JORNAL EXTRA:

COMENTÁRIO POSTADO:
JORNAL EXTRA PAG.21 domingo 9 de agosto de 2009.
"PMs usam comunidade no Orkut para protestarPoliciais criam perfis em redes sociais para organizar 'Operação Padrão'
• Caiu na rede é... protesto!
Depois de criar a blogosfera policial, agentes da segurança pública estão avançando no Twitter (microblog) e em redes sociais como o Orkut. Estes meios estão sendo usados pelos policiais para organizar manifestações, divulgar fatos ocorridos dentro dos batalhões e pedir mudanças em suas corporações.
No Twitter, por exemplo, um policial militar que se autodenomina "Boca de Sabão" divulga diariamente o Boletim Interno da corporação e os bastidores de várias unidades da PM. Seus comentários têm causado desconforto na instituição. Outros policiais, alguns com identificação e outros não, utilizam a ferramenta para elogiar, criticar, apontar problemas.
- São feitas gravíssimas denúncias através do Twitter, citando nomes, fatos e unidades. Portanto, denúncias que mereceriam uma apuração rigorosa por parte da Corregedoria. Todavia, no momento, a CIntPM (Corregedoria Interna da Polícia Militar) está enfraquecida com o esvaziamento das DPJMs (Delegacias de Polícia Judiciária Militar) -- explicou o coronel Paulo Ricardo Paúl, que já foi corregedor da PM e agora também é adepto do Twitter.
Convocados.
No site de relacionamentos Orkut, um usuário que usa o nome "Polícia Digna" está tentando organizar, para a próxima quarta-feira, uma "Operação Padrão" nos batalhões de toda a cidade."Vamos tirar a polícia desse mar de lama, faça a sua parte, vamos lotar as DPs (delegacias), vamos sair das ruas e levar tudo para a DP. Essa atitude não é ilegal, mas prova a necessidade da PM nas ruas. Se você é administrativo, não faça nada que não for dentro o serviço. Seja você oficial ou praça, lute", diz a convocação, feita na comunidade.
Em outro texto, o usuário que se identifica como "Polícia Digna" diz que a operação já está confirmada nos batalhões do Méier, Rocha Miranda, Olaria e pode se estender ao Centro. O protesto é contra os baixos salários e as condições de trabalho.
A divulgação da "Operação Padrão" começou na internet, em comunidades policiais. Várias delas representam os batalhões da PM. Mas pode parar nas ruas. Em um dos comentários, o dono da comunidade pede que os policiais colem o cartaz de divulgação nas unidades onde trabalham.
Para quem quiser ver a matéria:
Nós, Policiais Militares e Bombeiros Militares, que nunca desistimos de lutar por salários justos, agradecemos ao jornal Extra e em especial, ao jornalista Camilo Coelho, pela excelente matéria de divulgação.
Sem dúvida os emails (mala direta), os blogs, o orkut e o twitter, entre outros meios disponíveis na internet, estão sendo cada vez mais empregados na nossa mobilização cívica pela salvação das Instituições Públicas integrantes do Sistema de Segurança Pública.
A Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros nunca estiveram em situação mais difícil que a atual, onde a politicagem e a incompetência trabalham de mãos dadas pela destruição de corporações bicentenárias.
Os sinais do desencadeamento de uma operação padrão ou de uma operação tolerância zero, a partir do próximo dia 12 de agosto, demonstram que tem sido importante manter a chama acessa pelos 40 da Evaristos, Oficiais e Praças da PMERJ e do CBMERJ, que foram ás ruas demonstrarem a sua insatisfação.
Tais operações realizadas nos parâmetros da legalidade, não podem ser impedidas ou evitadas e qualquer ameaça pode ser encarada como uma tentativa de coação, como a que aconteceu na gestão Pitta, quando foi lida para a tropa uma longa mensagem ameaçadora para evitar o comparecimento na 2a Marcha Democrática (fevereiro/2008). Uma mensagem que pouco efetito teve, pois mais de 500 marcharam democraticamente até a porta do prédio onde reside o homem que não cumpre promessas.
Inclusive, Beltrame nada pode argumentar contra uma operação padrão na PMERJ, no CBMERJ ou na PCERJ, pois como Policial Federal se beneficiou de inúmeros aumentos obtidos pela Polícia Federfal após esse tipo de operação legal.
Os mais velhos lembram que os Policiais Federais já ganharam muito mal e nem faz tanto tempo assim, porém através da mobilização da categoria e de várias operações do tipo padrão, conseguiram os excelentes salários recebidos atualmente, quando um agente novato recebe mais que um Tenente Coronel da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar.
Portanto, vamos aguardar o dia 12 (quarta-feira) para participar no que for possível para nós.
Por derradeiro, parabenizar ao jornal Extra pela escolha da foto, tirada na AME/RJ (janeiro ou fevereiro/2008), que acabou simbolizando perfeitamente a nossa luta diária.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO
Nenhum comentário:
Postar um comentário