segunda-feira, 29 de novembro de 2010

COMPLEXO DO ALEMÃO, CENTRAL DO COMANDO VERMELHO, OCUPADO - CESAR MAIA.

EX-BLOG DO CESAR MAIA
"COMPLEXO DO ALEMÃO", CENTRAL DO "COMANDO VERMELHO", OCUPADO!
1. As comunidades ocupadas pelas UPPs na Zona Sul e Tijuca tinham seu tráfico de drogas controlado pelo "Comando Vermelho". Essas ocupações, como sempre enfatizou o secretário de segurança, são retomadas de território, liberação da população do jugo do narcovarejo, e não repressão ao tráfico de drogas. Por isso, sempre dizia, que cada ocupação ocorria sem se disparar um tiro.
2. Os chefetes do Comando Vermelho foram se abrigando no Complexo do Alemão. Falavam em 400 chefetes. Diziam que qualquer tentativa de ocupação iria produzir uma tragédia. Nada disso ocorreu. A ocupação se deu, com o peso da autoridade das forças armadas e policiais, com o mínimo de consequências para as circunstâncias.
3. A própria prudência das forças militares e policiais evitou aquela tragédia. Não houve surpresa. Houve a ocupação da Vila Cruzeiro ao lado. Que, pela sua geografia, é tarefa menos complexa e já se havia feito isso por duas vezes. A segunda, em 2008, com hasteamento de bandeira do Bope e tudo o mais. Os desdobramentos, agora, como fixar prazo para entrega dos narcotraficantes, fizeram parte dessa prudência em defesa da vida da população.
4. Os chefetes tiveram tempo e fugiram antes da ocupação final, levando suas armas. Se for verdade o que se alardeava, levando 400 fuzis/metralhadoras. Irão definir outra comunidade para concentrar seus chefetes. Provavelmente será na Baixada Fluminense. Importante que os setores de inteligência e investigação das polícias e das FFAAs identifiquem seus caminhos para que outro Complexo do Alemão -central desta facção- não venha a ser construído e não se tenha que começar tudo outra vez.
5. A Prefeitura do Rio tem um trabalho completo e detalhado das condições do Complexo do Alemão, feito em 2006. Atualizá-lo em base ao censo de 2010 é fundamental. Como o Complexo -e por isso o nome- são várias comunidades que sobem por partes e até bairros diferentes, pelo morro, a atualização desses dados é muito importante.
6. De outra forma, a ocupação exigirá quase 2 mil policiais, na escala das UPPs da Zona Sul e Tijuca. E isso gera uma concentração tão grande de efetivos que inibe a desejada expansão das UPPs em outras comunidades. Um redesenho do Complexo, dentro do conceito do favela-bairro, é básico para a sustentabilidade.
7. E nunca é demais insistir. Se for fato que o mini-terror dos arrastões e veículos incendiados veio como reação às UPPs e à saída das PMs da polícia de trânsito e ao afrouxamento do policiamento ostensivo estimulou, conforme mostram as estatísticas do ISP sobre crimes de rua e ameaças, estas e outras formas devem retornar em mais um tempo. Lembre-se do ocorrido em 2002, com ônibus incendiados, comércio fechado em vários bairros, etc. A polícia deu a resposta. Tais atos terminaram. Mas voltaram depois.
8. A sustentabilidade exige a coordenação da ocupação de comunidades com a 'ocupação' simultânea dos bairros, de forma a que a reação do narcovarejo nas ruas não pegue mais uma vez desprevenidas as autoridades.
CESAR MAIA
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

Lúcido!!!!
Eduardo

Anônimo disse...

ROLA UM PAPO QUE A MAIORIA DOS PERIGOZÌSSIMOS TRAFICANTES DO ALEMÃO ESTÃO PROCURANDO EMPREGO,PORÉM POR SEREM MUITO VALENTES,AS VAGAS MAIS PROCURADAS SÃO:
CABELEREIRAS,MANICURES,BABÁS,VENDEDORAS DA AVON E INATURA,TEM AINDA ALGUNS QUE ESTÃO PROCURANDO EMPREGOS DE ANIMADORAS DE FESTA INFANTIL.
VAGAS PARA MULHER MARAVILHA ESTÃO QUASE ESGOTADAS.

Anônimo disse...

WAGNER MONTES HOJE EM SEU PROGRAMA NA RECORD TOMOU UMA ATITUDE.
FALOU BEM CLARAMENTE SOBRE AUMENTO DE VERDADE PARA AS POLÍCIAS E INCLUSIVE CITANDO,QUE O GOVERNADOR SERGIO CABRAL DEVERIA ENGAJAR-SE PELA EMENDA AGLUTINATIVA QUE SUBSTITUI A PEC 300 BENEFICIANDO POLÍCIA CIVIL,MILITAR E BOMBEIROS.

TENDO EM VISTA QUE O POVO DO RIO DE JANEIRO ADORA VÁRIOS TIPOS DE CAMINHADA,COMO PASSEATA PELA PAZ,PASSEATA GAY,MARCHA DA MACONHA,ABRAÇO À ORLA E OUTRAS MAIS
FAÇO ALGUMAS SUGETÕES COMO:

TENTAR CONTATO COM AS ASSOCIAÇÕES DE CLASSE COMO ASSINAP,ASSOCIACÃO DOS BOMBEIROS MILITARES ESTADUAIS,ASSOCIAÇÕES DOS POLICIAIS
CIVIS,ONG RIO E PAZ E OUTRAS,NO SENTIDO DE SE VEICULAR UMA CANPANHA,O MAIS RÁPIDO POSSIVÉL,NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO,TALVÊZ A RECORD NUM ATO DE GRANDEZA,FAÇA ESTA VEÍCULAÇÃO GRATUÍTAMENTE,CASO ALGUMA OUTRA EMISSÔRA QUEIRA FAZER COM UM PREÇO SIMBÓLICO CONVOCANDO A POPULAÇÃO DO RIO PARA UMA GRANDE CAMINHADA POR SALÁRIO DIGNO PARA A CLASSE,COM CHAMADAS DIÁRIAS POR NO MÍNIMO QUATRO DIAS PARA ESSA CAMINHADA JÁ QUE O MOMENTO É PROPÍCIO.TALVÊZ A DO DIA 10 DEVA SER A MAIS PROPICIA,ENVIAR COMUNICADO PARA OS PROPRIETÁRIOS DE BLOG CONVIDANDO-OS A TAMBÉM SE ENGAJAREM NA DIVULGAÇÃO,FAZER CONTATO COM JORNAIS COMO O DIA,O POVO,MEIA HORA,JORNAL O EXTRA ALÉM DAS DIVERSAS EMISSÔRAS DE RÁDIO,TELEVISÃO E ETC.
CREIO QUE SERIA INTERESSANTE.OU QUE SE FIZESSE ESSA CAMINHADA,NUM DOMINGO EM COPACABANA.
SEI QUE PARA ALCANÇARMOS OS OBJETIVOS TERÍAMOS QUE TER UM MÍNIMO DE ESTRUTURA FINANCEIRA E GANHANDO O QUE GANHAMOS É IMPOSSÍVEL PORÉM:JUNTOS SOMOS FORTES.

Anônimo disse...

Revista Veja - Blog Reinaldo Azevedo. 29/11/2010

A BANDEIRA!

...Pior do que a ocupação oportunista da cidade, por razões que apelam ao puro marketing e só para mostrar ao mundo - o palco de Lula é o “planetinha”, né?, como ele chamou certa feita a Terra, num rasgo de intimidade com seus pares do Sistema Solar - seria um acordo com o narcotráfico, garantindo a “Pax” enquanto os jogos estivessem sendo disputados.

Isso seria inédito? Não! Porque está em curso exatamente agora. Há 13 meses a Polícia não sobe o Complexo do Alemão - que batizei de “Complexo da Ideologia Alemã”. A Polícia não subiu, mas Dilma esteve lá 15 dias antes de FB, o presidente daquele país, pôr em prática a Lei do Abate. Afinal, um país também é dono de seu espaço aéreo, não? E o mandatário daquela nação é o traficante FB. É ele quem manda prender, soltar, matar, abater objetos voadores que ocupem os seus céus e também é quem autoriza a entrada de representantes de países estrangeiros por ali. Quando uma autoridade do Brasil pretende fazer uma visita oficial a seu país, FB manda o seu chanceler negociar com o representante da nação estrangeira.

Mas isso, naturalmente, tem um preço. FB exige o fim das hostilidades do país visitante, não é? Afinal, trata-se da paz dos fortes. No Complexo da Ideologia Alemã, os “alemão” (que é como o narcotráfico chama a polícia) não entram. É uma das exigências para que se possam realizar por lá as obras do PAC, um presente generoso do mandatário do país vizinho".