quarta-feira, 25 de maio de 2011

BOMBEIROS MILITARES – MOBILIZAÇÃO - RESPONDENDO DOIS COMENTÁRIOS.

1) O anônimo brincalhão:
“Oficial da PM fazer mobilização para melhores salários? Nem quando você era corregedor passou isso pela sua cabeça ou se passou era para prender quem estava com essa ideia!”
COMENTO:
O anônimo deve viver em Marte para ser desinformado dessa forma.

2) O anônimo sério:
“Concordo com tudo que o senhor falou, exceto que este movimento iniciou-se em 2007! Eu nunca vi um movimento dessa proporção! Cel Paúl estou curioso para saber, que movimento é esse?”
COMENTO:
Sem dúvida, a luta por cidadania dos Bombeiros e Policiais Militares começou no ano de 2007, isso considerando uma mobilização contínua, pois outras ocorreram anteriormente, mas de forma espasmódica, apesar da grande importância do cerco ao Palácio Guanabara, citando um exemplo.
Em 2007, Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros se organizaram em grupo e começaram a realizar atos nas ruas do Rio de Janeiro, isso pela primeira vez na história das Corporações. Eles realizaram atos na Praia de Copacabana e na Cinelândia, todos pacíficos e ordeiros, com uma organização primorosa, exibindo faixas, usando carros de som e realizando panfletagem.
Eles foram identificados pelo jornalista Gustavo de Almeida como o grupo dos 40 da Evaristo.
Os Coronéis Barbonos se uniram a esses idealistas e os dois grupos realizaram duas marchas históricas na orla da Zona Sul (Ipanema-Leblon), nos dias 27 JAN 2008 e 17 FEV 2008. Na primeira reuniram cerca de 2.000 militares estaduais, contando com a presença de dezenas de Coronéis e Tenentes Coronéis da Polícia Militar, com bandeira nacional e com uma banda de músicos. Cerca de mil militares estaduais participaram da segunda, já sob forte repressão diante da intervenção da secretaria de segurança pública na PMERJ, após a exoneração do Coronel de Polícia Ubiratan, situação que persiste até a presente data.
Infelizmente, embora vários Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros tenham participado, nenhum Coronel Bombeiro Militar participou e a grande maioria dos mobilizados era Policial Militar, embora a tropa da Instituição também não tenha aderido como deveria.
Após esses atos, a mobilização foi diminuindo, embora alguns idealistas continuassem nas ruas lutando por melhores salários e por condições adequadas de trabalho. Isso perdurou até o dia 30 AGO 2009, quando organizamos a primeira Marcha pela Aprovação da PEC 300 no RJ, isso no dia 30 AGO 2009, reunindo cerca de 200 militares estaduais.
A luta pela Emenda Aglutinativa 2/2010 (PEC 300 + PEC 446) continua até hoje e chegou a reunir mais de 2.000 militares estaduais em uma das marchas realizadas em Copacabana.
Novamente, a mobilização foi se enfraquecendo, mas destemidos idealistas continuaram nas ruas do Rio de Janeiro realizando vários atos na luta por cidadania, até que no dia 17 ABR 2011, os Bombeiros Militares - Guarda Vidas na maioria – e poucos Policiais Militares deram início a um novo movimento ascendente na mobilização, promovendo atos cívico-democráticos, como fizeram os 40 da Evaristo em 2007, escrevendo com milhares de mãos páginas gloriosas na história do CBMERJ.
Isso é a história.
Lembro as palavras que repito desde 2007, no sentido de que a mobilização não pode parar nunca, pois só assim alcançaremos e manteremos os nossos objetivos.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

Cel Paúl,tudo que o Senhor Falou é verdade,eu Pude ver de Perto sou testemunha.BM do Rio

Anônimo disse...

Cel Paul

Na sua história sobre reivindicações, contada a sua maneira, dizer que "nenhum" Coronel BM participou é mentirosa, para não dizer outra coisa.
É por afirmações desse tipo, desagregadoras e inverídicas, que fazem com que Oficiais BMs que poderiam hoje estarem presentes e ajudando a organizar e principalmente, "pensar", evitarem fazer parte.
O movimento é de Bombeiros, como já foi dito e repetido, porquê a sua PM não comparece.
Um Cabo BM consegue reunir 4.000 companheiros.
Porquê dois Coroneis PM não conseguem reunir nem cinquenta PM?
Falta de liderança ou satisfação financeira com as propinas e arrêgos?
O govêrno do Sergio Cabral é ruim e quer nos submeter, mas como todo govêrno é articulado e preparado, principalmente para negociar com incompetentes.
Os falsos líderes, aqueles que usam os BM como "massa de manobra" nem na sala de negociações deixam entrar.
Antes de falar dos Coroneis BM ausentes não se esqueça de falar dos também ausentes Coroneis PM e de sua tropa covarde e que não se ombreia com quem quer melhorar.
Pelo que nos consta, a Justiça Militar não expediu nenhum mandado de prisão para "nenhum" Coronel PM. E deveria, se realmente tivesse havido o crime de incitamento, principalmente.

Anônimo disse...

CEL.BOM DIA!Ñ PODEMOS ESQUECER QUE NO GOV.BRIZOLA,PMS, E SOMENTE PMS,SEM APOIO DE BMS,SEM APOIO DOS OFCS DE AMBAS CORPORAÇOES,SOMENTE PRAÇAS PMS,CONSEGUIRAM PARAR A PM.COLOCAMOS MAIS DE 1500 PMS NA CINELANDIA,SEM UM COMANDO ESPECIFICO,APENAS COM UNIÃO.PARA QUEM Ñ LEMBRA, A PM DO RJ PAROU!!O BPCHOQ AGREDIU,ALGUNS FORAM PRESOS,NOSSAS ESPOSAS AGREDIDAS NO PAL.GUANABARA,MAS NO FINAL TIVEMOS QUASE 120%DE AUMENTO.FORAM FAVORECIDOS OS BMS,OS OFCS DE AMBAS CORPORAÇOES,O BPCHOQ,ETC..HOJE NINGUÉM FOI EXCLUIDO,NINGUEM APANHOU,E BASTOU O GOV.AMEAÇAR PARA ESVAZIAR UM MOVIMENTO QUE PODERIA RENDER FRUTOS.SE VÃO ENTRAR COM MEDO DE REPRESARIAS QUE COM CERTEZA VIRÃO,Ñ ENTREM!!!!!

ROGÉRIO NARCISO disse...

COMPANHEIROS, A HORA É DE UNIÃO E NÃO DE MÁGOAS PASSADAS, OS EXEMPLOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO PASSADO, DEVEM SIM SEREM USADOS AGORA EM NOSSA LUTA.A NOSSA UNIÃO É QUE É O MAIS IMPORTANTE NO MOMENTO, E NÃO OS ERROS E OMIÇÕES DO PASSADO.MÁGOAS PESSOAIS, SÓ RACHAM O MOVIMENTO, E É TUDO ISSO QUE O GOVERNO QUER. REPITO A HORA É DE UNIÃO E "SOMENTE JUNTOS SEREMOS FORTES"
1º SGT NARCISO

Anônimo disse...

Esse mesmo sr. Sergio Ruy,foi gestor do ministério do planejamento do primeiro governo do presidente LULA,Foi terrivel a sua administração pros servidores federais.Até que começaram a eclodir greves e paralizações em todos os sertores do funcionalismo,forçando o presidente a decretar sua saida.O mesmo tem que acontecer aqui.Temos que fazer com que o gov. entenda que a administração desse cidadão é danosa ao funcionamento das instituições.Me lembro bem que já naquela data, que ele mencionou, nossas associações pediam uma reposição de 64%,foi-nos oferecido 25% em dois anos.Rejeitamos e a consequencia que pagamos até hoje.Ele nos deu 4% no primeiro ano e 8,5 e ano passado por prassão do proprio comandante geral 10%.Quer dizer,pra quem precisava de 64% de imediato,levou 27 em quatro anos,porem,teve aproximadamente 30% de inflação no periodo ele ainda nos deve 71% hoje,se fossemos receber hoje ,daqui a quatro anos quanto teremos de inflação pela frente???Conclusão como diz o capitão Nascimento esse sr. Sergio Ruy e seu respectivo patrão são dois FANFARRÕES.