domingo, 8 de maio de 2011

POR QUE O GOVERNO SÉRGIO CABRAL ESTÁ REPRIMINDO TANTO A ATUAL MOBILIZAÇÃO DOS BOMBEIROS MILITARES.

Ontem, conversando com alguns Bombeiros Militares, eu tratei desse tema:
Por que o governo Sérgio Cabral está reprimindo tanto a atual mobilização dos Bombeiros Militares?
A mobilização começou no dia 17 ABR 2011, ordeira e pacífica, no exercício dos direitos constitucionais, mas despertou de imediato uma série de represálias governamentais, que começaram logo no dia seguinte.
O governo Sérgio Cabral através do comando do CBMERJ de pronto:
- Instaurou Inquérito Policial Militar (para apurar que crime militar?).
- Transferiu 36 (trinta e seis) Bombeiros Militares que participaram do ato cívico-democrático (Guarda Vidas foram transferidos para Quartéis de Fogo).
- Extraiu Memorandos (Na PM se chama Documento de Razões de Defesa) para todos os Guarda Vidas com o objetivo de que informassem sim ou não, no tocante à participação no ato.
- Diminuiu escalas de serviço.
E, recentemente, através da Corregedoria Geral Unificada (CGU):
- Instaurou uma Sindicância.
Isso, temos um IPM e uma Sindicância instaurados para apurar os atos.
Por que tanta represália, considerando que mobilizações idênticas (ou muito semelhantes) estão ocorrendo no Rio de Janeiro desde 2007, realizadas por Bombeiros e Policiais Militares. Nesses quatro anos foram dezenas e dezenas de atos nas ruas, alguns com participação de vários Coronéis de Polícia da ativa e de dezenas de Oficiais da PMERJ e do CBMERJ, sem a instauração de qualquer IPM ou Sindicância?
Qual a diferença dos atuais atos para os anteriores que justifique tantas represálias?
Simples, a atual mobilização nasceu naturalmente no seio da tropa, após mais de quatro anos esperando que os problemas fossem resolvidos e que a cidadania fosse alcançada. Os Praças do Corpo de Bombeiros estão mobilizados, esse é o grande medo do governo Sérgio Cabral. Esse é o real motivo para a quantidade e o imediatismo das represálias, tentando abafar o movimento de todas as formas.
O governo estadual aprendeu na mobilização de 2007/2008 que movimentos envolvendo Coronéis e Tenentes Coronéis são facilmente dominados, pois logo aparecem traidores ávidos para se alinharem com o governo e para derrubar a mobilização, ficando com os bônus, ganhando os comandos, as promoções e as gratificações.
Em 2007/2008, um Coronel Barbono da Polícia Militar que liderava o movimento tinha direito a uma gratificação de Direção Geral (DG) de cerca de R$ 2.200,00 por mês, o governo Sérgio Cabral aumentou essa gratificação para R$ 7.500,00 por mês para beneficiar os que alinharam com ele, um aumento de mais de 230%.
Até a imprensa noticiou esse escândalo, o Jornal Extra se a memória não me engana.
Oficiais, sobretudo os Oficiais Superiores (Major, Tenente Coronel e Coronel), são facilmente conquistados pelos poder político com a concessão de cargos, promoções e gratificações.
Os Praças não são assim, eles não podem se "subornados" com comandos, promoções e gratificações, eles só podem ser AMEAÇADOS com IPMs, Sindicâncias e transferências.
Ontem, eu repeti para os Bombeiros Militares:
- O governo não pode vencê-los, só vocês podem perder. Vencerão se continuarem no caminho da legalidade que estão trilhando até agora, fazendo atos diários nas ruas, sufocando o governo através do desgaste político junto à população, trazendo a população mais ainda para o lado de vocês e até a própria mídia pautada terá que noticiar, ampliando o movimento.
Vencido o medo, a vitória é certa e a cidadania será conquistada.
Uma vitória que poderá começar a se concretizar no dia 10 MAI 2011 com a presença de milhares de PRAÇAS do Corpo de Bombeiros na ALERJ e nas ruas do Centro do Rio de Janeiro. Os Praças com seus familiares lutando por cidadania plena.
Uma conquista que será maior ainda se os PRAÇAS da Polícia Militar aderirem realmente ao movimento cívico-democrático, trazendo também suas famílias.
Obviamente, os Oficiais e as Associações de Classe são muito bem-vindos ao movimento que nasceu naturalmente na base do Corpo de Bombeiros, com a força dos que na ponta da linha arriscam a própria vida em defesa da sofrida população do Rio de Janeiro.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Cel. li no site do Globo que milicianos estão invadindo apartamentos do programa minha casa minha vida do governo federal em Campo Grande, como não vi o Sr. reproduzir a notícia aqui resolvi lhe avisar a matéria é pequena mais bombástica é só digitar no site do Globo ou no google que vai aparecer, coloque no seu BLOG mais este absurdo do Rio de Janeiro olímpico.

ass. Sargento do Exército - Batalhão de Engenharia - Amazônia
SELVA!!!!
JUNTOS SOMOS FORTES!!!!

Anônimo disse...

cel sou pm estou vendo pouco entusiasmo entr os companheiros,estou fazendo o meu papel,divulgando,estou de serviço dia 10,mas divulguei ,a todos a realizaçao do evento,juntos tem que ser forte ,o elefante levantou ,começou a andar e nao pode parar ,os praças elefantes adormecidos, chega de brincar do filme tropa de elite,mostraremos 98%da poloicia e bombeiros homens serios ,cidadaos ,nao marcianos ou etes,cidadaos que sairam do povo ,com a finalidade de defendelos ,mesmo pondo em risco a propria vida.

Anônimo disse...

Creio que os militares estaduais perderam uma excelente oportunidade de verem, finalmente, sua mobilização divulgada pela mídia impressa, falada e televisionada.
Bastaria, apenas, "acompanhar" a MARCHA CÍVICA DA MACONHA.

Aproveitando que a marcha estava autorizada pela justiça e do PRESTÍGIO DA MACONHEIRADA junto à mídia e boa parcela da população, teriam a oportunidade de exibir suas faixas e cartazes pedindo humildemente, melhores salários e condições de trabalho.

Como havia a presença de várias figuras do meio artístico e até de um SECRETÁRIO DE ESTADO DANÇARINO DE "REGGAE", talvez não sofressem retaliações por parte de um outro "simpatizante" daquela relevante e justa reivindicação - o GOVERNADOR.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Juntos Somos Fortes!