BLOG DO JORNALISTA GUSTAVO DE ALMEIDA.
Quinta-feira, 12 de março de 2009.

GABEIRA PODE SER O PRÓXIMO A VISITAR CORONEL PRESO.
A Polícia Militar pode ter dado um tiro no pé do governador ao decretar a prisão do coronel Ronaldo Antonio de Menezes. Basta ver a caravana que se formou para os próximos três dias. Nesta quinta-feira, foi a primeira visita, da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania No plenário da Assembléia Legislativa, o presidente da comissão, deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), convidou os parlamentares presentes e a sociedade civil a participar da comitiva em ato de repúdio à punição imposta ao oficial.
Ontem mesmo já haviam confirmado adesão ao movimento a OAB-RJ, as ONGs Rio de Paz e IDDH, assim como políticos e militantes de direitos humanos, do Rio e de Niterói.
"Ele está detido porque emitiu a sua opinião, porque tem opinião. Quem dera que a Polícia Militar produzisse muito mais opinião. Essa prisão é inadmissível", disse Freixo.
Outros deputados, como Flavio Bolsonaro e Alessandro Molon, devem ir na caravana.
Na sexta-feira, pela manhã, pode acontecer a visita do deputado federal Fernando Gabeira (PV). Nos bastidores, o que se diz é que Gabeira tentará levar outros deputados - se não conseguir, não vai nem confirmar a visita. O deputado não quer dar caráter político-eleitoral à visita, daí sua hesitação e a vontade de levar outros parlamentares. Caso se confirme a visita de Gabeira, mesmo que venha o congresso nacional inteiro, todos pensarão em 2010 e em mudança.
No sábado, o deputado Flavio Bolsonaro deverá liderar uma carreata logo após a liberação de Menezes.
A PM foi inábil ao punir Menezes desta forma.
Muito articulado politicamente, Menezes ainda tem a seu lado a Maçonaria, instituição que no momento ocupa papel importante no Judiciário estadual, como se sabe. Ao punir Menezes, a PM mexeu com forças que são mais coesas do que ela própria está neste momento.
Forças que são coesas como a PM deveria ser.
Marcadores: Segurança Pública
Marcadores: Segurança Pública
GUSTAVO DE ALMEIDA.
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO