domingo, 20 de setembro de 2009

A ÚLTIMA VEZ QUE A POLÍCIA MILITAR FOI A POLÍCIA MILITAR.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PASSAGEM DO COMANDO GERAL
JANEIRO DE 2007


Sérgio Cabral (PMDB) é eleito governador do Rio de Janeiro e cumpre a rotina de presidir a posse do seu primeiro escalão e um desses compromissos foi presidir a passagem do comando geral da bicentenária e gloriosa Polícia Militar, realizada no Quartel dos Barbonos, atual Quartel General (QG) da Instituição.
O pátio estava cheio, a sociedade civil estava presente, a mídia estava presente, assim como representações de várias Organizações Policiais Militares.
Sim, a tropa estava lá presenciando a assunção do Coronel Ubiratan, ouvindo a sua fala e a a fala do Coronel Hudson que passava uma das funções mais importantes do Rio de Janeiro.
Foi uma grande festa cívica.
Cabral foi apenas um convidado, os mais importantes foram o povo e a tropa.
Infelizmente, quando Cabral passou a fazer parte do processo, o povo e a tropa passaram a não fazer mais parte desse ato cívico.
Ubiratan saiu e Pitta entrou.
Pitta saiu e Mário Sérgio entrou.
Tudo às escondidas, longe do povo e da tropa.
Meros atos administrativos cobertos de VERGONHA.
Atos nos quais os participantes temiam o povo e a tropa.
Temiam as vaias do povo e temiam um posicionamento de desagrado por parte dos Policiais Militares.
Entram e saem pela porta dos fundos, por baixo dos tapetes.
Enquanto Pitta saía e Mário Sérgio entrava por essa porta dos fundos, o Excluído Fardado representava a tropa e o povo fluminense na calçada em frente ao QG, embaixo do Salão Nobre onde ocorria o ato administrativo.
Envergonhados afirmaram que o organizador desse blog era a reencarnação do Profeta Gentileza, logo eu que não sou nem um pouco gentil com eles que contribuem para o fracasso da Polícia Militar.
Tolos não sabem como parar o Excluído Fardado que representa o povo e a tropa, mas simboliza também o descompromisso deles com a Polícia Militar, tentam opções inócuas como a aceleração da minha passagem para a inatividade, como se isso pudesse impedir que eu frequentasse o Quartel dos Barbonos, o café da manhã e o almoço no rancho dos Coronéis.
Mário Sérgio sairá em breve ou ficará até janeiro de 2011 escudado apenas na teimosia de Cabral?
Essa resposta nós não possuímos, todavia temos uma certeza: Mário Sérgio deve sair no Gabinete do Comando Geral, onde entrou, usando a mesma porta. Enquanto, o Comandante Geral deve assumir no pátio do QG, com a presença do povo, da tropa e da mídia.
Será uma grande festa cívica.
Um renascimento da Polícia Militar.
Ato contínuo, deverão ser desenvolvidas todas as medidas administrativas cabíveis para apagar esse hiato da história da PMERJ, esse período deve desaparecer e ser citado apenas nos cursos de formação para que as novas gerações não permitam que momentos de tanta tristeza se repitam na Polícia Militar.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com este artigo e continuo afirmando que o senhor é o maior líder que tive em meus 28 anos de serviço. Sempre esperei que um dia um Coronel tomasse a frente nesta luta de melhoria salarial e o senhor fez isto. Apesar de termos discordado nos últimos dias com relação à AME-RJ, que aliás, estará presente na marcha do dia 27/9, agradeço a Deus de ter o orgulho de dizer que o senhor foi o meu 1º Comandante (3ª Cia da EsFO/1º ano).

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelo comentário.
Estou fazendo o que todo Coronel deveria estar fazendo, afinal a responsabilidade é nossa por a PM ter chegado ao estado que alcançou de degradação e de desrespito com a tropa.
Sucesso.
juntos Somos Fortes!