segunda-feira, 2 de maio de 2011

RIO: AS UPPs AUMENTAM O POLICIAMENTO PRIVILEGIADO PARA AS CLASSES MAIS FAVORECIDAS.

A Zona Sul do Rio sempre foi melhor policiada que o restante do estado, isso é um fato inquestionável e não se pode atribuir ao governo Sérgio Cabral (PMDB), essa distribuição do policiamento de modo a policiar muito melhor a Zona Sul, tal realidade é antiga. Todavia, ninguém pode negar que as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) aumentaram ainda mais tal discriminação, pois aumentou ainda mais o policiamento nas áreas nobres da cidade.
A reportagem publicada no Site R7 comprova esse fato:
"Área nobre do Rio de Janeiro tem o dobro de PMs por habitante do que zona norte.
Para especialistas, distribuição de renda entre moradores e pontos turísticos influenciam.
Marcelo Bastos.
Embora a mancha criminal seja um dos requisitos básicos para a distribuição do policiamento nas ruas do Rio de Janeiro, a zona sul da capital, que tem o menor índice de violência, segundo o ISP (Instituto de Segurança Pública), tem o dobro de policiais militares por habitante se comparada à zona norte, onde a incidência de crimes é muito maior. Enquanto um PM que atua na zona norte zela pela segurança de 675 pessoas, na zona sul a distribuição para cada profissional é em um raio de 325 pessoas.
A zona sul do Rio concentra a população de maior poder aquisitvo, em bairros nobres como Leblon, Gávea, Ipanema e Copacabana, muitos deles banhados pelo mar. Já a região norte da capital reúne a maior parte das favelas, entre elas os complexos do Alemão e da Penha.
Apesar de proporcionalmente ter menos da metade do efetivo de PMs da zona sul, a zona norte concentrou, por exemplo, metade dos homicídios ocorridos na capital, entre janeiro e dezembro do ano passado, 809 casos do total de 1.628. Já na região sul, foram registrados apenas 35 casos (3% do total)" (leia).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: