sábado, 14 de maio de 2011

QUERIDOS BOMBEIROS MILITARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Quem não gosta dos Bombeiros?
Quem não reconhece o heroísmo dos Bombeiros?

Bombeiros e Policiais, vocês são seres humanos especiais e, para não transformar esse artigo em um livro elencando suas ótimas qualidades, cito apenas que quando todos fogem diante do perigo, são vocês que investem contra o perigo para salvar vidas, sem dúvida, são seres vocês especiais.
Ao longo de mais de 30 anos de serviço na Polícia Militar a minha admiração por vocês, mas sempre os via de longe, nos quartéis e nos noticiários sobre a bravura de cada um de vocês. No último mês, convivi com milhares de vocês nas ruas do Rio de Janeiro, quando iniciaram a luta por cidadania. Com um número significativo eu conversei por horas, conheci seus familiares e suas dificuldades para o exercício profissional, as suas dores do cotidiano.
Eticamente, tendo atuado como um amigo mais antigo, alguém que já viveu o que vocês estão vivendo (estou na mobilização desde 2007) e que teve muitas perdas nessa luta contra o poder político, sofrendo as represálias de governantes que não tem amor ao povo e muito menos aos servidores públicos que servem e protegem essa sofrida população fluminense. Sou Coronel da PM, assim como, o Coronel Rabelo e o Coronel Vivas, que já compareceram aos atos cívico-democráticos. Não fujo das minhas responsabilidades como Coronel, mas não posso, lamentavelmente, comandá-los, essa honra deve caber aos Coronéis do Corpo de Bombeiros que vierem a ingressar na mobilização.
E, na condição de “orientador”, gostaria de ratificar o que tenho falado publicamente e escrito nesse espaço democrático e no twitter e esclarece alguns pontos com relação aos últimos acontecimentos.
1) A nossa primeira preocupação nesse instante é apoiar os Oficiais e Praças que tiveram a prisão decretada. Isso já está ocorrendo, o apoio jurídico está desenvolvendo as missões cabíveis, inclusive com o apoio de parlamentares.
2) Vencida essa etapa, temos que apoiar a família desses Bombeiros Militares. É hora dos amigos mais próximos entrarem em contato pessoal com os familiares, oferecendo todo apoio, nesse momento muito difícil para esposas e filhos. É urgente que estejamos ao lado deles, nada pode faltar a esses familiares. Peço que ajam nessa direção.
3) Temos que parar de sermos presos, isso não resolve nada. Os atos devem ser pacíficos e ordeiros, como a caminhada de ontem da ALERJ até o Hotel Copacabana Palace, ícone do turismo no Rio de Janeiro. Um show de cidadania, uma resposta muito inteligente a ação do governo Sérgio Cabral de promover a prisão dos chamados “líderes”. Não tenham dúvidas, o governo Sérgio Cabral, apesar do apoio da imprensa que precisa do governo para “comer”, sofreu um tremendo desgaste.
4) Observem que nós, PMs e BMs fazemos atos nas ruas desde 2007, todos ordeiros e pacíficos, realizados por BMs e PMs, desarmados, em trajes civis e de folga. Uma contagem rápida de todos esses atos nos aproxima dos CEM atos realizados sem nenhum PM ou BM preso por participar deles. Fomos presos por outros motivos, como tinha ocorrido administrativamente com o valente Capitão PM Lauro Botto, por exemplo. Ontem, fomos presos e recolhidos ao GEP, por incitamento à prática de crime militar, algo que só foi possível em razão das faltas ao serviço.
5) Não precisamos ficar presos para ganhar essa luta por cidadania, a capacidade de mobilização que vocês têm demonstrado, como as caravanas do Interior; a capacidade de organização que demonstraram ao ocupar as escadarias da ALERJ, com o devido apoio logístico para alimentação e pernoite; a capacidade de produzir panfletos, faixas e cartazes rapidamente; a capacidade física que possuem para suportar longas caminhadas, repletas de idealismo; a aprovação que possuem de quase 100% da população; a desaprovação enorme do governo Sérgio Cabral junto à população e destemor e o indispensável apoio que têm recebido dos seus familiares demonstram claramente que vocês tem CAPACIDADE PARA VENCER, sem praticar ilegalidades.
