domingo, 15 de maio de 2011

O ESTRANHO CASO DOS GUARDAS VIDAS.

Cinco Bombeiros Militares tiveram mandados de prisão expedidos em se desfavor, três Oficiais e dois Praças, que integram o grupo dos mobilizados que desde o dia 17 ABR 2011 estão nas ruas do Rio de Janeiro lutando por cidadania.
Eles foram colocados na condição de líderes e acusados de incitamento, artigo 155 do Código Penal Militar.
O GLOBO
Juíza decreta a prisão preventiva de cinco bombeiros líderes de greve
(...)
"A prisão se dá pelo incitamento à prática de crimes militares e exposição da população carioca e fluminense até mesmo a risco de morte, e não pelo simples fato da greve em si, e muito menos pelo fato de lutarem por melhores condições de trabalho e salários", destacou a juíza, em nota.
(...)
"Os militares aderentes ao movimento vêm abandonando suas funções de defesa civil, deixando exposta a população carioca e seus visitantes, que, por exemplo, nas praias, como tem sido noticiado em toda a mídia, não têm contado com a imprescindível presença dos guarda-vidas do G-Mar, sujeitando a risco de morte os seus freqüentadores", disse a juíza, em nota.
(...)
"Ante o exposto, a prisão dos 'organizadores' do movimento mostra-se imprescindível à garantia da ordem pública e para a manutenção dos princípios da hierarquia e da disciplina militares, que se encontram ameaçados", completou (leiam)".
Salvo melhor juízo, nesses trechos, o poder judiciário não citou qualquer liderança para fundamentar a decretação, tudo indica que seja uma interpretação do jornal O Globo.
A leitura desses extratos da nota da juíza da AJMERJ deixa claro que a preocupação é preservar a população que freqüenta as praias contra o risco de morte, em razão da falta dos Guarda Vidas, nesse caso que teriam sido incitados pelos acusados.
Sem dúvida, deixar os postos de Guarda Vidas descobertos ou cobertos com número insuficiente de Bombeiros Militares causa risco de morte.
Diante de tal realidade, causa estranheza o fato de ninguém estar contestando a ação do comandante geral do Corpo de Bombeiros que retirou de uma só vez trinta e seis Guarda Vidas da orla da Zona Sul. Tal ação deixou descobertos postos da orla,
sujeitando a risco de morte os seus freqüentadores (a população), conforme a acertada fundamentação contida na nota. Aliás, vale a pena lembrar que no final de semana seguinte duas turistas de São Paulo morreram afogadas na Joatinga e até onde eu sei, o posto de Guarda Vidas estava descoberto.
Além dessa verdade, não custa lembrar que as transferências se deram em um único boletim, após uma caminhada pacífica e ordeira realizada na Praia de Copacabana com a participação dos Guarda Vidas transferidos, existindo indícios de ser uma retaliação, a denominada “punição geográfica”. Tal possibilidade ganha relevância se considerarmos que os Guarda Vidas foram transferidos para quartéis de fogo, onde não podem exercer sua especialidade.
Salvo melhor juízo, para manter uma análise coerente de um fato concreto, ou seja, promover que os postos de salvamento ficassem desguarnecidos de Guarda Vidas, penso que a instauração de um IPM para apurar a real motivação para promover ao risco de morte a população, não deixando de considerar os dois óbitos citados.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

12 comentários:

Anônimo disse...

Prender o militar é mole, quero ver colocar na cadeia os traficantes, ladrões, pedófilos e políticos que matam muito mais cidadãos do que o movimento dos bravos herois do fogo.

Anônimo disse...

Partindo deste princípio deveriam prender todos os Diretores de HOSPITAIS DO rj. E aos montes de médicos que simplesmente faltam os seus plantões, pq não decretam a prisão deles tbm?

Anônimo disse...

A ta os guardas vidas não estam na orla, por isso o cidadão esta em risco. E quem vai ser preso se algum cidadão morrer contaminado pelas aguas podres da maioria das praias cariocas? Quem vai ser preso por despejar milhões de litros de esgoto nas águas? Quem vai ser preso quando a CEDAE deixar todo um bairro ( com crianças e idosos) uma semana sem água? Quem vai ser preso pela explosão de boeiros no RJ?
A tão de brincadeira ne!!!!!

Anônimo disse...

Quem deveria ser preso é o pseudo-governador ditador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, por estelionato eleitoral. Ele tem um apetite enorme para barrar qualquer tipo de investigação ou crítica em seu governo. É o chamado controle da imprensa.

Conosco você pode mais! disse...

Se cada um dos bombeiros levassem suas esposas, filhos, irmãos, o número seria 5 vezes maior de mobilizados. Será que é tão difícil assim levar ao menos o conjuge? Se as esposas fossem, seria mais fácil pra nós que estamos lá mobilizarmos as mulheres, mas parece que ou elas não querem ou seus maridos as mantém feitos bichinho de estimação em casa. O número de mulheres ainda é muito pequeno. Mulheres, será que as senhoras não percebem que agora somos mais importantes que tudo, chegou a nossa vez! Bombeiro leva a sua jóia preciosa contigo, podemos evitar muita coisa, e não somos passíveis de prisão administrativa militar e nem de IPM.

Abigail Freitas
Juntas Somos Fortes, Mais que eles até!

Anônimo disse...

E u estou participando por que quero,pensando em dar mais dignidade a minha familia!!!!

Anônimo disse...

CEL.BOM DIA!PORQUE SERÁ QUE A MAGISTRADA QUE MANDOU PRENDER OS BMS,Ñ INVESTIGA PORQUE O S.CABRAL ESTÁ 4ANOS SEM QUERER DIALOGAR?PORQUE ELA Ñ MANDA INVESTIGAR AS MORTES DOS PMS QUE ESTAVAM SEM ROUPAS ANT-CHAMAS?PORQUE Ñ MANDA INVESTIGAR O CONTRATO ANTECIPADO COM A SUPER VIA?TALVES A SUPER VIA TENHA UMA BOA ADVOGADA!PORQUE Ñ INMVESTIGA A ONDE ESTÁ O DINHEIRO DA PETROBRAS QUE ESTÁ NAS CAMISETAS DOS SALVA-VIDAS?PORQUE Ñ INVESTIGA O CONTRATO PARA A MAN.DAS VTR DA PM?OS CARROS COMPRADOS PELO SEC CORTES?PORQUE Ñ INVESTIGA A FALTA DE REMEDIOS,MACAS,LEITOS?QUEM PODERÁ RESPONDER!!!!!!!!

Anônimo disse...

Quando os guardas bancarios fizeram greve, a Polícia Federal ordenou aos bancos que não funcionassem por falta de segurança.

Se as prais estão sem guarda vidas, por que nenhuma otoridade mandou interditar as prais?

se os bancos não podem fornecer o pagamento dos aposentados por falta de segurança, por que as prais não podem ser interditadas para preservar a segurança dos banhista, que na maioria são riquinhos?

Penso que cabe ao MP ou ao Exército onde os Bms são força auxiliar ou a Marinha que é responsável pelo mar, se manisfestar.

Proíbir o podre de receber sua aposentadoria, ninguém se encomoda, mas proíbir os riquinhos e turistas tomarem banho de mar, mesmo no frio, ninguém se atreve.

Nem um passo daremos ATRÀS.

Anônimo disse...

Prenderam cinco Bombeiros trabalhadores, mas o bombeiro que era CONTRAVENTOR tem seu nome como HOMENAGEM: SALA ANTONIO CARLOS MACEDO e pasmem no GEP!!!!! Sensacional!!!!! Mais ainda não me lembro dele ter sido preso pelo Corpo de Bombeiros ou AJMERJ em algum momento de sua carreira. AH, não deve ter dado tempo, eles iam fazer, mas só que ele morreu....

Anônimo disse...

O que me admira não é só o fato de cinco bombeiros trabalhadores estarem presos, mas de um único bombeiro CONTRAVENTOR não ter sido preso pelo CBMERJ ou AJMERJ durante toda a sua carreira. AH! Eles iam fazer, mas ele foi rapidamente assassinado com pouco mais de 20 anos de bombeiro, não deu tempo. Aí ele resolveram HOMENAGEÁ-LO dando seu nome à uma Sala de Musculação: SALA ANTONIO CARLOS MACEDO e pasmem, no GEP!!!!!!

Anônimo disse...

O Exmo governador está esquecendo que a Corporação SUSTENTA Secretaria de Saúde, colocar o CBMERJ subordinado a SES é uma maneira de roubar todos a nossa verba.
Agora, não quer conversar, e ainda quer colocar a população contra os militares que reinvindicam melhores condições de trabalho. É uma vergonha esse governador!!!!

Anônimo disse...

OS BMS SÃO QUERIDOS POR TODA A POPULAÇÃO,MAS A JUIZA MANDOU PRENDER 5 POR LUTAREM POR UMA VIDA MAIS DIGNA PARA SUAS FAMILIAS.JÁ O SECRETÁRIO,É ACUSADO POR DESVIO DE VERBAS DA SEC.DE SAÚDE,COMPRAS SUPER FATURADAS,CUNHADO COM CARGO DE CONFIANÇA ROUBANDO,Ñ PODEMOS ESQUECER QUE A ESPOSA ABRIU UMA LOJA EM UM DOS ESPAÇOS MAIS CAROS DO RJ,SERÁ QUE O SALÁRIO DE SEC.DA PARA BANCAR ISTO?MAIS ISTO Ñ INTERESSA A MAGISTRADA,O QUE INTERESSA SÃO OS 5 BMS LUTANDO PARA GANHAR UM POUCO MAIS!!!!!