sábado, 7 de maio de 2011

PARA QUE A POLÍCIA MILITAR E O CORPO DE BOMBEIROS FIQUEM CADA VEZ PIORES, BASTA QUE VOCÊ NÃO FAÇA NADA.

No governo Rosinha, eu e o Coronel de Polícia Esteves entramos com uma ação contra o governo em face de promoções que foram feitas ao posto de Coronel. Nem eu, nem Esteves, fomos prejudicados com as promoções, nós já éramos Coronéis e as promoções nada alteravam a nossa vida pessoal, mas entramos com a ação em defesa da Instituição e dos Tenentes Coronéis que tinham sido preteridos, a quase totalidade dos Comandantes de Batalhão, que não foram promovidos.
Sabem quantos desses Tenentes Coronéis também entraram com ações para defender seus próprios interesses?
Nenhum, preferiram não ficar mal com o governo.
Nós perdemos a ação, a Polícia Militar perdeu a ação e eles perderam a ação.
No início do governo Sérgio Cabral, eu e o Esteves idealizamos e conseguimos reunir um grupo de Coronéis de Polícia para lutar pelos interesses institucionais e pela cidadania da tropa (salários justos, adequadas condições de trabalho e respeito aos direitos). Cumprimos todo ritual da vida castrense desde a primeira reunião, fizemos e encaminhamos documentos, participamos de reuniões e diante da inércia do governo, fomos para as ruas.
Traíram a nossa luta, apunhalaram pelas costas a Polícia Militar, sofremos uma série de represálias.
A primeira vista nenhum de nós, Coronéis Barbonos, precisava fazer isso, estávamos no poder, exercíamos algumas das principais funções da Corporação e ganhávamos as melhores gratificações.
Por que eu, o Esteves e os outros Coronéis Barbonos agimos nessa direção, considerando que não somos seres especiais, nem melhores que ninguém, muito menos temos uma coragem incomum.
Fizemos por dever de ofício.
É dever dos Coronéis defender a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, assim como, as suas tropas.
Os Coronéis existem para isso, essa é a responsabilidade maior de cada um deles.
Tal responsabilidade institucional tem que nascer na escola de formação, onde nos ensinam antigas lições, como morrer pela pátria, mas nunca a viver sem razão, isso é uma tolice de um letrista. Os que possuem formação militar não vivem sem razão, muito pelo contrário. Não somos meros cumpridores de ordens, adeptos do sim senhor, não senhor. Os militares que no terceiro milênio agem dessa forma, estão em completo descompasso com a realidade. A nossa responsabilidade é tão grande que juramos arriscar a própria vida para cumprir nossas missões, risco que nos dá o direito de sermos participes de todos os processos corporativos.
Osório ensinou que "a farda não abafa, no peito do Soldado, o cidadão", os que ainda não aprenderam tal lição, estão perdidos no passado, em rumo.
Diante da gigantesca crise enfrentada pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros nesses nossos tristes dias, todos nós temos que exercer a nossa cidadania plena para salvar as instituições públicas e a dignidade da tropa. É dever de ofício dos Coronéis, a omissão é crime contra a tropa, a instituição e a população do Rio de Janeiro, que merece serviços públicos de qualidade.
Ficar sentado na cadeira diante do sofrimento da tropa em razão desses salários miseráveis, das péssimas condições de trabalho e da precária assistência médica, citando alguns dos muitos problemas; diante dos graves problemas de recrutamento, seleção e formação; assim como, do evidente crescimento das bandas podres, constitui postura completamente reprovável para um Coronel PM ou BM.
Se você, Coronel PM ou BM, não concorda com manifestações públicas, o que é um direito seu incontestável, se não quer dar a cara para bater nas ruas e de peito aberto, faça outra coisa, mas faça algo, não fique sentado na sua cadeira. Os Coronéis não podem ser meros ocupantes de cadeiras, isso é ridículo, levante e defenda a sua corporação.
Para que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fiquem cada vez piores, basta que você não faça nada.

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

10 comentários:

Anônimo disse...

é coronel,o senhor sabe como emocionar a gente,que todos assistam esse video,nós estavamos ajoelhados,levantamos,e conseguimos ficar de cabeça erguida.

Anônimo disse...

A grande diferença entre SER e estar Comadante.

Anônimo disse...

Cel
Uma instituição que afasta, sob qualquer pretexto, um líder como o senhor tem realmente que ser profundamente reestruturada.
Sinto um pouco de inveja.

Nathi Frota disse...

Bom mesmo é ir à luta com
determinação, abraçar a vida com
paixão, perder com classe e vencer com
ousadia, porque o mundo pertence a
quem se atreve e a vida é muito para ser
insignificante”.
CHARLES CHAPLIN

Anônimo disse...

REALMENTE CEL., É EMOCIONANTE E MAIS QUE ISSO, É LIÇÃO DE VIDA. EMBORA SEJA UM EXCELENTE INCENTIVO PARA OS QUE AINDA ESTÃO EM DÚVIDA. SAIBA QUE O ESTE VÍDEO EXPRESSA A LUTA PELA VIDA, SER CIDADÃO, SER HUMANO,NÃO UM COVARDE. CHOREI AO ASSISTIR O VÍDEO, PORQUE APESAR DE TERMOS PERNAS, BRAÇOS, MUITOS DE NÓS SE ENCOLHEM, DIZEM NÃO ADIANTAR NADA. SÃO MORTOS EM PÉ, AGORA PARA FAZER O MAL AO PRÓXIMO, AÍ SIM. FALO ISSO, PORQUE AQUI NO CBMERJ, PARA PUNIR, HUMILHAR O SEMELHANTE, NÃO FALTA CORAGEM, MAS QUANDO É CHEGADA A HORA DE DEMONSTRAR CAMARADAGEM, NADA FAZEM. DEPOIS FICAM PERGUNTANDO:
- E AÍ! COMO É QUE FOI LÁ? GENTE JÁ PASSOU DA HORA DE LEVANTAR! LEVANTA E ANDA! PARA FRENTE! JUNTOS SOMOS FORTES! NÃO TEMOS O QUE TEMER EM NADA. PORQUE O QUE QUEREMOS NÃO É ABSURDO, ILEGAL, ILÍCITO, NÃO É FEIO, PELO CONTRÁRIO, É LINDO, É CERTO, NÃO É ERRADO. ATÉ PORQUE SE FOSSE ERRADO, O QUE UM CEL. DE POLÍCIA ESTARIA FAZENDO? INSANIDADE? CRIME? NÃO! NÃO É NADA DISSO! É A BUSCA DA NOSSA DIGNIDADE. ENTÃO POLÍCIA MILITAR! CORPO DE BOMBEIROS! A HORA É DE RESGATAR NOSSAS CORPORAÇÕES, EM NOME DOS NOSSOS FILHOS, ESPOSAS,MÃES. A HORA É DE MUITA REFLEXÃO E UNIÃO. CEL. PAUL., SAUDAÇÕES DOS HOMENS BRABOS DO MAR!
JUNTOS SOMOS FORTES!!!!!

Anônimo disse...

Faz essa sacanagem com a Marinha, Aeronáutica,e o Exercito. Esculacha oficiais Gal. Para ver o que da.
Tenta a sorte!!!

Anônimo disse...

quem que manda no brasil? anonimo das 11.21 deixa de ser inocente ,as forças armadas estão ajoelhadas esperando cair qualquer migalha da mesa dos que mandam,cadê o gen. heleno? foi falar contra, perdeu o comando da amazonia,as fronteiras nossa estão as baratas, abandonadas quem permitiu? adivinhou,depois a pm dos estados que se dane.

Anônimo disse...

concordo com o coment, das 16;47!
nossos generaís estão cheios de gratf, eles só sabem bater cont pro lula e pro jobím e o gen heleno foi proíbido de fazer o díscurso, que sempre fazía.

SGT PMERJ

Alexandre, The Great disse...

Engana-se quem pensa que o Gen Augusto Heleno "encolheu-se". Ele apenas está "poupando munição" ao invés de dá-la ao inimigo. Por que ainda não assacaram de vez, depois de mais de oito anos?
Existe resistência,podem acreditar.

eduardo sa disse...

Obrigado pelas lágrimas que me faz derrramar vendo esse video.Feliz daqueles que podem se deitar no colo macio das lágrimas.
Um Abraço meu Amigo
JSF