sábado, 6 de novembro de 2010

RIO DE JANEIRO: QUEM MANDOU "MORAR MAL".

O Morro dos Macacos foi palco de vários confrontos armados entre policiais e traficantes, assim como, entre traficantes, nos últimos anos. Armas de guerra foram usadas nestes conflitos causando vítimas fatais em todos os lados. Portanto, a chegada do policiamento deve ser festejada pela comunidade do Morro dos Macacos. A lamentar o fato de que outras comunidades passarão a sofrer com a presença dos traficantes e suas armas de guerra, que deixaram o Morro dos Macacos tranquilamente e não foram presos pela polícia.
O governo do Rio de Janeiro continua a sua política de transferência dos traficantes com seus fuzis para as áreas consideradas menos nobres pelo governo. Analisando as UPPs instaladas se percebe que a ocupação dirigida para proteger a Zona Sul, deverá seguir pelo Grande Méier, provavelmente a última área a ter seus traficantes transferidos no governo Sérgio Cabral.
Vida que segue, afinal, quem mandou "morar mal".

SITE G1
Secretaria diz que UPP do Morro dos Macacos será inaugurada dia 30
Segundo governo, UPP vai atender a 12 mil moradores diretamente.
Comunidade receberá a 13ª Unidade de Polícia Pacificadora do estado.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro confirmou, nesta sexta-feira (5), que a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte, será inaugurada no dia 30 de novembro. Segundo a Secretaria, a UPP vai atender a 12 mil moradores diretamente e outros 27 mil moradores do entorno.
O Morro dos Macacos receberá a 13ª Unidade de Polícia Pacificadora do estado. No próximo sábado (6), o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, vai se reunir com moradores da região para ouvir os anseios da população com a chegada da unidade e sanar possíveis dúvidas.
Em nota oficial, a Secretaria de Segurança informou que também participará do encontro o comandante do Comando de Polícia Pacificadora (CPP), coronel Robson Rodrigues, o futuro comandante da UPP da comunidade, capitão Felipe Barreto, e representantes da Secretaria de Estado de Ação Social.
Ocupação
A ocupação no Morro dos Macacos começou no dia 18 de outubro. Cerca de 50 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) estiveram no Morro dos Macacos e também nas comunidades do Pau da Bandeira e Parque Vila Isabel, no mesmo bairro. Beltrame, já adiantou que as comunidades vizinhas ao Morro dos Macacos também serão pacificadas até o fim do ano.
De acordo com ele, a 14ª UPP irá contemplar os morros São João, Matriz e Quieto, que beneficiará também moradores do Engenho Novo, Grajaú e Tijuca.
A Secretaria pretende pacificar as áreas críticas do Rio até o fim de 2014. Ao final deste processo nas favelas da área do Morro dos Macacos, 44 comunidades estarão pacificadas e cerca de 245 mil pessoas serão beneficiadas direta e indiretamente pelo programa.
Cinturão da Zona Norte
A décima segunda unidade foi inaugurada no Morro do Turano, no Rio comprido, em setembro. E a décima primeira UPP foi instalada no Morro do Salgueiro, na Tijuca, também Zona Norte, que conta ainda com unidades no Borel, na Formiga e no Andaraí.
UPPs na cidade
As outras UPPs funcionam na favela Dona Marta, em Botafogo, no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana, no Chapéu Mangueira/Babilônia , no Leme, Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos, em Copacabana, todas na Zona Sul do Rio.
A Polícia Militar pacificou também as comunidades do Jardim Batam, em Realengo, e a Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e o Morro da Providência, no Centro.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Anônimo disse...

E TUDO PARA INGLÊS VER, POIS PMS TRABALHAM SEM INFRA ESTRUTURA NENHUMA, SEM RÁDIOS DE COMUNICAÇÃO , DPOS CAINDO AOS PEDAÇOS, SUJOS, SEM DIGNIDADE HUMANA, ESCALAS DIVERSAS DESUMANAS, PMS DO INTERIOR NA CAPITAL, SEM VER SUAS FAMILIAS, E SEUS FILHOS PELAS ESCALAS. E A POPULAÇÃO SOFRENDO COM O ATAQUE DOS BANDIDOS ORIUNDOS DESSAS LOCALIDADES , TRISTE SINA DE UMA POLICIA DE VÁRIAS MOEDAS ...