quinta-feira, 18 de agosto de 2011

OPERAÇÃO PADRÃO (OPERAÇÃO TOLERÂNCIA ZERO) – PMs, BMs e PCs – ESCLARECIMENTOS.

COMENTÁRIO POSTADO:
Bem posto, gostaria de saber ali qual será atribuição dos oficiais, será que eles que são os responsáveis pela liberação das viaturas para que as mesmas saiam em patrulhamento vão BAIXA-LAS, quando lhe for comunicado a falta de algum item, será que vão solicitar a P 4 de todos os motorista, será que eles irão impedir os policiais que estejam com a farda em mau estado de conservação de seguir para o setor, será que vão fazer a parte deles, ora é muito fácil falar em operação PADRÃO TOLERÃNCIA ZERO somente por parte dos praças essa tem que ser uma operação de toda policia, e para isso tem que ser haver uma assembleia geral com o maior numero possível dos integrantes dos quadros de segurança publica, não vai adiantar nada essas chamadas através da internet, tem que se promover isso com todos inclusive com os inativos e pensionista, o resto e querer tapa o sol com peneira, vamos deixar de ser hipócritas se ser amador tem que se fazer e fazer direito para se fazer somente uma vez e dessa forma mandar um recado não somente para o GOVERNADOR como também para o PRESIDENTE da câmara do DEPUTADOS, do SENADO FEDERAL e PRESIDENTE DA REPUBLICA. Vamos para com me engana que eu gosto na internet, se não estiverem com vontade de mudar continuem dando ouvidos às falácias aqui exposta, se não vamos de fato a LUTA, vamos promover uma assembleia GERAL da área de segurança e assim traçarmos uma pauta de reivindicação e a forma de LUTA organizada, temais e somente encher linguiça. Gostaria do comentário do Cel Paúl ou qualquer OF (sic).
Soldado Revoltado
COMENTO:
Agradeço o comentário, o qual considero muito oportuno para o esclarecimento de alguns pontos:
1) A Polícia Militar está completamente desmobilizada, isso é um fato, sendo que a última vez que ocorreu uma pequena mobilização foi nos anos de 2007/2008, por iniciativa dos 40 da Evaristo e dos Coronéis Barbonos.
2) São apontadas algumas razões para essa desmobilização total. A mais citada é o crescimento da banda podre, grupo que não liga para o valor do salário, pois por fora tira muito mais. São Oficiais e Praças mergulhados nesse mar de lama. Além dessa, o recebimento de gratificações excelentes com relação aos salários por alguns grupos, os quais não querem correr o risco de perder esse benefício.
3) Basta uma pequena viagem no tempo para verificarmos que os Praças da Polícia Militar, principalmente, não se mobilizam há muito tempo. Eu nem lembro quando ocorreu uma mobilização iniciada por Praças. Os nossos Praças não tomam a iniciativa de lutar por seus direitos, como fizeram os Praças do Corpo de Bombeiros, que chegaram a colocar mais de 20.000 pessoas na Praia de Copacabana.
Por que essa diferença?
Certamente, não é a repressão, pois os Bombeiros foram reprimidos duramente e de várias formas.
Por que os Praças da PMERJ não se mobilizam?
Também não podem responder que estão esperando os Oficiais, pois isso aconteceu em 2007/2008 e a mobilização dos Praças foi muito pequena. Em 2008, chegamos a colocar na Orla da Zona Sul mais de 20 Coronéis da Ativa da PMERJ, um número maior ainda de Tenentes Coronéis, mais de uma centena de Oficiais e o número de Praças da ativa foi muito pequeno, proporcionalmente.
A desmobilização dos Praças da PMERJ é uma verdade.
A desmobilização dos Oficiais seguiu o mesmo caminho.
E, não custa lembrar que segundo os Bombeiros Militares, o líder terreno da mobilização é um CABO do Corpo de Bombeiros.
3) Diante dessas verdades, o que fazer, caro comentarista?
"
(...) promover uma assembleia GERAL da área de segurança e assim traçarmos uma pauta de reivindicação e a forma de LUTA organizada (...)."
Sinceramente, você não avaliou o que escreveu.
No campo das ideias a sua colocação é lógica, considerando que essa reunião deveria preceder qualquer ação.
O problema é que realizar tal reunião é impossível diante de Oficiais e de Praças tão desmobilizados.
Quem conseguirá agregá-los?
4) Diante desse contexto na Polícia Militar, o que fazer?
A quase totalidade dos Praças e dos Oficiais já respondeu essa pergunta: Não fazer nada, além de ficar reclamando pelos cantos nos quartéis e nas praças dos nossos conjuntos habitacionais.
Eu faço parte de um grupo extremanente pequeno, que pode ser contado usando os dedos das mãos, que tenta fazer alguma coisa para que a nossa luta salarial não morra por completo.
Fiz na ativa, quando exercia a função de Corregedor Interno, e faço na inatividade, inclusive ombreando com os Bombeiros Militares, os quais também estão lutando pelos nossos salários.
5) Concordo com o comentarista, movimentos através da internet não resolvem nada em termos de PMERJ, mas não por serem movimentos iniciados na grande rede, mas pelo fato da tropa não se mobilizar. Movimentos iniciados na internet são sucesso em vários estados brasileiros e países.
6) A nossa atual é iniciativa é a deflagração de uma Operação Padrão (Tolerância Zero) pelos Oficiais e pelos Praças, no dia 07 SET 2011, a partir das 08:00 horas.
O sucesso desse ato é muito simples de ser alcançado, bastando que os Oficiais e os Praças espalhem a proposta em todos as OPMs da PMERJ e OBMs do CBMERJ. Fácil e barato!
O tempo é mais que suficiente para difundir a ideia e para organizar a mobilização em cada quartel.
Lembro que a Operação Padrão não é crime, nem transgressão, portanto, não existe como reprimi-la.
Os Policiais Federais já usaram a Operação Padrão inúmeras vezes e sempre com sucesso.
7) Por derradeiro, agradeço novamente o comentarista e torço para que pelo menos no quartel ao qual ele pertence, a ideia seja difundida por ele e se torne uma realidade no dia 07 SET 2011, pois uma semente bem plantada poderá gerar ótimos frutos. Por exemplo, se os SOS BOMBEIROS assumirem a ideia e programarem essa Operação Padrão, o sucesso será enorme no Corpo de Bombeiros. Todavia, se não se mobilizarem, em face da proposta não ter saído diretamente deles, as chances de sucesso no CBMERJ ficarão muito reduzidas.

JUNTOS SOMOS FORTES!

PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

A luta é aqui no RJ, esqueçam a PEC300!!!! Não vejo outros sites divulgando a Operação Padrão (blog do cabo Gurgel, PMERJ no local e etc) A LUTA É AQUI, OPERAÇÃO PADRÃO JÁ!!!!!!!! Vou fazer minha parte copiar, espalhar e divulgar na minha OPM espero que os demais fação o mesmo!!!!

Anônimo disse...

PMERJ - "UM ELEFANTE PRESO A UM BARBANTE"

Anônimo disse...

Pagar soldos inferiores ao salário mínimo é um desrespeito à Carta Magna!

Anônimo disse...

ANOS ATRÁS, NO SERVIÇO DE RP,PAREI AS 3 HS DA MADRUGADA,NO FRIO DO INVERNO,NA PORTA DE UM BAR 24HS PARA TOMAR UM CAFÉ JUNTO COM O MOT.DA GUARNIÇÃO.ESTAVAMOS F/A RP QUANDO CHEGOU A SUP.DO EST.MAIOR,TEN CEL.DEPOIS DE PEDIR A IDENT.DA GUARNIÇÃO(PODERIA SER ALGUÉM DISFARÇADO DE PM TRABALHANDO AS 3 DA MANHÃ)O TEN.CEL.DISSE QUE IRIA DAR PARTE DA GUARNIÇÃO, PÓIS, Ñ TINHAMOS AUTORIZAÇÃO, MESMO DENTRO DO SETOR, DE TOMARMOS CAFÉ.A MINHA RESPOSTA AO TEN.CEL:O SR.MOSTRE-ME SUA IDENT.DE TEN.CEL,PARTICIPE O P4 POIS UMA DAS SINALEIRAS Ñ FUNCIONA,Ñ TEMOS MACACO,PNEUS CARECAS,LONA DE COBRIR CADAVER Ñ TEM,Ñ ME DERAM CANETA PARA FAZER BRAT,FOLHA PARA ANOTAMENTOS,ESTOU NO FRIO POIS O BTL Ñ TEM NAPA PARA PAGAR,POR FAVOR ESCREVA TUDO NA SUA PARTE,POIS SE O SR.Ñ ESCREVER, QUANDO FOR DEPOR RELATAREI TUDO QUE DISSE AO SR.O MESMO NEGOU-SE A DAR A IDENT.(O QUE RELATEI NO VERSO DA PAPELETA ASSINADA POR ELE) E AGUARDAMOS A PARTE ATÉ HOJE(JÁ SE FAZ UNS 15 ANOS).CEL.,ESTA É A NOSSA PMERJ,QUANDO A BRIGA É DE ESTRELAS SE RESOLVE SIMPLESMENTE Ñ ESCREVENDO NADA.SE EU FICASSE CALADO ELE TERIA DADO PARTE DA GUARNIÇÃO.

GLADIADOR disse...

Dar parte é isso que os Oficiais mais sabem fazer,para eles a supervisão é para "pegar os praças arribados" ou fazendo algum tipo de ato ilícito pelas ruas,o real sentido da supervisão não é só esse.