quarta-feira, 7 de março de 2012

POLÍCIA MILITAR: NÃO HAVERÁ CONCURSO PARA O CFO EM 2012.

EMAIL RECEBIDO:
Aj G – Bol da PM n.º 041 - 02 Mar 12
3. DGEI – CONCURSO PARA CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS – CANCELAMENTO - PUBLICAÇÃO.
O Comandante Geral, atendendo proposta do Diretor Geral de Ensino e Instrução, torna publica que em razão da necessidade de realização de estudos referentes a forma de ingresso nas fileiras da Corporação, não haverá concurso público para ingresso de novos alunos na APM D. JOÃO VI no ano de 2012. Por conseguinte, aguardará o término dos trabalhos realizados pela competente comissão instituída no Bol PM nº.036 de 24 de fevereiro de 2012, a fim de adotar o modelo mais apropriado em que prevaleça a meritocracia intelectual e adequação ao ambiente institucional, de modo a fortalecer a hierarquia e a disciplina, pilares básicos desta Corporação.
Tomem conhecimento e providenciem os órgãos interessados: DGEI – CRSP.
(Nota nº. 314 de 02Mar12 – DGEI/2).
Comento:
Por ser inativo, não acompanho a vida nos quartéis da PMERJ e não posso prestar maiores esclarecimentos sobre tal decisão. Apesar dessa verdade, interpretando o texto, pode-se prever que os estudos possam versar sobre a criação de uma porta única de entrada pela base e que o acesso ao Oficialato seja apenas através de concurso interno. 
Uma hipótese, só uma hipótese.
Juntos Somos Fortes!

11 comentários:

Alexandre, The Great disse...

Cel Paúl: o passarinho azul do bico preto cantou que não será apenas 2012, mas também 2013 não teremos Concurso Público para a APM. Além: o atual prédio(oriundo da antiga e tradicional EsFO) será extinto e a instituição passaria a funcionar em Petrópolis(numa Faculdade). As ações deletérias estão em franca expansão!

seu zé disse...

Prezado Cel, também cheguei a esta conclusão, que a entrada no curso de formação de oficiais se dará pela porta da própria casa, que no meu modesto entendimento já vem com atraso, pois é inaceitável como exemplo, deixar de promover um subtenente a 2º ten e sucessivamente a todos os postos posteriores. A idade? Ora, é só se promover mais rapidamente as praças que ao chegar à graduação de subtenente ainda esteja com idade, vigor físico e tempo de serviço a cumprir; sem falar-se na economia que é desativar uma academia de formação de oficiais, que poderia ser substituída por cursos internos semelhantes aos de aperfeiçoamento já existentes, para subsidiar a passagem da praça para o oficialato.

Anônimo disse...

Foi a mesma coisa que pensei cel pau,uma unica porta de entrada para a pm,o cbmerj deveria fazer o mesmo,chega de so entrar filho de oficial no cbmerj.

Anônimo disse...

Foi a mesma coisa que pensei cel pau,uma unica porta de entrada para a pm,o cbmerj deveria fazer o mesmo,chega de so entrar filho de oficial no cbmerj.

Anônimo disse...

Foi a mesma coisa que pensei cel pau,uma unica porta de entrada para a pm,o cbmerj deveria fazer o mesmo,chega de so entrar filho de oficial no cbmerj.

Anônimo disse...

Eu acho que a porta de entrada para a PM deve ser única. A todo interessado em se tornar oficial combatente e de carreira, partir do posto de soldado é o mais justo e digno. Afinal o nível de escolaridade exigido para ingressar na PM, tanto para praças quanto para oficiais, é o mesmo nível médio, antigo segundo grau. Ainda há o fato de que daqui a alguns anos, quando praticamente todos oficiais terão sido praças, a segregação, o falso e infundado sentimento de superioridade e importância, e o preconceito que existe dos oficiais para com as praças será algo sem fundamento e sem sentido. Existem alguns oficiais mais humanos, que habitam o mesmo planeta que nós praças, mas a esmagadora maioria se acha intelectualmente superior por terem o chamado sangue azul, isto é, nunca terem sido praças.
TODO SANGUE SERÁ VERMELHO.
Oficial da PM não é título de nobreza.

Anônimo disse...

Dando sequência ao "achismo", eu acho que, a continuar essa precária situação salarial dos militares estaduais,não haverá mais portas de entrada na PM e mo CBM. Só haverá PORTAS DE SAÍDA!

Anônimo disse...

NÃO SOU MILITAR, MAIS SEMPRE QUE POSSO ACOMPANHO ESSE BLOG; POIS BEM.
JÁ PASSOU DA HORA DA PMERJ ACORDA.
HA PMERJ TEM QUE SER CARREIRA ÚNICA,P/ SAIR CEL TEM QUE SER SOLDADO PRIMEIRO; CONCURSO INTERNO FEITO PELA FESP.

Anônimo disse...

É, os tempos são outros. Quando mudou-se o nome da Academia, fizeram uma pesquisa e todos os Oficiais, até os mais modernos, foram consultados. Agora, cancela-se a entrada anual de novos alunos-oficiais e sabemos por uma publicação sem maiores esclarecimentos, afinal o tema deve ser bem menos importante.
Soubemos da mudança de paradigma - PM não precisa mais de Quartel - através de um simples comentário do Exmo Sr Governador durante a folia de Carnaval.
Acredito que em qualquer instituição séria a formação continuaria normalmente enquanto a comissão não apresentasse o resultado de seus trabalhos e exaustivamente fosse este discutido, até decisão do Sr Comandante Geral e proposta (creio) ao Executivo.
Apesar disso, a ideia é muito boa, entretanto dependendo da forma de implementação para alcançar o objetivo. De qualquer maneira, continuo achando que o cancelamento não deveria ocorrer antes ou durante e sim depois da concepção do plano. Do jeito que está, parece uma confissão de que a formação de oficiais é a antítese do que se deseja, que "deu tudo errado", sendo medida de urgência amputar o membro sem ao menos saber qual remédio ministrar ou de que doença padece o doente.

Anônimo disse...

Seria muito melhor para a Polícia Militar e para a população (cliente dos serviços prestados pela PMERJ), pois teríamos profissionais muito mais preparados para exercer as funções de comando na corporação. Atualmente, os jovens que ingressam como oficiais têm que aprender com os subordinados, pois saem da APM apenas com o básico! Os mais competentes se destacarão e chegarão ao oficialato com a experiência necessária, ou melhor, indispensável para se comandar uma tropa! Sugiro que os Policiais Militares sejam promovidos à Sargento e à Oficial somente através de concurso interno.

Anônimo disse...

Até que enfim! A corporação tá cheia de Ten Cel e Cel, além de Maj, etc.
Estamos até exportando para as prefeiuras, MP e outros órgãos.

Temos que acabar com essa academia maluca, "hoje o aluno que ingressa no CFAP em sua maioria, está em melhores condições intelectuais que o que ingressa na Academia", isso eu ouvi da boca de um dos Comandantes do CFAP.

O Aluno após 3 anos na Academia não tem que aprender a tirar PO, isso ele aprende como Soldado, na Academia ele tem que aprender a Chefiar, decidir melhor , etc.