7) Temos que nos estruturar melhor, planejar melhor. Ontem, nós éramos cerca de 25 mobilizados na ALERJ e diante de boatos que o Batalhão de Choque nos retiraria do local de qualquer forma, a partir das 22:00 horas, em dez minutos nos organizamos para resistirmos, enfrentando essa dificuldade que acabou não se concretizando.
6) Vocês programaram um novo ato para segunda-feira, nas escadarias da ALERJ, a partir das 08:00 horas, eu estarei com vocês e esse precisa ser um ato impecável, perfeito, uma mobilização que traga toda a população do Rio de Janeiro para o lado dos Bombeiros Militares. Organizem-se para que isso aconteça. Na 2ª feira temos que programar as nossas ações com a devida antecedência para que todos possam organizar as suas vidas pessoais e continuarem lutando por cidadania nas ruas. Não podemos esquecer que a partir da ALERJ, nós podemos abraçar o Fórum da Capital, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Câmara de Vereadores, a OAB/RJ, o Quartel General da PMERJ (convidando os Policiais Militares), o Teatro Municipal, etc, todos esses atos impactantes, pacíficos e ordeiros, citando alguns exemplos de atos de cidadania. Todos esses locais são próximos, ninguém ficaria cansado.
7) O tempo no Rio está péssimo, caso melhore, vou reunir “meia dúzia” de PMs e familiares para realizar um ato na Zona Sul do Rio, amanhã. Por favor, trabalhem e descansem, deixem esse ato conosco, pois ele será mais contundente. Iremos dar continuidade ao abaixo assinado que começamos na ALERJ no sentido de que a população do Rio manifeste apoio aos Bombeiros Militares, nós podemos reunir 100.000 assinaturas. Faremos uma panfletagem e a exibição de faixas, dentre elas:
- Gov. Sérgio Cabral é incapaz de colocar professores nas escolas públicas, mas foi eficiente para PRENDER 6 BOMBEIROS que lutam por cidadania.
- Gov. Sérgio Cabral não consegue fazer hospitais públicos atenderem bem a população, mas foi eficiente para PRENDER 6 BOMBEIROS que lutam por cidadania.
- Gov. Sérgio Cabral não disponibiliza leitos suficientes de CTIs nos hospitais públicos, mas foi eficiente para PRENDER 6 BOMBEIROS que lutam por cidadania.
- Gov. Sérgio Cabral não consegue prender o TRAFICANTE NEM da Rocinha, mas foi eficiente para PRENDER 6 BOMBEIROS que lutam por cidadania.
- Gov. Sérgio Cabral não conseguiu CENTENAS DE TRAFICANTES que fugiram do ALEMÃO, mas foi eficiente para PRENDER 6 BOMBEIROS que lutam por cidadania.
- Gov. Sérgio não consegue fazer o Metrô, os trens, os ônibus e as barcas funcionarem corretamente, mas foi eficiente para PRENDER 6 BOMBEIROS que lutam por cidadania.
8) É hora de contra-atacar no Ministério Público e no Poder Judiciário. Essa tarefa eu posso realizar como cidadão, mas para isso preciso:
- Cópia do Bol Int do CBMERJ que publicou as 36 transferências;
- Nome e endereço da empresa que alugou o avião que foi impedido de decolar no dia 17 ABR 2011, assim como, a nota fiscal do serviço contratado ou no mínimo informar o valor pago;
- Cópia da Nota Fiscal da faixa que foi apreendida no dia 17 ABR 2011 ou pelo menos informar onde foi feita e o valor pago; e
- Nome do Oficial (ais) que compareceu na empresa impedindo a decolagem e apreendendo a faixa
9) A tendência é que o tempo não melhore no Rio e se isso se confirmar, levarei os panfletos e as faixas na 2ª feira para a ALERJ, para submetê-los à avaliação dos mobilizados quanto ao emprego ounão na mobilização.
Queridos Bombeiros Militar, parabéns pela mobilização.
Obrigado pela oportunidade de participar com vocês desses momentos de extrema relevância histórica para: o Corpo de Bombeiros, o militarismo, o Rio de Janeiro e o Brasil.
Até segunda para todos e até amanhã para alguns.
Quem não gosta dos Bombeiros?
Quem não reconhece o heroísmo dos Bombeiros?

