segunda-feira, 9 de março de 2009

O GLOBO ABRIU (PARCIALMENTE) A "CAIXA PRETA" DOS DESFILES NO SAMBÓDROMO.

O Globo online publica um novo artigo sobre o envolvimento de oficiais da Polícia Militar com a Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA):
PMs NA LIESA: DENÚNCIA DEVE ACABAR EM SAMBA.
Apenas 20 oficiais devem ser denunciados. Leia no blog.

BLOG REPÓRTER DE CRIME – JORGE ANTÔNIO BARROS.
PODER LEGISLATIVO.
BELTRAME VAI À AUDIÊNCIA DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS.
http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/post.asp?t=beltrame-vai-audiencia-da-comissao-de-direitos-humanos&cod_Post=166863&a=135

A leitura do artigo do jornalista Jorge Antônio Barros revela a convocação do Secretário de Segurança Pública – Delegado de Polícia Federal José Mariano B. Beltrame – para prestar esclarecimentos sobre o caso, conforme solicitação feita pelo Deputado Estadual Marcelo Freixo.
O artigo informa que apenas 20 (vinte) oficiais teriam sido identificados fazendo “bico” para a LIESA, pois outros não teriam mais comparecido no Sambódromo, após a reportagem de Sérgio Ramalho (O Globo).
Eu destaco o seguinte parágrafo do artigo:

“Como esse blog havia cantado a pedra, pode mesmo acabar em samba a denúncia de uma prática nociva à ética da PM e favorável à promiscuidade entre contravenção e oficiais instalados até na cúpula da contravenção. Ou na quarta-feira de cinzas, como eu disse”.

Realmente, a ética foi maculada, considerando que o Estado do Rio de Janeiro, publicamente, reconheceu o envolvimento de contraventores (jogo dos bichos) com a LIESA, conforme declaração do atual Secretário de Segurança.
Porém, por que só a ética policial militar foi ferida?
E a “ética” dos outros envolvidos com a LIESA?
Buscando tais respostas, logo após a publicação do artigo no jornal O Globo, eu escrevi o artigo:
O GLOBO: COMEÇANDO A ABRIR A CAIXA PRETA DOS DESFILES NO SAMBÓDROMO.
http://celprpaul.blogspot.com/2009/02/o-globo-comecando-abrir-caixa-preta-dos.html
Onde fiz os seguintes questionamentos no intuito de abrir a "caixa preta" e esclarecer tudo:

1. Aproveitando o tema forma jurídica de contrato, abordado no editorial, devemos esclarecer com quem a Rede Globo de televisão celebra o contrato (exclusividade) para a transmissão dos desfiles, ano após ano?
- Com um órgão do governo estadual, com um órgão da prefeitura do Rio de Janeiro ou com LIESA (contraventores)?
Espero que não seja com a LIESA.
2. Os camarotes utilizados pelo Presidente da República, Governador do Estado, Prefeito do Rio de Janeiro e os utilizados por integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil são cedidos gratuitamente ou alugados?
3. Quem cede ou quem aluga?
Espero que não seja a LIESA.
4. Cedidos ou alugados, quem paga a conta do aluguel (se for o caso), da decoração e da alimentação servida aos convidados?
Espero que não seja a LIESA.
5. Se a conta for paga por nós, cidadãos brasileiros (dinheiro público), qual foi o valor total das despesas durante o carnaval?
6. As Escolas de Samba recebem algum subsídio governamental (federal, estadual ou municipal) – verba pública – para a realização dos desfiles?
7. Se recebem, qual é esse valor e a quem ele é encaminhado, a diretoria de cada Escola de Samba ou a LIESA, que faria a distribuição?
Encaminhei o artigo para a seção “Carta dos Leitores”, na expectativa de que a “reportagem investigativa” prosseguisse, porém até o presente momento, o único fato novo publicado pelo O Globo sobre o assunto foi o artigo no blog Repórter de Crime.
Eu ratifico, novamente, que sou contra esse “bico”, todavia lamento que não tenham aberto plenamente a “caixa preta” dos desfiles no Sambódromo, pois tenho certeza que o povo do Rio de Janeiro ficaria feliz com a divulgação de todos os detalhes.
O Brasil já cansou de aberturas parciais de “caixas pretas”, considerando que por serem parciais não revelam nunca a verdade plena, a ÚNICA capaz de mudar comportamentos, inclusive comportamentos éticos de Policiais Militares e da Mídia.


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO