segunda-feira, 9 de maio de 2011

BOMBEIROS MILITARES - POLICIAIS MILITARES - MOBILIZAÇÃO - JUSTIÇA AO "R7".

COMENTÁRIO RECEBIDO:
Olá Coronel! Só para lembrar, o R7 está acompanhando de perto a reivindicação dos bombeiros. Demos antes do G1:
- Bombeiros penduram faixa em paisagem carioca para chamar atenção para reivindicações.
Cerca de 200 policiais e bombeiros farão protesto na Alerj.
As associações de membros do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e da Polícia Militar farão um protesto em frente à Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) na tarde da próxima terça-feira (10).
São esperados cerca de 200 pessoas, entre policiais e bombeiros, durante a ação que começará as 14h da terça. Os manifestantes lutam por melhorias nas condições de trabalho, aumento salarial e outros fatores apontados como importantes a realização do trabalho.
Nesta segunda-feira (9), uma faixa fazendo referência ao protesto que será realizado foi colocada no alto de um morro em frente à lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da cidade (foto).
Também fizemos uma reportagem boa sobre a falta de protetor solar:
Guarda-vidas acusam Estado por casos de câncer de pele no Corpo de Bombeiros.
Militares trabalham diariamente expostos aos raios solares sem proteção.
C., 44 anos, trabalha há 21 como guarda-vidas e tem mais de 10 mil resgates no currículo. Há cinco anos, o segundo-sargento que trabalha salvando a vida de afogados nas praias recebeu o diagnóstico de um câncer de pele.
Ao R7, C. contou que o problema é consequência dos anos de exposição ao sol sem proteção, justamente porque a corporação não oferece protetor solar aos bombeiros. E revelou também que durante os 21 anos de profissão lembra-se de ter recebido o produto apenas em duas ocasiões. Na primeira o protetor estava com a data de validade vencida e, na segunda, era sobra do Projeto Botinho.
- Hoje, me encho de protetor solar, mas sou eu mesmo quem compra. Gasto R$ 100 por mês. Não é muito, mas é um valor significativo no meu salário. A combinação pele clara e trabalho na praia não dá certo se a pessoa não se proteger. E como não posso esperar a corporação, compro eu mesmo.
C. precisou realizar uma cirurgia para retirada de um melanoma (tumor cancerígeno) no nariz e no rosto. Mas mesmo após o procedimento, continuou trabalhando sob o sol forte. Entretanto, os hábitos tiveram que ser mudados.
Além do protetor solar adequado, que ele mesmo compra, o bombeiro também tenta ficar o mais próximo possível do mar, onde é mais fresco. E quando não está fazendo ronda na praia, procura se abrigar sob a sombra da barraca. Mesmo com essas medidas, o guarda-vida precisa passar pelo médico dermatologista a cada seis meses.
C. preferiu não revelar o nome por medo de retaliações. O bombeiro sempre trabalhou no GMar (Grupamento Marítimo) da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Entretanto, no último dia 20, após aderir ao protesto da classe, que reivindica aumento salarial e melhores condições de trabalho, o bombeiro acabou transferido para o quartel de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, bem longe do mar.
O caso de C. não é único, mas o Corpo de Bombeiro não divulga oficialmente quantos guarda-vidas foram diagnosticados com câncer de pele na corporação. De acordo com os bombeiros entrevistados pelo R7, o número é preocupante. No entanto, não há uma estatística.
O primeiro-sargento V., 51 anos, descobriu que tinha câncer de pele há 19 anos, após trabalhar 16 anos salvando vidas na praia. Hoje, há 29 anos na corporação, V. sabe que o uso do protetor solar é fundamental para a saúde dos bombeiros e lamenta o fato de o Estado não fornecer o produto.
- Naquela época não havia a cultura do protetor solar. Eu era jovem, sem experiência, achava que quanto mais bronzeada melhor. E nós não recebíamos nenhum tipo de orientação da corporação. Nunca assistimos a uma palestra dada por dermatologistas. E para piorar, quando descobri que precisava usar protetor, não tinha dinheiro para comprar.
Depois de ser diagnosticado com câncer e outros problemas de saúde como catarata e no ouvido, ambos consequência da atividade que exercia, V. precisou ser transferido para um setor administrativo.
Contudo, as sequelas do câncer o acompanham até hoje. A recomendação dos médicos é que ele nunca saia de casa sem passar o protetor solar. Mas, 13 anos depois de ter descoberto a doença, ainda não recebeu, sequer, um frasco do Estado.
Segundo informações do Ministério da Saúde, em 90% dos casos, o câncer de pele é provocado pela exposição excessiva ao sol. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento dos tumores, principalmente, a dos raios ultravioleta B, com maior incidência entre as 10h e as 16h. Ano passado, o Rio de Janeiro registrou, para casa 100 mil homens, 68 novos casos da doença.
Resposta oficial
Ao R7, o chefe de comunicação social do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Evandro Bezerra, informou, por telefone, que o Estado fornece sim protetor solar e óculos de proteção aos guarda-vidas. Durante uma semana, o R7 aguardou, sem sucesso, o envio de uma nota oficial da corporação.
Continuamos acompanhando o caso. Obrigada.
COMENTO:
Justiça seja feita o R7 tem noticiado a luta dos Bombeiros e Policiais Militares, demonstrando que é um espaço onde a imprensa livre sobrevive.
Em nome dos Bombeiros e Policiais Militares agradecemos a divulgação e esperamos vocês na ALERJ amanhã, a partir das 14:00 horas, lembrando que o ato deve se prorrogar até a parte da noite e reunir mais de 2.000 Bombeiros e Policiais Militares.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

