
BLOG DO MAJOR WANDERBY BRAGA DE MEDEIROS:
"O Cel-PM Ronaldo Menezes está em prisão disciplinar por texto postado em blog de outro oficial, usando direito constitucional de opinião, expressando deficiências da segurança pública no RJ, conhecidas e atestadas no cotidiano das pessoas.
Formalmente, a punição decorre de o oficial ter infringido normas de regulamento disciplinar militar, com relação ao qual, consta, já haver argüição de inconstitucionalidade de parte de seu conteúdo, remanescente da ditadura, anterior à Constituição de 1988.
Coincidentemente o militar integra grupo de oficiais, os barbonos, não bem vistos pelos que estão no poder, mas que se mantêm fieis à luta por mudanças não cosméticas na polícia, digna remuneração dos policiais, sobretudo os de menor hierarquia, e desestímulo à prática do bico, no maior interesse da qualidade dos serviços de segurança pública e combate à corrupção.
Curioso é que não se fala em punição para os protagonistas de fatos graves, noticiados pela imprensa, como bicos prestados, com o conhecimento da Corporação, por oficiais da ativa, inclusive integrantes de postos na atual Administração, à segurança privada no desfiles de Carnaval. Isto, sim, seria de ser rapidamente apurado e punido, pois que inadmissível, para qualquer servidor público e conduta incompatível com a disciplina militar, de efeito demonstração nefasto sobre a tropa. Não a expressão de opinião que parece espelhar o que pensa a população sobre as mazelas da segurança pública.
Felizmente, o Cel. Menezes não é o único na Corporação que entende necessárias mudanças, embora não sejam muitos com a coragem de não só expressar o que pensam, mas o que vêm, todos os dias.
Tiradentes, submetido à código disciplinar, militar que era, infringiu-o ao denunciar a extorsão de impostos pela Coroa. Mas é patrono da PMERJ!
Serão precisos sacrifícios de alguns Menezes para se lhes dar valia, um dia, ao que não se lhes deixam sequer dizer, hoje?".
Wagner de Medeiros, cidadão contribuinte à espera de uma PMERJ com maior qualidade.
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO
