terça-feira, 30 de novembro de 2010

A INAUGURAÇÃO DA UPP DO MORRO DOS MACACOS, O SOFRIMENTO DOS PMs E A PEC 300.


Hoje o governo do Rio de Janeiro inaugurou a 13a Unidade de Polícia Pacificadora (Morro dos Macacos) com as mesmas precariedades existentes nas outras.
O Morro dos Macacos foi de onde partiram os tiros efetuados pelos traficantes de drogas, que atingiram o helicóptero da PMERJ, que por não ter a blindagem adequada, incendiou-se e teve que fazer um pouso forçado. No fato morreram três PMs que não estavam usando o uniforme anti-chamas, que não foi fornecido pelo governo do Rio de Janeiro.
A seguir relaciono alguns problemas enfrentados pelos PMs que nas UPPs:
- Policias Militares que fizeram concurso para servirem nos municípios do Interior, conforme edital do concurso, contra vontade estão obrigados a permanecerem nas UPPs da Capital. Alguns gastam mais de seis horas no deslocamento entre a casa e o quartel.
- Alguns recebem a gratificação paga pela Prefeitura de R$ 500,00, outros não recebem;
- Alguns recebem o RioCard, outros não.
- Alguns possuem armários no batalhão da área onde está situada a UPP, outros não. São obrigados a levar todos os fardamentos e equipamentos em mochilas, quando se deslocam no trajeto casa-quartel-casa, correndo sérios riscos de serem identificados como PMs em caso de serem vítimas de um assalto.
- Embora o serviço seja o mesmo em todas as UPPs, as escalas são diferentes de uma para outra, o que faz com que alguns trabalhem mais e tenham menos folgas.
- A UPP do Morro dos Macacos, inaugurado hoje, não possui armários e nem água potável para os PMs beberem. Eles precisam comprar água ou pedir na comunidade.
- Os que conseguem comprar arma pessoal, um grupo pequeno pois o salário é famélico, não podem usar, pois não conseguem regularizar o CRAF. Alguns estão há meses esperando a regularização.
Em síntese as UPPs são excelentes para as comunidades assistidas, ruins para as outras comunidades, pois apenas transferem os traficantes de drogas e péssimas para os Policiais Militares que trabalham nelas.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: