quinta-feira, 26 de maio de 2011

COMENTANDO COMENTÁRIOS - HORA DE UNIR.

A hora é de seguirmos a citação do Capitão BM Lauro Botto, quando ele disse que existe muito mais aspectos que nos unem, do que nos separam. Na busca de seguir esse acertado ensinamento, evitarei ao máximo prosseguir na tentativa de explicar a alguns comentaristas mais incisivos que temos que conhecer a verdade, para que possamos promover mudanças, na busca de unir a TODOS os militares estaduais nessa luta por cidadania.
Nesse artigo tentarei dar explicações sobre dois comentários e não mais voltarei a essa linha:
1) "O acordo só não foi bom para o senhor e para os que não estavam na falta! É muito fácil opinar, incitar e até mesmo criticar quando não está com a corda no pescoço! Pense nisso, pois suas opiniões não estão alinhadas com a maioria dos militares envolvidos movimento!"
Anônimo.
COMENTO:
Pense e responda:
- Quem colocou a corda no seu pescoço?
Não fui eu, muito pelo contrário, aconselhei (e só posso fazer isso, o movimento é 99,99% de Bombeiros) a não agirem nessa linha. Quem colocou foi primeiro você, com seu livre proceder e depois quem incitou você a cometer esse erro, não concorda?
- A maioria estava com a corda no pescoço?
Pelo que a organização contabilizou cerca de 3.000 Bombeiros Militares estavam na ALERJ. Quantos estavam com a corda no pescoço? Cem, duzentos, ..., quantos?
- Por favor, que maioria do movimento você pensa que representa para falar em nome dela?
Tenho que perguntar isso pois você é um anônimo.
Lembre-se, eu só tento ajudar, tendo sido o primeiro a reconhecer que a mobilização é dos Bombeiros.
2) Cel Paúl.
Na sua história sobre reivindicações, contada a sua maneira, dizer que "nenhum" Coronel BM participou é mentirosa, para não dizer outra coisa.
É por afirmações desse tipo, desagregadoras e inverídicas, que fazem com que Oficiais BMs que poderiam hoje estarem presentes e ajudando a organizar e principalmente, "pensar", evitarem fazer parte.
O movimento é de Bombeiros, como já foi dito e repetido, porquê a sua PM não comparece.
Um Cabo BM consegue reunir 4.000 companheiros.
Porquê dois Coroneis PM não conseguem reunir nem cinquenta PM?
Falta de liderança ou satisfação financeira com as propinas e arrêgos?
O govêrno do Sergio Cabral é ruim e quer nos submeter, mas como todo govêrno é articulado e preparado, principalmente para negociar com incompetentes.
Os falsos líderes, aqueles que usam os BM como "massa de manobra" nem na sala de negociações deixam entrar.
Antes de falar dos Coroneis BM ausentes não se esqueça de falar dos também ausentes Coroneis PM e de sua tropa covarde e que não se ombreia com quem quer melhorar.
Pelo que nos consta, a Justiça Militar não expediu nenhum mandado de prisão para "nenhum" Coronel PM. E deveria, se realmente tivesse havido o crime de incitamento, principalmente.
Anônimo
COMENTO:
Peço que me ajude a corrigir essa injustiça, tenho o dever de fazê-lo: Qual (is) Coronel do Corpo de Bombeiros ombreou na luta de 2007/2008, na luta da PEC 300 ou na atual?
Sinceramente, não vi nenhum, me ajude a corrigir tal injustiça.
Na mobilização de 2007/2008 chegamos a ter mais de 20 Coronéis de Polícia da ativa nas ruas e nenhum Coronel Bombeiro Militar.
Penso que o nosso blog não possa ser responsabilizado pelo fato de Oficiais do CBMERJ não comparecerem na mobilização, essa é uma ilação inteiramente equivocada de sua parte.
Você acerta quando escreve que na Polícia Militar não existe liderança, isso é uma verdade que tenho repetido seguidamente. Aliás, anteontem mesmo ao telefone ao me chamarem para uma reunião de lideranças, eu disse que não liderava ninguém, o que é uma grande verdade.
Quem são os incompetentes que estão negociando pela mobilização como você citou? O Sargento Valdelei? O Cabo Daciolo? Pois eles são alguns dos que tem negociado. Eu não os acho incompetentes, muito pelo contrário.
Penso que você esteja sendo muito injusto com os Bombeiros, pois não foi um Cabo que reuniu quatro mil, na verdade foi o esforço de um grande número de mobilizados em diferentes quartéis. Não esqueça, o Cabo Daciolo é um porta voz, como ele mesmo cansou de afirmar. Não atribua só a ele a responsabilidade, o Cabo Daciolo já enfrenta um processo na AJMERJ por incitamento e tal colocação só poderá prejudicá-lo com o avanço da mobilização.
Obviamente, a AJMERJ não poderia expedir mandado de prisão contra mim por incitamento, nem contra o Coronel de Polícia Rabelo, pois nunca incitamos ninguém a cometer erros. Na verdade eu apenas procuro atuar como um observador, respeitando os limites éticos em face da mobilização ser dos Bombeiros e eu ser Policial Militar. Além disso, procuro aconselhar por ser mais experiente e por já ter vivido outras mobilizações, nada além disso.
Em apertada síntese, busco ajudar dentro das minhas limitações.
Apesar dessa verdade, deixo novamente clara a minha posição, a qual externei publicamente em frente ao GMAR da Barra da Tijuca:
- Se eu fosse Coronel Bombeiro Militar estaria liderando a mobilização ao lado de outros Coronéis da Corporação, como fiz em 2007/2008 quando a mobilização era maioritariamente de Policiais Militares.
Prometo que não repetirei o erro de continuar polemizando com comentaristas anônimos.
JUNTO SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

16 comentários:

brigadaluz disse...

Cel o Sr. esta certo para que polinizar com pessoa que não dizem nada. Esse povo não tem compromisso eles vivem as espreitas pegando as migalhas que lhe oferecem. Pensam pequeno por isso são pequeno, Querem resultados rápidos, vem cobrando imediatismo e não movem um dedo sequer e quando participam em meio a multidão ou no anonimato querem resultados a todo custo mesmo que para isso alguns companheiros fiquem pelo caminho.
Eles se enganam não é esse CBMERJ e PMERJ que todos nós que somos do bem almejamos. Por isso aconselho a Sr, siga o bom caminho. Os cães ladrão e a caravana da dignidade com Honra dos BM e PM passa.
Não temos medo da cachorrada já dizia nos áureos tempo da turma do Colégio PedroII.

sgt paulo cesar disse...

com certeza, esse anônimo é cel bm, e está envergonhado de não ter partícipado das mobílizações.

Anônimo disse...

Qual o problema em se admitir que o acordo foi ruim?

O acordo foi "ruim", porém, necessário naquele momento devido à vários fatores amplamente conhecidos.

O que não podemos é polemizar e fazer comentários impensados e desagregadores.

O INIMIGO ESTÁ LÁ FORA.

Anônimo disse...

Provavelmente esses anônimos que fazem este tipo de comentário estão obviamente do lado do governo.
Agora uma coisa é fato: A Constituição permite aos militares a partcipação em protestos pacíficos e sem armas, porém não permite greve, abandono de postos e insubordinação.
É real o abandono de outros pilares do militarismo por parte do governo - tais quais hierarquia de salários, colocação de servidores militares em outras funções públicas para complementar renda - porém se buscamos a dignidade da função de BOMBEIRO MILITAR não devemos compensar om erro com outro tipo de erro.
Sou Bombeiro militar da área da saúde e tenho uma admiração pela coragem do Cel Paul.
Se um militar a ser comprado não teria abandonado as benesses que provavelmente teria à época que estava junto com o CMT da PM.
Poucas vezes vi isso em 20 anos de carreira militar.
DIGNIDADE NÃO TEM PREÇO

Anônimo disse...

Cel Paúl,nós PMs e BMs estamos com o Senhor,o senhor é do Bem.

Anônimo disse...

Prezado CEL. PAÚL, tenha certeza que sua participação só nos faz , BM's, reafirmar o sentido da nossa mobilização. Protestos de respeito à sua pesssoa.
Fernando

brigadaluz disse...

O acordo foi ruim mais providencial serviu para soltar os BM que estavam presos e para calar a boca dos descontentes oportunista amigos do Sergio Cabral da Deputada Cidinha Campos que nos acusou de furar acordo antes dele acontecer, acusou a Familia Garotinho que foi a nosso favor. Daquele reporte que não vou falar o nome aquele que foi demitido da globo por pratica anti jornalismo .

Anônimo disse...

Caro Cel Paul lendo esse tipo de comentário tenho certeza que se trata de alguem do governo tentando desagregar nossa união provocar separação entre PMs e BMs, não de atenção para isso pois nosso objetivo é o mesmo dignidade para nós e para nossas familias, lembre-se juntos somos fortes

Anônimo disse...

1)A DECISÃO FOI TOMADA E TODOS ASSUMIRAM A RESPONSABILIDADE E OS RISCOS PELOS ATOS!Diferentemente,do senhor e dos que se revoltaram com o acordo!!Lembrando um detalhe:todos os revoltados,na maior parte,NÃO faltou o serviço,não dormiu na rua,não abriu mão da família,nem do bico...assim é mole!!
2)"a maioria estava com a corda no pescoço??".
DEFINITIVAMENTE NÃO!!POR QUE SERÁ??Talvez,por que os 2800 homens só entraram no movimento,de verdade,após os 100,200 ou 300 homens paralisarem seus serviços!
3)"...que maioria vc pensa que representa?"
NÃO REPRESENTO MAIORIA ALGUMA E NÃO ESTOU PREOCUPADO COM ISSO!!A MINHA PREOCUPAÇÃO É COM O INDIVIDUO,COM CADA MILITAR,QUE SE ARRISCOU E SE ARRISCA EM NOME DA NOSSA LUTA PELA DIGNIDADE...NÃO FICAREMOS SATISFEITOS,EM HIPÓTESE ALGUMA,EM CONQUISTAR UM PISO DE 5000 REAIS,ENQUANTO 6 COMPANHEIROS ESTÃO NA RUA E OS DEMAIS PRESOS...
ESTE MOVIMENTO NÃO É MERCENÁRIO!!POR ISSO,VOLTO A AFIRMAR QUE AS SUAS IDÉIAS NÃO TEM O MENOR ALINHAMENTO COM O MOVIMENTO!!
SÓ MAIS UM DETALHE:O MOVIMENTO NÃO É DOS BOMBEIROS,MAS DE TODOS,POLICIAIS E BOMBEIROS,QUE ESTIVEREM DISPOSTOS A VENCER A BATALHA,UNIDOS!!
NÃO ABANDONAREMOS NINGUÉM NO CAMPO DE BATALHA COMO VC ACHA QUE É CERTO!!
UM ABÇO!

Anônimo disse...

cel paul.osr é 10.estmaos juntos;um abraço;;angra

ROGERIO NARCISO VOLOTÃO disse...

Srs. Sem que vcs percebam, estamos entrando em um racha dentro do movimento e isso é perigoso. Devemos nos unir em prol de um objetivo único que é a nossa "DIGNIDADE". Esses cometários tendenciosos, só trazem um grande risco ao nosso movimento e quem lucrará com isso é o governo que está fazendo de tudo pra nos derrotar e nos desmobilizar. Portanto Srs, a hora não é de divergências e de auto afirmações.Devemos sim é nos unir cada vez mais pra alcalçar-mos nossos objetivos. Qualquer descórdia ou desentendimentos desse tipo só é uma vitória do governo e derrota do movimento.Devemos deixar as emoções de lado e agir com inteligência, Qualquer tipo de racha dentro do movimento será perigoso demais a essa altura. Com toda certeza devemos aplaudir a coragém dos G.Vs, isso é um fato, mas o movimento não é um movimento de auto afirmação e sim de um todo e esse todo é o CBMERJ e a nossa valorização profissional.Deixe-mos de lado essa história de que um é melhor que o outro ou mais corajoso que o outro.Estamos todos dentro do mesmo barco e se não remar-mos juntos, esse barco corre o risco de afundar, pois sem união a força da remada diminui e a consequência disso todos nós sabemos.Devemos sim, aceitar toda e qualquer ajuda ou experiência que seja em prol do movimento de busca pela nossa dignidade.
Não devemos monopolizar as ideias e sim dar ouvidos a toda e qualquer experiência que seja , claro, proveitosa a nossa luta.
Tenham serenidade e cabeça fria Srs. a hora é de união e não de divergências. O movimento ao meu mode de ver está tomando direções individualistas e com exageradas conotações poliíticas e de interesses pessoais e é tudo isso que o inimigo está querendo. Vamos ter mais cuidados com nossos comentérios tendênciosos, ofencivos e sem pouco valor para o nosso movimento. Estamos desde o início usando o bordão de que "JUNTOS E UNIDOS SOMOS FORTES" e vamos manter,(por favor), isso até o fim.
A Biblia diz: Vigiai e Orai, pq o inimigo anda ao redor.
Mas ter serenidade, inteligência e união, tbm é muito importante.
Abraços a todos.
1ºSgt BM Narciso.

Anônimo disse...

O importante é termos a conciência de que o espaço é público e todos tem o direito de se pronunciar, inclusive os inimigos desse movimento. Os poucos comentários ofensivos ao Cel Paúl não devem preocupá-lo porque nós bombeiros sabemos diferenciar quem tem honra e quem não tem. Forte abraço comandante Paúl.
Subten FRANÇA.

Anônimo disse...

Concordo em gênero,número e grau com sgt Narciso!!Vamos olhar para frente,pois dessa maneira,certamente,prevaleceremos!!O que passou,passou!!Precisamos trabalhar juntos para que o nosso objetivo seja alcançado!!
Um grande abraço a todos,
Cb bm Leal!

Anônimo disse...

tudo é ilusão. neste mundo tudo é ilusão.
nenhum reino que luta entre sí sobrevive.

se tem uma gravação dizendo que o paul incomoda, que ele incomode muito mais.
nem um passo daremos atrás.

ORFÃO DE PEDRO!!! disse...

Cel PAÚL, é normal pra quem diverge expor sua opinião crítica ou o que for trazendo juntos a sua divergência uma solução, apresentar só o erro do colega é sinal de incompetência,além se uma tremenda covardia, faço também algumas críticas aqui em seu blog sobre atitudes e posicionamento dos negociadores quanto a algumas atitudes não observada durante as negociações, mas coloco meu ponto de vista junto com uma contribuição
que acrescente valor para a causa.
A crítica, quando tiveres de fazê-la, deve ser positiva, com espírito de colaboração, construtiva, e nunca às escondidas do interessado. Se não, é uma traição, uma murmuração, uma difamação, talvez uma calúnia… e, sempre, uma falta de honradez. Por este motivo algumas não merecem este trabalho que o senhor teve que ter para comentar, sabemos do seu compromisso, estamos juntos desde 2008 com nossos movimentos da PEC 300, já passamos por muitas frustrações de ver tão poucos empenhados em se mobilizar pela melhoria da categoria, graças ao SGT VALDELEI, CB DACIOLO, CB LEAL, E TODOS BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES E CIVIS DO NOSSO ESTADO, estamos criando um ótimo movimento como já mais visto pela categoria, com milhares de manifestantes coisa que o governo nunca imaginou que poderia-mos realizar, por este motivos acho que o colega que tem este pensamento que diverge da maioria, deve no dia 03 de junho expor sua opinião na nossa maior manifestação enfrente a casa de leis do estado do Rio de Janeiro.
JUNTOS MESMO COM "DIVERGÊNCIA" SOMOS FORTES! E FICAREMOS MUITO MAIS!!!!

ORFÃO DE PEDRO!!! disse...

Uma pérola:

Observei muitas vezes que as pessoas mais críticas são aquelas que têm em si um grande vazio espiritual. Chego a perguntar-me se determinadas pessoas (à semelhança de ideologias como o marxismo) não sentem necessidade de fabricar inimigos para poderem existir, precisamente por ser enorme o seu vazio interior.
(Jacques Philippe)