terça-feira, 15 de março de 2011

GOVERNO SÉRGIO CABRAL: GRAVÍSSIMAS DENÚNCIAS CONTRA COMANDO GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS QUE PODEM ALCANÇAR TAMBÉM O COMANDO DA POLÍCIA MILITAR.

Bombeiros Militares representaram contra o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro junto à Ouvidoria Geral do Ministério Público (MPRJ GCOM 201100204469 23022011 16:08:50); à Procuradoria Geral de Justiça (MPRJ GCOM 201100204464 23022011 16:08:14) e à Presidência da ALERJ, conforme o contido na documentação da qual recebi cópia.
O cerne da representação é baseada em tese na prática de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA por parte do comandante, em face de manter sem função mais de uma centena de Oficiais do CBMERJ, os quais recebem os seus salários mensalmente, sem trabalhar, completamente ociosos e sendo pagos pelos cofres públicos. Na comunicação os Bombeiros Militares alegam também a existência de problemas no tocante às promoções por merecimento dos Oficiais da corporação.
A gravidade dos fatos denunciados é muito grande.
Cabe destacar que a realidade denunciada pelos Bombeiros Militares, não é diferente na Polícia Militar, bastando que o Ministério Público cobre ao Comandante Geral a relação dos Oficiais que estão na Diretoria Geral de Pessoal (DGP) da PMERJ e há quanto tempo.
Na prática o que ocorre é o seguinte, tanto no CBMERJ, quanto na PMERJ:
Oficiais que não interessam ao poder político ou ao comando das corporações são exonerados de funções de Comando, Chefia ou Direção e transferidos para a DGP com a seguinte motivação: aguardando movimentação e função.
Isso dá um ar de legalidade.
Todavia essa movimentação e função nunca aparecem e os Oficiais desafetos do poder político (governo) ou dos comandos gerais ficam meses, anos, sem função, sem trabalhar e recebendo os seus salários normalmente, situação conhecida nas duas corporações como "GELADEIRA".
Tal realidade caracteriza que o DINHEIRO PÚBLICO está sendo jogado no lixo intencionalmente pelos comandos gerais das instituições, pois estão sendo pagos dezenas, centenas de Oficiais que não trabalham.
Cidadão, imagine o montade anual dos salários pagos a dezenas, centenas de Oficiais que não trabalham.
Atualmente, por ter sido transferido compulsoriamente pelo governo estadual para a inatividade (2010), não acompanho a situação atual dos Oficiais que estão na "GELADEIRA" da Polícia Militar, não posso dizer quantos estão ganhando sem trabalhar, mas lembro de dois casos:
- Coronel Príncipe, ex-Comandante do BOPE e do 6o BPM. Princípe foi o Oficial que denunciou que devido a facilidade da ocupação de comunidades carentes da Tijuca, a tomada poderia ter sido feita por escoteiros. No blog denunciamos que tal facilidade é devida ao emprego da Tática de Transferência de Traficantes (Triplo T), criada na gestão Beltrame, quando a Polícia Militar opta por não tentar prender (cercar efetivamente) os traficantes, para permitir a ocupação com as UPPs, sem confronto, pois os traficantes seguem para outras comunidades, como já ocorreu uma dezena de vezes.
- Tenente Coronel Roberto, ex-Comandante entre outros do 6o e do 15o BPM, tendo sido exonerado desses comandos por participar da mobilização por melhores salários. Roberto está na "GELADEIRA" pelo segundo período nos últimos anos.
Ratifico, basta o Ministério Público cobrar que a PMERJ terá que fornecer os que estão congelados.
Ratifico, a denúncia é gravíssima, exige pronta resposta dos órgãos que receberam as comunicações, assim como, por parte do governo Sérgio Cabral, pois são fatos facilmente comprovados.
Lembro a todos que os Coronéis Barbonos foram colocados na "GELADEIRA" no início de 2008, após terem liderado mobilização institucional por salários dignos e adequadas condições de trabalho, alguns permanecendo longo período nesta situação.
Eu fiquei nessa situação do dia 30 de janeiro de 2009 até 21 de abril de 2009, quando o então Comandante Geral, Gilson Pitta Lopes, aplicou uma lei nova criada pelo governo Sérgio Cabral que reduziu o tempo de serviço dos Coronéis no serviço ativo, provocando a minha transferência compulsória para a inatividade aos 53 anos de idade, mesmo eu já sendo Coronel antes da criação da lei, ou seja, a lei nova retroagiu para me prejudicar.
Estou entrando no Poder Judiciário com ação de reparação.
Eu comuniquei a situação da "GELADEIRA" ao Ministério Público, mas considerando o prazo decorrido, penso que tenha sido arquivada.
Penso que os problemas relativos às promoções de Oficiais por merecimento denunciados pelos Bombeiros Militares, também possam estar ocorrendo na Polícia Militar, inclusive cheguei a fazer uma comunicação ao MP a esse respeito, sobre a qual também não tenho informações sobre o resultado prático.
Por derradeiro, espero que a mídia fluminense se interesse por esses problemas gravíssimos e contribua para que tudo seja devidamente esclarecido.
Documentação apresentada pelos Bombeiros Militares para ler e imprimir se for o caso:
Página 1 (leia) + Página 2 (leia) + Página 3 (leia) + Página 4 (leia) + Página 5 (leia) + Página 6 (leia) + Página 7 (leia) + Página 8 (leia) + Página 9 (leia) + Página 10 (leia) + Página 11 (leia) + Página 12 (leia) + Pagina 13 (leia) + Pagina 14 (leia).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

17 comentários:

Anônimo disse...

Comandante,

Como faço para ficar em uma dessas
"geladeiras", é o meu sonho, só
assim estudo mais e saio mais rápido dessa Corporação tão querida, mas falida.

Está brabo de aguentar, a insatisfação é generalizada....

Anônimo disse...

Mais uma vez os bombeiros mostram que o medo está sendo vencido. Depois das vaias no Cabral vem agoro essa denúncia gravíssima contra o Cmt Geral. Provavelmente ainda virão muitas coisas à tona.

EDIVAL ANCHIETA disse...

essa semana respóndi por e-mail a um colega, que estava na hora de parar de proteger o comandante geral!!! taí a resposta

Anônimo disse...

Ora cel, o sr sempre soube que existiu gente na geladeira, ganhando dinheiro sem nada fazer. eu trabalhei em grandes empresas e pessoas so eram promovidas quando haviam vagas. eu nunca conheci um gerente ou diretor que tivesse ficado na geladeira. logo, se as coisas com o erario fossem serias, os cargos seriam designados funcao de tenente, de capitao e asim por diante ate chegar a coronel, e as pessoas so seriam promovidas se houvesse espaco na piramide.

Anônimo disse...

Se nós somássemos o numero de oficiais que estão na geladeira com aqueles que estão adidos, acredito que formariamos uns quatro batalhões só de oficiais.

Anônimo disse...

Na verdade todos os Comandantes deveriam ser escohidos por votação dentro da corporação, e não, ser escolhido pelo Governador como cargo de "confiança", diga-se, de "manipulação". É isso que acaba com a nossa dignidade!!!

Anônimo disse...

Não consigo entender porque os coorneis ficam tão chateados quando estão na geladeira ou quando são aposentados a força??

Será que gostam de trabalhar?
Se é isso porque não trabalharam quando puderam??

Qual será o mistério?

Uma vez um Cel full me falou que iria entrar na jsutiça porque iriam aposentá-lo!!!!!

Deve ser louco.... LOUCO POR GRANA E POR MORDOMIA!!!!!

Anônimo disse...

Certamente quando o sr era corregedor isto não acontecia....

Anônimo disse...

O engraçado nisso tudo é que isso existe a anos, talvez décadas e só agora nesse governo denunciam....
Qtas promoções e cargos foram ocupados dessa forma??? Que tal o Sr nos dizer como são os critérios para promoção por merecimento???

Anônimo disse...

Acabara de ser publicado no Boletim do CBMERJ, que o Senhor Cláudio Silva, vulgo "claudinho Mestre Sala da Beija-Flor" ano de inclusão no CBMERJ 1999, ressalva, não existiu concurso nesse ano, acabara de regressar ao CBMERJ, tendo em vista, está adido. senhores, pasmen ! A CASA CIVIL, ou seja, está sendo demitido por inclusão no CBMERJ através de FRAUDE, e ainda, estava adido a Casa Civil.

SOCORRO !!!!

Anônimo disse...

