sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O RIO ESTÁ CADA DIA MAIS PACIFICADO. SÉRGIO CABRAL E BELTRAME MERECEM OS "PARABÉNS" DE TODOS NÓS.

JORNAL O GLOBO
1) Violência
Homicídios crescem 11,7% na Região dos Lagos

Publicada em 05/08/2011 às 00h41m
Walmor Freitas (granderio@oglobo.com.br)
RIO - O aumento do número de homicídios e de roubos de veículos em Búzios, Cabo Frio e demais cidades da Região dos Lagos, no primeiro semestre deste ano, acionou o sinal de alerta na Secretaria de Segurança. Ontem, delegados e comandantes de companhias da PM de Búzios, Cabo Frio, Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo foram convocados para uma reunião de emergência, para traçar novas metas e estratégias de combate à violência. Na contramão do estado, que vem registrando queda no número de homicídios (de janeiro a junho deste ano, a diminuição foi de 11,4% em relação ao mesmo período de 2010), a Região dos Lagos teve aumento de 11,7% neste primeiro semestre, em comparação com 2010. Foram 116 mortes de janeiro a junho de 2011, contra 102 nos mesmos meses do ano passado.
INFOGRÁFICO: Uma estatística que preocupa
O aumento dos homicídios na Região dos Lagos também interrompe a tendência de queda da própria área: em 2007, foram 177 mortes violentas; em 2008, 139 (21,5% a menos). Já em 2009, foram assassinadas 120 pessoas (13,5% a menos que no ano anterior). Em 2010, foram 102 casos (uma queda de 15% em relação a 2009).
Mês mais violento foi maio, com 24 assassinatos
Com base nesses dados, o ISP estimou em 98 o número de homicídios para os primeiros seis meses deste ano, o que não aconteceu. O mês mais violento foi maio, fora da alta temporada, com 24 assassinatos. A meta era 13.
- Nosso objetivo é identificar as causas pelas quais os indicadores explodiram - disse a major Bianca Pereira, coordenadora de Análise e Integração Regional da Secretaria de Segurança, que chefiou a reunião.
Em Búzios, seis pessoas foram assassinadas - a meta do ISP era de dois casos para o primeiro semestre. Em Cabo Frio, a meta era 17, mas foram registrados 25 homicídios.
O número de veículos roubados na Região dos Lagos também foi maior que o previsto. A meta era 49 casos no segundo trimestre deste ano, mas 61 veículos foram levados pelos ladrões. Sexta-feira é o dia com mais registros. O horário crítico é das 18h às 6h, quando 32 carros foram roubados.
Os número e as metas não cumpridas provocaram a troca do titular da delegacia de Cabo Frio. Há duas semanas, o delegado Roldenyr Cravo foi substituído por Sérgio João Lorenzi.
-- Fechamos quatro bingos e combatemos o crime, mesmo com falta de policiais e poucas condições de trabalho. Infelizmente, não conseguimos cumprir uma meta estabelecida pela delegada Martha Rocha (chefe de Polícia Civil) - disse Roldenyr.
Em algumas áreas, a polícia conseguiu resultados melhores. Nos primeiros seis meses deste ano, foram presas 810 pessoas nos sete municípios, acusadas de tráfico. No ano passado, no mesmo período, foram 415. A quantidade de drogas apreendidas também aumentou, na comparação dos mesmos períodos: foram 29.945 quilos de maconha em 2011, contra 26.909 em 2010. A polícia apreendeu ainda 9.523 cápsulas de cocaína este ano, contra 7.303 em 2010. O consumo de crack vem aumentando, e 6.270 quilos da droga foram apreendidos este ano, contra 4.770 em 2010.
Para a Major Bianca, o aumento de presos e de drogas apreendidas se deve ao crescimento da população fixa na região (10,4% entre 2007 e 2010, período em que o efetivo da PM passou de 742 para 724 homens). O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio, Benedito Ribeiro, disse que moradores da região que passam no concurso da PM vão para as UPPs, em vez de ficar no 25 BPM.
Procurada, a Secretaria de Segurança não se pronunciou.
2) Violência.
Motoristas são roubados por bandidos armados com fuzis na Avenida Marechal Rondon.
Publicada em 05/08/2011 às 08h14m
Ana Carolina Torres (actorres@extra.inf.br)
RIO- Motoristas passaram por momentos de pânico, no início da manhã desta sexta-feira, na Avenida Marechal Rondon, na altura do Bairro do Riachuelo. Por volta das 6h, um grupo de homens armados - segundo testemunhas, alguns de fuzil - fecharam a via na altura do motel Flor de Maio. Os bandidos fecharam a via e gritaram: "É arrastão! É arrastão!". Cerca de dez carros que passavam pelo local pararam. Pelo menos duas pessoas foram assaltadas. A situação só terminou depois que um homem atirou para o alto, fazendo os criminosos fugirem. As vítimas acreditam que era um policial à paisana que estava num dos veículos parados pelo bando.
A professora de Educação Física Vivian da Matta, de 30 anos, foi rendida por um homem com uma arma curta, que levou a bolsa dela.
- Tive a presença de espírito de jogar o celular pela janela e ele não viu o aparelho. mas a bolsa se foi - contou ela, que fez o registro de ocorrência do assalto na 23ª DP (Méier).
Já o motorista particular Cléber da Silva, de 58 anos, não teve nada levado. Ele saiu correndo do carro quando viu os criminosos armados.
- Nem pensei duas vezes e corri para me esconder. Passo por ali todos os dias e já vi muita coisa, mas nada como isso. Passageiros apavorados saltaram de um ônibus. Foi terrível - disse ele, que ia para o trabalho.
Segundo Cléber e Vivian, carros foram roubados durante o arrastão. Até o momento, porém, não há informações sobre onde esses fatos foram registrados. Responsável pela área, o 3º BPM (Méier) disse desconhecer o arrastão.
COMENTO:
Apenas um detalhe: As comunidades carentes que margeiam a Avenida Marechal Rondom estão pacificadas, nelas foram instaladas UPPs.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

6 comentários:

brigadaluz disse...

As pessoa fazem de conta que o RJ é só aqui na capital.

Anônimo disse...

È o que esse Governador tá fazendo com o povo do estado do Rio, está usando, como sempre, a PM e a PC, para tirar esses MONSTROS [bandidos]dos seus habitats naturais[favelas]onde foram criados com a ajuda e a proteção dos moradores da das favelas e transferindo os para tirar a tranquilidade das demais cidades do Estado. tirando a tranquilidade de quem não ajudou a criar esses vagabundos.

Anônimo disse...

A GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO VOTOU NRSSE CARA,ENTÃO! TOMA,TOMA,TOMA.

Anônimo disse...

CEL.PAÚL,BOA NOITE!É SIMPLES SABER POR QUE NA REGIÃO DOS LAGOS OS CRIMES ESTÃO AUMENTANDO:AS UPPS.O GOVERNO AVISA A ONDE VAI INVADIR,DÁ UM PRAZO DE 5 DIAS PARA ELES FUGIREM COM AS ARMAS E DROGAS,OS BANDIDOS SABEM QUE PMS DE ALGUMAS AREAS OS ESTÃO ESPERANDO PARA "MINERAR",ENTÃO,FOGE-SE PARA A REGIÃO DOS LAGOS.QUEM VAI PARA A REGIÃO DOS LAGOS,TEM VISTO MUITAS PESSOAS QUE Ñ SÃO DE LÁ E QUE NUNCA FORAM PARA AQUELES LADOS.A REGIÃO OCEÂNICA TAMBÉM ESTÁ LOTADA,DE UMA VOLTA POR MARICÁ QUE O SR.VAI VER.É O RJ PACIFICADO DE CABRAL,BELTRAME E M.S.!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelso comentários.
Sem dúvida, as UPPs são uma grande farsa, isso já foi comprovado.
Prezado, a maioria da população não votou em Sérgio Cabral, aliás, nem a maioria dos eleitores votou nele. Entre no site do TRE e veja o número total de eleitores e o número de votos que ele conseuiu.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Para Cabral não há Capital, interior, baixada, Zona oeste, leste norte ou sul. Na verdade nem o EStado do Rio de JANEIRO,tel alguma importancia para Cabral.
O Rio que ele gosta é o RIO DE DINHEIROSSSS que tira de nossos bolsos.

Abraços Cel PAU

Gilda - RJ