quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

"E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ" (JOÃO 8:32)

Uma preocupação constante quando estou escrevendo um artigo ou analisando um artigo recebido de um amigo, trata-se de verificar se o tema é adequado aos objetivos da nossa mobilização e se permite uma contextualização adequada com os demais artigos postados.
Vez por outra, posto artigos que aparentemente parecem se afastar da nossa mobilização cívica pelo resgate da cidadania do Policial Militar, através da concessão de salários dignos para quem arrisca a vida em defesa da sociedade e ainda, da obtenção de adequadas condições de trabalho, considerando que as atuais são péssimas.
Esse é um artigo que a primeira vista irá parecer meio que sem sentido para a mobilização, porém afirmo que talvez seja um dos mais importantes.
A leitura atenta levará a todos - principalmente a parte da mídia que continua independente - a começar a compreender alguns fatos que estão ocorrendo no nosso estado, sobretudo a respeito do "intervencionismo" feito na Polícia Militar.
E vamos iniciar.
No dia 23 de janeiro de 2.008 eu postei um artigo, o qual foi utilizado pela Rede Globo de Televisão - sem me consultarem a respeito do que escrevi - para fazer um link com a reportagem sobre a apropriação de refrigerantes e cervejas por integrantes da Polícia Militar, lotados no 3o BPM.
Um parágrafo foi transformado em uma frase, dando a entender que eu estava justificando a ação dos integrantes da Polícia Militar.
Tal analogia construída pela Rede Globo replicou por dias, em seus principais jornais, espalhando-se por parte da mídia como um vírus destruidor da minha honra.
Óbvio que a leitura do artigo ou pelo menos de todo o parágrafo, desacreditava de imediato a versão da Rede Globo. Entretanto, quem não leu o artigo, a esmagadora maioria da população fluminense, ficou com a versão apresentada pela Rede Globo e as críticas a mim se multiplicaram geometricamente.
O parágrafo escrito foi o seguinte:
"O Soldado – o herói social por excelência – mal pago e sem as condições de trabalho, está desmotivado, fisicamente desgastado pelo segundo emprego, desestabilizado emocionalmente e se transforma em uma “presa” fácil para os corruptos ativos de cada esquina."
Transformar esse parágrafo em um apoio aos Policiais Militares do 3o BPM, além de absurdo, não é tarefa fácil de ser feita, tal transformação não pode ser creditada a um erro de interpretação, ela foi tendenciosa, pensada e dolosa.
Sem dúvida, uma tentativa de monitorar a opinião pública, semelhante as que nós assistimos no vídeo postado nesse blog: "A ditadura da mídia".
Assistir novamente ao referido vídeo ajudará o entendimento.
A frase seguinte do artigo, não foi citada:
"E como existem corruptos ativos prontos a tirar proveito dessa dura realidade."
Eis aí o grande problema do meu artigo, pela primeira vez alguém afirmava e deixava claro que o fato do Policial Militar ganhar mal interessa a alguém - aos corruptos ativos e por via de consequência, aos outros corruptos passivos!
E o autor da frase foi um especialista em Segurança Pública, um especialista com mais de 31 (trinta e um) anos de serviço na Polícia Militar - Um Coronel de Polícia e acima de tudo, o Corregedor Interno da PMERJ que a mais tempo exercia a função, quase 3 (três) anos!
Eis o problema e a tentativa desesperada de desmerecer o autor da frase.
O Policial Militar - o representante direto do Estado nas ruas do Rio de Janeiro - mal pago é presa fácil para os corruptos ativos e eles estão por todos os lugares.
E esses corruptos ativos corrompem outros corruptos passivos além dos Policiais!

Ganhando menos de R$ 30,00 (trinta reais) por dia, os que não possuem a integridade moral e ética próprias do Herói Social - se corrompem por tostões.
A mídia já fez reportagens sobre integrantes da Polícia MIlitar que recebiam R$ 2,00 (dois reais) para permitir a passagem de kombis clandestinas de transporte de passageiros.
A Corregedoria Interna de forma proativa prendeu e excluiu das fileiras da gloriosa Polícia Militar inúmeros integrantes da Polícia Militar envolvidos com a corrupção passiva.
E como existem corruptos ativos tentando fazer acordo com os Policiais.
Vamos citar apenas os envolvidos com transporte clandestino de passageiros:
- ônibus piratas;
- ônibus clonados;
- táxis piratas;
- moto-táxis;
- vans clandestinas e
- kombis clandestinas ("cabritinhos").


