sábado, 15 de janeiro de 2011

RIO DE JANEIRO – UMA VITRINE ESTILHAÇADA POR FALTA DE PREVENÇÃO

Muito oportuno o trecho da matéria do cineasta Cacá Diegues publicada no O Globo de hoje, dia 15. Especialmente onde ele diz: “Ninguém se lembra de quem evita o incêndio, a natureza exibicionista do espetáculo humano exige que só celebremos os heróis que apagam o fogo e salvam suas vítimas. Mas prevenir é sempre mais eficiente e completo que remediar – e ainda sai mais barato”.
Nos 35 anos ininterruptos que permaneci no Corpo de Bombeiros nunca vi um elogio aos profissionais que atuavam na área de prevenção de incêndios. Pelo contrário, eles eram e são, sempre, questionados sobre as exigências por pessoas que, na maioria das vezes, não levam em conta os benefícios de tais providências.
Infelizmente, os nosso políticos, com raríssimas exceções, também agem assim. A ocupação desordenada do solo é responsabilidade deles, que pouco ou nada fazem pra evitar. Em alguns casos a concessão de “habite-se” não exige o Certificado de Aprovação dos bombeiros, visando acelerar a arrecadação do IPTU.
Na área da Defesa Civil não é diferente. O investimento na prevenção não dá visibilidade. São obras dispendiosas que não dão um retorno imediato. Enquanto que nas catástrofes, mesmo com perda de vidas, como agora, os holofotes se acendem e, ainda, se beneficiam do repasse de verbas do governo federal. A insensibilidade é tamanha que obrigou a nossa Presidente Dilma, em recente reunião no Rio, a advertir alguns prefeitos que reivindicavam tais recursos para a reconstrução de seus Municípios, que a prioridade no momento é o resgate e o socorro ás vítimas, para evitar mais mortes.
A otimização na aplicação das verbas de reconstrução é outro fator que deixa a desejar. A tragédia do Morro do Bumba está aí como exemplo.
O que me deixa bastante esperançoso, no momento, é a proximidade da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016. O Rio de Janeiro é uma vitrine e não pode permanecer estilhaçada. O mundo está nos assistindo.
JORGE DA CONCEIÇÃO LOPES – Coronel R/R do CBMERJ
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Ricardo Oscar Vilete Chudo disse...

Correto e bem colocado. O mundo todo nos assiste e comenta o ocorrido. Acredito até em consequencias para os eventos futuros.

Anônimo disse...

COMO O COI AINDA ACREDITA NO PINÓQUIO,NÃO É POSSÍVEL,TUDO ACONTECE CABRAL SE MANTÉM,NUNCA É INVESTIGADO,CONSEGUE SE REELEGER,ESCAPA DE TUDO,COLOCA A CULPA EM TODO MUNDO E TAMBÉM NA NATUREZA,MAS ELE NUNCA É CULPADO DE NADA,VIAJA QUE É UMA BELEZA,SE FORMOS CONTAR JÁ DEVE TER IDO A LUA UMAS 30 VEZES,DIVIDE CLASSES DANDO GRATIFICAÇÕES DISCRIMINATÓRIAS E INCONSTITUCIONAIS QUE NUNCA SÃO INVESTIGADAS,COMPRA A JUSTIÇA,COMPRA A TELEVISÃO,COMPRA OS JORNAIS,FAZ ACORDOS COM TODOS OS CANTOS,POSSUI UM INVEJÁVEL PATRIMÔNIO COM MANÇÕES NUNCA INVESTIGADOS,POSSUI LIGAÇÕES AMIGÁVEIS COM MILICIANOS SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER,TÁ BOM OU QUER MAIS,CANSEI...E CONSEGUE MANTER A COPA E OLIMPÍADAS AQUI,QUE PODER ESSE CARA TEM ?

Anônimo disse...

REALMENTE O PODER QUE ELE TEM É ESTRANHO E INCOMODA.O QUE ESSE CARA TEM ?

Anônimo disse...

3 DITADOS INFALÍVEIS:
1 DIA A CASA CAI;
VÁ DEVAGAR,SENÃO VAI CAIR DO CAVALO;
SÓ ESTOU DANDO LINHA NA PIPA.