BLOG DA JORNALISTA ROBERTA TRINDADE
Eu, policial militar há tempo suficiente para entender a diferença entre a disciplina e a submissão, a hierarquia e a cidadania, a ordem e a ditadura, a paciência e a covardia, venho por meio desta carta aberta fazer um anúncio e uma denúncia a todos os cidadãos de nosso Estado do Rio de Janeiro.
Anuncio que no dia 17 de fevereiro do corrente ano será realizada uma passeata pacífica, sem armas, em local aberto ao público, independente de autorização, pois não frustra nenhuma outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, e com aviso prévio a todas as autoridades competentes, conforme preceitua o Inciso VI, do artigo 5º da Constituição Brasileira de 1988.
Ao mesmo tempo, venho denunciar um fato muito triste em nossa história Policial Militar: a repressão imposta pelo atual Comandante Geral de nossa Gloriosa Polícia. O mesmo PROIBIU os policiais de exercerem, em seu período de folga, a sua Cidadania.
Ele mandou recado para toda a tropa dizendo, através de determinação a todos os Comandantes de Unidades, que iria punir de alguma forma o Policial que participar da Manifestação Cívica, a ser realizada no dia 17 de fevereiro em frente à Praia do Leblon.
Será que a ditadura voltou, e ninguém nos avisou???? Não sabemos se isso foi com o aval de nosso Excelentíssimo Governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito por todos nós - militares ou não. Mas sabemos de uma coisa: a Constituição não proíbe ninguém de exercer a sua cidadania. Sabemos também que teoricamente o nosso comandante geral não pode punir ninguém, mas o mesmo pode prejudicar qualquer policial honesto que venha a exercer a sua cidadania no próximo domingo.
Fica aqui o nosso recado... Onde iremos chegar com toda essa arbitrariedade, onde um comando - ao invés de exercer uma liderança sobre policiais chefes de família, filhos, pais, maridos, esposas, netos que morrem todos os dias por “30 dinheiros” - os ameaçam e os chantageiam...
Toda a Polícia do Estado do Rio de Janeiro e seus familiares estão desapontados com o nosso Comandante Geral e, por Deus, esperamos que o nosso Eleito Governador ao menos não esteja ciente e nem de acordo com esta forma truculenta e arbitrária que o Comandante Geral por ele nomeado está conduzindo tal situação.
Assinado: um comandante próximo ao seu final de carreira, dividido entre a vergonha de reunir sua tropa para dar o recado determinado ou apoiá-la na passeata, jogando fora, assim, uma carreira de "sucesso" e deixando a família passando necessidades."
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO
7 comentários:
Então o que fazemos???
"RASGAMOS" nossa Constituição Federal???
Ou será que durante o "regime" do novo Comando não mais somos cidadãos plenos???
Onde está a Constituição de 1988???
Será que ela foi escondida e não foi divulgada???
Será que pensam que não lemos, que não conhecemos nossos direitos???
Será que não sabem que estão comandanmdo sozinhos???
Será que nos acham burros, tapados, vacas de presépio, maria vai com as outras???
Realmente não nos conhecem...
Se usassem a "inteligência" saberiam que nos dias de hoje, a grande parte (senão a maioria) da tropa tem nivel superior, formados, cultos e decididos...
Saberiam que temos um ideal, ou melhor, dois....
Defender a população fluminense e cuidar, tratar a nossa família com dignidade, SEM TRAIÇÃO.
Saberiam que conhecemos os regulamentos, o estatuto...
Que de forma nenhuma um Policial pode ser punido por participar de um evento em sua folga, desarmado, em local público, aberto a população, e DE ACORDO COM A NOSSA CARTA MAGNA...
Se acham que cabe punição por lá, também cabe o ABUSO DE AUTORIDADE por cá...
Ahhhh.... pode ser o medo de "ter a cabeça na guilhotina" como aconteceu com o NOSSO COMANDANTE GERAL...
Afinal de contas, "eles" não juram que foi por isso que o Cel Ubiratan perdeu o Comando???
