domingo, 4 de outubro de 2009

A LUTA DO BEM CONTRA O MAL ESTÁ APENAS NO COMEÇO.

O cidadão fluminense lato sensu, ou seja, o que teve real acesso aos valores da cidadania e a conquistou, sabe que vivemos dias tenebrosos no Rio de Janeiro, onde a insegurança pública alcança todos os bairros, a saúde pública produz mortes em filas e em corredores hospitalares e a educação pública fabrica analfabetos funcionais.
Vivemos sob o reinado do caos e sob a pespectiva de um futuro sombrio, enquanto curtimos a praia, o samba e o futebol, esperando a Copa de 2014 e agora as Olimpíadas de 2016.
Contra tudo isso e de forma mais imediatista contra a destruição da Polícia Militar, um grupo de Coronéis da Polícia Militar desfraldou as bandeiras da ética, da honestidade e do interesse público em 2007, passando a enfrentar esse estado terminal dos valores da cidadania.
Uma luta desigual contra um poder político poderoso e opressor.
Conheça essa verdade (clique e conheça), assim como alguns dos idealistas que partiram para o enfrentamento do BEM contra o MAL, dentre eles, o Coronel de Polícia Lyrio, autor do artigo que transcrevemos a seguir:
A APROVAÇÃO DA PEC 300\08 COMO SOLUÇÃO IMEDIATA PARA UM PROBLEMA HISTÓRICO QUE AMEAÇA CADA VEZ MAIS A QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO PELOS NOSSOS HERÓIS PM E BM MILITATES EM TODO O BRASIL - O BICO.
A proposta de emenda constitucional 300/08 é um avanço importante para a área de segurança pública brasileira. Ela resgata a dignidade das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares de todo Brasil, nivelando os soldos destas instituições aos do Distrito Federal, onde um Soldado recebe R$4.000,00 por mês.
Analisando-se a proposta por um enfoque simplista, imagina-se que no contexto da realidade financeira dos estados, tal proposta seria inviável, mas, na verdade, um dos benefícios constantes na pec em análise é exatamente a criação de um fundo federal de auxílio financeiro aos estados-membros que necessitarem de verba para complementar o piso nacional proposto. Portanto, trata-se de uma proposta ousada que visa à melhoria dos serviços de polícia e de bombeiros, pois é decisiva para a motivação, saúde e condicionamento físico desses agentes tão nobres para a sociedade, visto que torna desnecessária a busca de "bicos" para complementar os seus salários defasados.
Os profissionais que operam na ponta do sistema representam as suas corporações. Se eles estão esgotados fisicamente em consequência de trabalhos estranhos aos interesses sociais, nas horas de merecido e necessário descanso, e cometem falhas operacionais graves e irreversíveis em razão disso, a instituição paga um preço caríssimo e a sociedade perde também, em termos de paz e tranquilidade.
É fácil de entender esta mecânica. Quando um PM, por exemplo, está em seu posto de serviço e é atacado por criminosos armados e sangra até a morte, o sentimento das pessoas é o de que se o PM, que está armado e fardado, zelando pela sua segurança, é vítima de tal barbárie, quem estará seguro neste lugar? É inegável então que qualquer proposta que tenha em seu conteúdo a possibilidade de afastar a necessidade de empregos paralelos ( "bicos") dos nossos heróis da PM e BM será sempre um benefício social e, não, apenas institucional.
A missão de um policial bem como a de um herói do fogo exige sanidade emocional e excelentes condições físicas, sem contar que tais profissionais são obrigados por regulamento a se dedicarem exclusivamente ao serviço público, ou seja, o "bico" é proibido.
Concluindo, muitos PM e BM transgridem o regulamento trabalhando em outras atividades, gastando suas energias que poderiam ser aproveitadas na sua missão nobre de proteger a vida e o patrimônio, além de colocarem suas vidas e de outros em risco, porque, na clandestinidade, nada é seguro. Que Deus ilumine os nossos parlamentares para que encontrem soluções para um problema que atinge a todos nós, TODOS, em qualquer lugar do Brasil.
RODOLPHO OSCAR LYRIO FILHO
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Xikinho da Rádio disse...

Internet já é segunda mídia para decidir sobre política em 2010.
(59%) entrevistados consideram que a web terá grande impacto nas eleições de 2010

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel.Paúl;
Sr.Cel.Oscar Lyrio Filho,

Boa Noite!

Acho que realmente a PEC-300/2008, será a salvação do Militares Estaduais, principalmente do Rio de Janeiro.
Minha grande dúvida, hoje, é quanto, à quem a COMISSÃO ESPECIAL está ouvindo, para fazer o texto final da PEC-300/2008.]

Recebi um email hoje, em que não reconheço como pessoas que lutem pela PEC-300/2008, nomes de Militares da PMERJ e CBMERJ, que serão ouvidos pela COMISSÃO ESPECIAL.
Serão a favor da PEC? Tomara que sim!
E se forem simpatizantes do continuismo? Poderão levar muitos da Comissão a erro, pois a maioria não é Militar e tampouco conhece as características salariaisdo Militares Estaduais do Rio de Janeiro.

Parabéns pelo artigo,Sr. Cel. Lyrio!

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
A PEC 300/2008 segue a tramitação normal de todas essas emendas, nem tudo pode correr as mil maravilhas.