Esses transportes clandestinos tem uma grande estrutura: veículos, motoristas, cobradores, pontos de embarque, seguranças, fiscais, etc.
Movimentam milhões e milhões de reais!
E para poderem exercer as suas atividades clandestinas precisam da omissão ou da cumplicidade dos representantes do Estado nas ruas do Rio de Janeiro.
Precisam da simbiose corrupto ativo (transportes clandestinos) e o corrupto passivo (o representante do Estado que deveria coibir a prática clandestina).
E como toda atividade clandestina, os transportes alternativos causam graves e pesados prejuízos as empresas legalizadas.
Nesse caso específico, os táxis e as empresas de ônibus, essas que amargam um prejuízo bilionário com a proliferação constante dessses transportes coletivos.
As empresas de ônibus tem uma "associação de classe" - por assim dizer - a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro - FETRANSPOR, que publicou no jornal EXTRA, do dia 1 de fevereiro de 2.008, a matéria publicitária que encerra esse artigo.
O site da FETRANSPOR, onde você poderá conhecer mais sobre a federação:
Além dos Policiais, dos Guardas Municipais, existe um órgão específico do Governo do Estado do Rio que fiscaliza os transportes, o Departamento de Transportes Rodoviários - DETRO.
O site do DETRO, onde vocês poderão conhecer a missão do órgão estadual:
O DETRO vem realizando constantemente inúmeras operações contra os transportes clandestinos, com o apoio de Policiais Militares e até de Policiais Civis, como a mídia tem noticiado exaustivamente.
Inclusive trabalham Oficiais da Polícia Militar no DETRO, sendo que recentemente um Oficial Superior teria sido ameaçado em razão da sua ação na repressão aos transportes clandestinos.
Portanto, a ação do DETRO está coibindo os transportes alternativos clandestinos e obviamente, diminuindo o grande prejuízo diário dos filiados à FETRANSPOR.
Oportunamente, tratarei mais do assunto.
Encerro repetindo a frase do meu artigo que a Rede Globo ignorou:
"E como existem corruptos ativos prontos a tirar proveito dessa dura realidade".


Certamente, todos nós sabemos disso, porém não custa lembrar que os corruptos passivos que se beneficiam das ilicitudes e das ilegalidades que convivem conosco nesse estado, não são apenas os Policiais Militares, os Policiais Civis ou os Guardas Municipais.


A seguir a propaganda da FETRANSPOR, dividida em duas metades, pois ocupou a largura de uma página:


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO


6 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia CEL. PAUL , Parabéns pela matéria, que mais uma vez mostra a realidade. Até que enfim temos alguém batendo de frente com a VERDADE,REALIDADE. Meu pai sempre defendeu a PMERJ e a honestidade,sempre ensinou seus filhos a dormirem com a conciência tranquila,sempre brigou e discutiu com pessoas para defender esta instituição,Foi reformado porque teve um problema de saúde aos 37 anos e teve seu sonho interrompido, mas eu e acredito que ele também veja no senhor a esperança de que dias melhores virão.Meu pai Altamir Borges da Silva Filho, Aspirante 76.
SD PM ALTAMIR

Wanderby disse...

Sr Cel
Há algo mais por trás da "queda" do Sr Cel Ubiratan que não apenas a passeata que realizamos?
Alguém estava perdendo algo com sua postura PROBA?

Anônimo disse...

leia
http://capitaoluizalexandre.blogspot.com/2007/08/educao-sade-e-segurana-sem-isso-temos-o.html

será que daqui uns 10 anos esse texto estará ainda atualizado?
Tomara que este momento mude a realidade verdadeira do texto. Por inquanto ele ainda é real... até quando?

Anônimo disse...

Caro Cel Paúl:
O sucateamento, desmoralização e desmobilização das Forças Armadas e Policias Militares ocorre paulatinamente desde a subida ao Poder dos partidos com viés ideológico de esquerda como a Social Democracia do PSDB e o Socialismo do PT.Isso decorre do ódio latente que nutrem pelos militares apesar do tempo já passado.Todo governo que tem esse viés ideológico arraigado toma decisões emocionais deixando de lado a análise, a razão e o profissionalismo.
No Rio de Janeiro desde o governo Brizola, só tem sido eleitos Governos com tendencias ideológicas de esquerda com decisões de caráter emocionais.
A revolução granmsciana vai se desenvolvendo com a introdução do pensamento esquerdista na sociedade civil organizada.Hoje a mídia , classe estudantil,o meio universitário,parte da Igraja e muitas ONGS estão doutrinadas ideológicamente.
Estratégicamente tem que colocar a culpa dos seus fracassos em alguém
e nada mais fácil que culpar a burguesia, o neoliberalismo e porque não a Policia Militar.
Depois dessa explanação pergunto:A quem interessa o estado em que se encontra as Polícias Militares?
Precisamos de Governos que tomem decisões baseado em análises,na razão e no profissionalismo.
Enquanto isso não ocorre temos que continuar lutando sempre, esclarecendo e educando.
Um forte abraço e mantenha-se firme.

Anônimo disse...

O comentário do of. sup. acima tem fundamento e faz parte de algo que vem sendo urdido há pelo menos 25 anos e culminaria, caso não fosse interrompido como está sendo agora, com a formação de um bloco socialista na América do Sul - a URSAL (União das Repúblicas Socialistas da América Latina): um arquétipo anacrônico e tupiniquim da extinta URSS.
A História e os fatos recentes estão aí para confirmar a teoria.


Turma 76

Anônimo disse...

Aproveitando o que os Nobres Companheiros escreveram acima exponho:
Não é a toa que no RJ temos o "Círculo Bolivariano Leonel Brizola"...Pergunto!!! Interessa mesmo a parte da Imprensa e aos políticos de viés esquerdista uma POLÍCIA MILITAR forte, com moral alta, motivada e isenta de corruptores ativos e ingerências políticas externas??????????