quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O GLOBO - COMEÇANDO A ABRIR A CAIXA PRETA DOS DESFILES NO SAMBÓDROMO.

O GLOBO – 26/02/2009 – OPINIÃO (página 17):

“Qualquer que seja a forma jurídica do contrato entre a Liga das Escolas de Samba e a empresa que contrata PMs para prestar serviços no Sambódromo, a essência desse tipo de relação é que se trata de policiais (leia-se: agentes da ordem) trabalhando com bicheiros (contraventores).
O fato de a folha de pagamento de tal empresa abrigar oficiais de alta patente da corporação só torna a promiscuidade mais grave.
Se, por um lado, isso não surpreende mais numa corporação maculada pela existência de uma ativa banda podre, por outro lado torna-se ainda mais preocupante a existência, falsamente, desse tipo de vínculo salarial.”

O envolvimento da Liga das Escolas de Samba (LIESA) com contraventores (bicheiros) foi apregoado pelas reportagens e ratificado pelo Exmo Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, que teria afirmado que a relação é histórica.
A minha opinião já foi esclarecida nos meus artigos anteriores postados neste blog (celprpaul.blogspot.com).
O importante é que o jornal O Globo parece disposto a abrir a caixa preta dos desfiles que são realizados no Sambódromo, o que merece os nossos aplausos, considerando a importância das organizações Globo no cenário da mídia mundial.
E na condição de cidadão brasileiro – leitor e assinante do jornal – aproveito para apresentar algumas sugestões do que deve ser também devidamente esclarecido:

1. Aproveitando o tema forma jurídica de contrato, abordado no editorial, devemos esclarecer com quem a Rede Globo de televisão celebra o contrato (exclusividade) para a transmissão dos desfiles, ano após ano?
- Com um órgão do governo estadual, com um órgão da prefeitura do Rio de Janeiro ou com LIESA (contraventores)?
Espero que não seja com a LIESA.
2. Os camarotes utilizados pelo Presidente da República, Governador do Estado, Prefeito do Rio de Janeiro e os utilizados por integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil são cedidos gratuitamente ou alugados?
3. Quem cede ou quem aluga?
Espero que não seja a LIESA.
4. Cedidos ou alugados, quem paga a conta do aluguel (se for o caso), da decoração e da alimentação servida aos convidados?
Espero que não seja a LIESA.
5. Se a conta for paga por nós, cidadãos brasileiros (dinheiro público), qual foi o valor total das despesas durante o carnaval?
6. As Escolas de Samba recebem algum subsídio governamental (federal, estadual ou municipal) – verba pública – para a realização dos desfiles?
7. Se recebem, qual é esse valor e a quem ele é encaminhado, a diretoria de cada Escola de Samba ou a LIESA, que faria a distribuição?
Obviamente, inúmeros outros aspectos devem ser esclarecidos, porém tenho certeza que a simples divulgação das respostas aos questionamentos propostos servirá para uma melhor avaliação, por parte da opinião publica, dos desfiles realizados no Sambódromo.
Atenciosamente.

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA

PS – Email de igual teor foi remetido à seção “Carta dos Leitores”:
cartas@oglobo.com.br