Cabe aqui uma reflexão a todos os companheiros de farda, a todos os bombeiros militares, a população em geral...
Quem tem amigo na mídia, divulgue...
Quem tem amigo político, divulgue...
Quem tem amigo na OAB, divulgue...
Quem tem amigo em qualquer associação de classe, ou associação de defesa de direitos, divulgue...
A época de punição por liberdade de expressão já passou !!!
Não mais estamos em uma ditadura !!!
Somos cidadãos plenos, COM DIREITO AO VOTO (e com lembrança) e exercendo o livre direito de expressão e reinvindicação !!!
Esse é o medo da "avalanche" da verdade, da "avalanche" da maioria...
É o verdadeiro sinal de que estamos no caminho certo, de que estamos com força total, de que estamos vencendo, de que...
JUNTOS, SOMOS FORTES !!!!!!!
Até domingo !!!!!!
Peraí... "deixando a família passando necessidades". Por quê?
Se for por que o salário é baixo, então não há dilema! O lado já está definido.
JUNTOS SOMOS FORTES!
Eu faço da dificuldade a minha motivação
Estaremos todos lá
JUNTOS SOMOS FORTES!!!!
Agora é a hora daqueles colegas da PM que,(após o expediente ou patrulhamento,cansados...às vezes com fome, sono, etc...) frequentaram o curso de Direito a "sacar" de conhecimentos específicos "adquiridos às duras penas" e contestar com bases jurídicas o "desestímulo" a que estão sendo submetidos afim de não exercer cidadania plena!!!!!!
Comandante anônimo tome uma posição e não fique no muro. Não tenha medo e pule para o lado do bem. A opção parece difícil, pelo clima de medo que nos é imposto desde que éramos Cadetes. Na EsFO sempre nos ensinaram a não “piruar” para não ficarmos marcados, mas hoje chego a conclusão que quando ficávamos detidos no licenciamento sustado (LS), já era um prenúncio do que o destino tinha reservado para nós: mudar, tranformar e revolucionar a nossa amada Corporação, a POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, a maior e mais antiga Instituição do País, que merece e deve ser respeitada por estes políticos oportunistas que sempre nos enganaram e também ao povo BRASILEIRO.
como cidadã, como mulher de policial, por viver de forma intensa momentos difíceis, tristes, nobres, e por já ter contribuido de forma ativa em prol da polícia, e por estar acompanhando todo esse processo das reinvindicações desde a primeira manifestação, sinto o meu direito bem como a democracia que tem o sangue e o suor desta nossa corporação na busca pela liberdade, cidadania , e garantia dos direitos individuais em nosso "amado estado do rio do janeiro" serem tolhidos. Daí pergunto a tantas outras milhares de "mulheres, mães, esposas, filhas, e parentes de policiais", vamos aceitar essa condição que nos querem impor de forma indigna de nos calarem.Literalmente juntas somos fortes...Esses que hoje ameaçam de prisão, detenção, vieram de mulheres como nós, e vamos nos unir e mostrar que ao atingirem aos nossos homens, pais , maridos, estarão atingindo a toda a sociedade, e todas as familias que estão lutando pelo mesmo ideal.
"MULHERES VAMOS A LUTA, CONTO DE FADAS NÃO, CHEGA DE FICÇÃO"
Gostaria de saber se alguém tem algum estudo prévio, para determinar da onde poderão surgir os rercursos para fazer uma esposição de motivos, mostrando como fazer uma correção(reposição salarial) digna dos salarios da Pm.
A sapiência, se faz presente nesse momento, com estudos e apontando caminhos, para mostrar aos secretários, da onde e da forma que podem se realocados o orçamento do Estado, para uma correção digna dos vencimentos da corporação.
Se faz necessário nessa hora, antes de mais nada, calar as pessoas que falam que não exite dinheiro, mas esse estudo, com uma planilha detalhada mostrará que tem. Só é uma questão de boa vontade e de humanidade.
Tenho me solidarizado com a lutas da sua classe, saibam que a justiça, os bons costumes e a honra triunfarão sempre!!!!
Postar um comentário