúde, na educação. Nesse reino, chamado "PARADISE CITY" , que se localiza em um continente chamado "DREAMLAND", Ministros de Estado usam "CARTÃO CORPORATIVO" para pagar dívidas de "PET SHOP", afinal de contas, nesse reino, existe grande preocupação com tudo que se refere ao bem-estar dos animais de estimação. É um reino ecológico! Gastam mais de "100 mil COROAS" (moeda local), em aluguel de carros, apesar de receberem verba de Gabinete para tais despesas. Deputados de suas Províncias vão a Congressos em Reinos vizinhos, custeados por verba pública, mas na verdade somente fazem compras e passeiam pelas praias e por seus pontos turísticos. Enquanto isso, em "PARADISE CITY", Vereadores de um pequena província, utilizando verba pública, promovem passeios de barco por rios da região, tudo isso regado a muita cerveja e churrasco.
Trata-se de um Reino tomado pela CORRUPÇÃO, onde seu MONARCA, "NADA SABE E NADA VÊ".

Continua....

Anônimo disse...

coronel,não pare de lutar pela nossa corporação,os praças apoiam.juntos somos fortes o suficiente,para conquistarmos o nosso objetivo,que é o que todos os trabalhadores merecem :salário digno,hora extra,carga horária,refeições digna e condições de trabalho,para cumprir ainda melhor o nosso trabalho

Anônimo disse...

Meus amigos policiais militares do Rio de Janeiro,voces precisam buscar mais os Bombeiros mulitares, bem como os Policiais civis [A TIRAGEM ], que tambèm ganham salários de miséria. A melhor resposta é acabar com a pretensão da reeleição do SÈRGIO CABRAL, bem como sua indicação ao novo afilhado político à Prefeitura do Rio de Janeiro. Esses caras vivem de imagem e mentiras em busca de votos, então façamos uma campanha contra, VAMOS DIZER NÃO A ELES NAS URNAS, vamos espalhar isso para todos os nossos amigos, parentes e vizinhos, afinal vivemos ou não num estado Democrático de Direito.