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

6 comentários:

Anônimo disse...

O W Montes informou que segunda ás 9;00 terá um encontro com o gogo, o certo séria ele ter iso ao GEP, pois, o Botto se diz amigo dele, ou ele foi as escondidas, mas creio que não, é muito bom que prestemos atenção em quem são os homens honrados e quem são os covardes, pois vários dep e coroneis se apresentaram ano passado se dizendo defensores dos BMs e PMs e se mostrarm mentirosos e covardes, até mesmo o pinguim que gosta de aparecer pela mídia não deu as caras deve estar se exibindo no Zoo. O senhor é o único e verdadeiro Coronel.
Juntos Somos Fortes,
Nem um passo daremos ATRÀS.

Anônimo disse...

O GOVERNO DO ESTADO DO RJ ESTÁ DESESPERADO DIANTE DA MOBILIZAÇÃO GRANDIOSA E ORDEIRA QUE OS BM´S E PM´S (FAMILIARES E COMUNIDADE)VÊM REALIZANDO; HOMENS E MULHERES DE BEM E ESPETACULARES PROFISSIONAIS QUE A TEMPO VÊM, INFELIZMENTE, SE RESPONSABILIZANDO PRATICAMENTE POR TODOS OS SERVIÇOS ESSENCIAIS NO ESTADO DO RJ (AFASTANDO DE SUAS ATIVIDADES FINS), PELA INCAPACIDADE DE GESTÃO DO ATUAL GOVERNO, QUE ADOTA COMO PRÁTICA A DESVALORIZAÇÃO/DESARTICULAÇÃO DE CATEGORIAS PROFISSIONAIS, TIPO:(FUNCIONÁRIO PÚBLICOS, PROFESSORES, PROFISSIONAIS DA SAÚDE - MÉDICOS, ENFERMEIROS, PSICOLÓGOS ETC)
ONTEM, DIA 13 DE MAIO 2011, O MOVIMENTO, MAIS UMA VEZ SE MOSTROU QUE ESTÁ FORTALECIDO E QUE TEM CAPACIDADE DE ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO.
A CAMINHADA A COPACABANA FOI A MELHOR RESPOSTA AO EXMO. SR. GOVERNADOR SERGIO CABRAL DEMONSTRANDO QUE NÃO SOMOS SOMENTE "MEIA DÚZIA" E MUITO MENOS QUE SOMOS MASSA DE MANOBRA - SEGUNDO CONCEITOS DE BOURDIER - ENCABEÇADA POR ALGUNS POLÍTCOS. É CLARO QUE ESTAREMOS DO LADO DE QUEM NOS APOIAM E APOIARÃO.
NA CAMINHADA FOI IMPOSSÍVEL NÃO SE EMOCIONAR QUANDO VIMOS MORADORES NAS JANELAS DE SEUS PRÉDIOS, APLAUDINDO, CANTANDO, TREMULANDO BANDEIRAS DO BRASIL DEMONSTRANDO APOIO AO MOVIMENTO.
AS DIRETRIZES SUGERIDAS PELO CEL SÃO COERENTES E ACREDITO QUE DEVAMOS DECIDIR EM CONJUNTO, TODOS OS BM´S E PM´S E DEMAIS PESSOAS DO BEM NOSSOS PRÓXIMOS PASSAMOS.

PARABÉNS A TODOS SENHORES E SENHORAS PELA DEMONSTRAÇÃO DE CIDADANIA E INDIGNAÇÃO!

Anônimo disse...

TSE RECEBEU PEDIDO DE CASSAÇÃO DO CABRAL

As acusações contra o Cabral são por abuso de poder econômico (será?), uso indevido dos meios de comunicação (humm, ninguém viu) entre outras. Vamos prestar atenção ao andamento do processo no TSE, nas últimas eleições três governadores foram cassados.

Anônimo disse...

Coronel,
O Governador Sérgio Cabral confirmou presença, junto com o Beltrame e outros, no Desafio da Paz, corrida que se realizará, amanhã, domingo, no Complexo do Alemão.
Estaremos representados por um grupo de 20 bombeiros, estamos pensando em fazer algo, o que o senhor recomenda?
Grande abraço.
Firmeza no propósito!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Fica difícil dar uma ideia, pois o aspecto esportivo ficaria prejudicado, a disputa.
Mas como não fico sem dar opinião, eu proporia que todos corressem juntos, no ritmo de menos preparado, chegando juntos ao final. Se alguém perguntar, respondam: O Corpo de Bombeiros está mais unido do que nunca.
Alguém deveria filmar e/ou fotografar.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

simbolize o luto pelos companheiros ou algemas.....e segunda feira simular o enforcamento de um companheiro....e os companheiro vao algemados e peçam a populaçao para abrir as algemas assim estaremos trazendo a populaçao para nosso lado bem como estaremos simbolizando um ato no qual quem deve ter direitos humano nao tem cade a comissao de direitos humanos da assembleia....