A grande verdade é que nunca houve uma preocupação com a gestão de pessoal no CBMERJ. Sempre houve interesse dos próprios oficiais em inchar a Corporação, pois dessa forma aumentaria o número de vagas no topo da pirâmide, e o que se vê hoje, temos um sem número de Cel, Ten Cel, Maj... batendo cabeça nos CBAs da vida, isso sem falar nos praças que no proprio Cmdo Geral só aparecem 2 vezes na semana. Podem fechar todos os concursos por vários anos (ABMDP e CFSD) e coloquem todos para trabalharem de fato que ainda vai sobrar gente. O que falta é coragem para tomar as medidas para sanear o nosso CBMERJ e valorizar aqueles que realmente querem trabalhar, mas, enquanto estiverem agindo em proveito próprio isso nunca vai acontecer.

Anônimo disse...

Cargo comissionado. O pior comandante do CBMERJ de todos os tempos. Porque não vi pior em (14)anos de vários salvamentos que já fiz. O denominado COMANDO (...), está acabando com instituição. Somos depreciados, pisoteados, humilhados, e por ser "papagaio de pirata", nada faz. O pior de tudo, é perceber que mesmo estando enrolado até o pescoço, no fundo, tenho certeza absoluta que o (...), não dorme tranqüilo. Deve ser horrível ser desprezado pelos verdadeiros BOMBEIROS. Saber que é um (...), independentemente de status, não é bem essa palavra, achei, MORDOMIAS, essa é a palavra. Quanto vale uma vida? Por que quem faz o bem nunca tem vez? Tem dias que salvo muitas pessoas no mar, principalmente no verão. Às vezes me vem esse pensamento, não comparando com dinheiro, mas porque quem salva tanto, não tem direito de dar uma vida digna aos seus? Seria pedir algo absurdo? Seria absurdo ter condição de morar em um local tranqüilo, sem ter que se sujeitar a bandidos? Porque como o PM, nós BM, como diz no linguajar dos meliantes: "Bombeiro é primo de PM", como já escutei varias vezes. Não, não entendam como desprazer de sê-lo, bem pelo contrário, é uma honra a analogia. Agora a sensação de abandono,não só pelo COMANDO (...), mas pelo pior governo estadual, o qual, regride em tempos que DEFESA CIVIL é fundamental. Pelo menos todos os países desenvolvidos, em vista das transformações climáticas, investem em prevenção, com uma DEFESA CIVIL forte, e um CORPO DE BOMBEIROS, também forte, tropa bem aceita em todos os cantos do mundo, que só aqui no RJ, é vista como nada. Excelente para um governante que se diz preocupado com o bem estar dos seus funcionários, e a população fluminense. Enquanto isso, penamos no desvio de nossa missão, na Sec. Saúde. Só o "descobridor do RJ". O cabral (com letra minúscula).
Continências Cel. Paul.
Da ELITE DESERDADA do CBMERJ.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelo apoio e pelos comentários.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

O interessante é que no CBMERJ tem médicos que estudam 20, 30 anos e se sujeitam a esquentar água, servir café, pedir suquinho atender telefones.... tudo isso para ir a Maj....è so lembrar a última promoção...

GMG disse...

Eu
Major BM estou hà quatro anos e quatro meses sem trabalhar! Na Geladeira ou, como se diz no Corpo de Bombeiros, na varanda, por ordem do Comandante Geral. Nenhuma função, nenhum cargo, ou missão. Todo esse tempo em casa, rcebendo e contando tempo para a Reserva remunerada, a qual já pedi e ainda serei promovido ao passar para a reserva. Isso é um caso de improbidade administrativa. Lembro que a palavra improbidade significa desonestidade, falta de retidão de caráter.

Anônimo disse...

cel paul a muito tempo comento com meus companheiros que infelismente nossas instituiços cbmerj e pmerj adiministrativamente estão falidas por interece politico sem falar da educação e saúde que é uma vergonha. bms e pms eramos escravos deste gov. ditador não somos mas se o gov. não nosder no minimo 100/ de almento teremos que tomar atitudedrastica cntamos com sr;. 03-06-11 estaremos fortes.

Anônimo disse...

cOM A FINALIDADE DE ADICIONAR INFORMAÇOES COMPARATIVAS VEJAM A LEI 10.486/02 EM CUJOS CONTEUDO SÃO MILITARES REFORMADOS CBM E PM/PENSIONISTAS REMANESCENTES DO ANTIGO DISTRITO FEDERAL, ABSORVIDOS PELA UNIAO NA FEDERAÇÃO RJ. PELO PATAMAR RECEBEM ACIMA DOS VALORES DO ESTADO MAS A ORIGEM É A MESMA - A ORIGEM É A MESMA.