sexta-feira, 4 de março de 2011

DELAÇÃO PREMIADA E O CAMAROTE DA POLÍCIA MILITAR.

BLOG CRÔNICAS DA VIDA ATUAL
Delação premiada na polícia e a polêmica do Camarote da PM no Sambódromo do Rio de Janeiro.
Nos tempos de estudante no colégio Pedro II em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, tive uma professora de geografia na oitava (atual nona) série que não ensinava nada de geografia, mas era uma grande contadora de "causos". Suas histórias eram sem fim, pois uma puxava a outra, era muito engraçado. Uma dessas histórias era do tempo em que ela morou na Alemanha. Ela afirmou que lá a "caguetagem" é coisa normal. Se um aluno joga uma bolinha de papel nas costas do professor, ele vira para a turma e pergunta "quem foi"? Todos os demais alunos apontam para o autor da gracinha, sem pestanejar. Aqui no Brasil, o buraco é mais embaixo. Geralmente o cara que é visto como dedo-duro passa a ser pior do que quem cometeu o erro do qual ele denunciou. Basta ver o caso do cantor Wilson Simonal, cuja brilhante carreira "foi pro saco" após os indícios de que ele seria informante do DOPS (até hoje não sei se era ou não era).
Pois bem, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro sugeriu essa semana o programa de delação premiada, onde policiais indiciados em processos administrativos podem colaborar entregando outros e diminuindo sua pena. Não é o melhor dos mundos, o ideal seria uma polícia sempre honesta, mas acho boa a tentativa e faz os caras pensarem duas vezes antes de fazer besteira, pois podem ser denunciados a qualquer momento.
Outra questão polêmica envolvendo a polícia carioca foi a ordem do mesmo Secretário de Segurança para a devolução do camarote que seria usado pela PM, cedido pela Liga das Escolas de Samba. Essa decisão, na minha opinião, foi para simples apelo popular. Não vejo qualquer problema do PM no momento de folga assitir o carnaval, poderia até ser um prêmio para os melhores PMs. Nem mesmo a justificativa de que a tal liga que organiza o carnaval é infestada de contraventores (bicheiros) faz sentido nesse caso. Temos mania de cobrar só da polícia e dos políticos. Então se o carnaval é uma festa dos contraventores, um ambiente que o policial não deve ficar, por que outros cidadãos de bem podem? Só por não serem policiais? Por que não se tira a organização das mãos dos bicheiros e então a polícia poderia ter seu camarote tranquilamente e todos os outros cidadãos também poderiam usufruir à vontade do lazer?
Já insisto muito nesse tema, falta atuação mais técnica em toda a administração pública. Sobram atitudes emotivas e populistas. Por que não se procura a causa básica dos problemas? Se a caixa d'água de sua casa tem um furo, vaza água, passa pela laje e cai na sua cabeça, você tem três alternativas:
1) Utilizar um guarda-chuva dentro de casa;
2) Impermeabilizar a laje para a água não infiltrar;
3) Consertar o furo da caixa d'água.
Me parece mais sensato consertar o furo da caixa d'água, porém a Secretaria de Segurança prefere deixar os bicheiros comandando o carnaval (o furo na caixa d'água) e proibir os PMs de ir no camarote (o uso do guarda-chuva), como se essa fosse uma grande ofensa à moral e aos bons costumes.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente, se comando da Pm deixa as Policiais femininas desfilarem com roupas sensuais, que moral eles tem, e ela diantes desses homens a qual prestam serviços, isso é tudo uma bagunça.

Anônimo disse...

Esse é o Brasil, o País do "me engana que eu gosto".
No sambódromo a mesma população hipócrita que defendeu a devolução dos camarotes exclusivos (o que acho mais do que correto), assistirá impassível, algumas até extasiadas, AUTORIDADES DE DIVERSAS ESFERAS DE PODER confraternizando e "somando abraços" com algumas figuras "satânicas".
As mesmas que há SÉCULOS financiam e ajudam a organizar, o "maior show da terra".
AÍ, PODE!!!

Anônimo disse...

Não sou contra a retirada do camarote da PM. O que acho é que deveria sair toda a PM do sambódromo. Não adianta tirar o camarote e manter o policiamento naquele local a serviço de uma entidade privada.Por que isto não ocorre? A PM policiando o sambódromo credibiliza aquele evento, e se é assim, tirar o camarote não faz a menor diferença.

Da Silva disse...

Quem concorda com o camarote da PM, com certeza já deve ter desfrutado dele.