10 comentários:

Anônimo disse...

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA, NO BLOG DO DEPUTADO GAROTINHO.
MUITO INTERESSANTE!!!!

09/05/2011 19:21
Disputa de casal por bens traz à tona mar de lama na secretaria de Saúde.

Anônimo disse...

Os que não estão na ATIVA, talvez os MAIS PREJUDICADOS PELA POLÍTICA DE ESMOLAS DO GOVERNO, devem se fazer presentes.

TIREM A "POUPANÇA" DO SOFÁ!!!!!

Anônimo disse...

*ATENÇÃO A POLÍCIA CIVIL TAMBÉM VAI ADERIR AO MOVIMENTO.*

NO CENTRO DE CAMPO GRANDE TAMBÉM TEM CARRO DE SOM DIVULGANDO, E TEM TAMBÉM UM CARRO DE SOM DIVULGANDO EM STA.CRUZ,SEPETIBA,NOVA SEPETIBA,CESARÃO, LARGO DO BODEGÃO E OUTROS BAIRROS ADJACENTES.

AGORA O BICHO VAI PEGAR !!! PEDE PRA SAIR BELTRAME !!!! PEDE PRA SAIR MARIO SERGIO !!!!!1
PEDE PRA SAIR PEDRO MARCO !!!!! GOVERNADOR SE NÃO FOR NO AMOR, VAI SER NA DOR !!!! ATENDA AS NOSSAS REVINDICAÇÕES, QUE SÃO MUITO POUCA DIANTE DA ARRECADAÇÃO QUE O Sr. TEM EM NOSSO ESTADO. ATENDENDO AS NOSSAS REVINDICAÇÕES QUE É JUSTA, O RIO DE JANEIRO AINDA ASIM CONTINUARÁ SENDO UM DOS PIORES SALÁRIO PAGO NA ÁREA DA SEGURANÇA DO BRASIL.

100% (CEM POR CENTO) GOVENADOR É MUITO POUCO AINDA, E AUXÍLIO TRANSPORTES É GARANTIA E DIREITO À TODOS OS TRABALHADORES, E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO É OBRIGAÇÃO E TAMBÉM LEI, E LEI SE CUMPRE NÃO SE DISCUTE GOVERNADOR.

FALA AGORA PARA IMPRENSA GOVERNADOR QUE SÃO MEIA DUZIA DE GATOS PINGADOS INSATISFEITO. GOVERNADOR

Anônimo disse...

VALEU GUERREIROS!


AQUI NA ÁREA DE JACAREPAGUÁ, CAMPINHO E BARRA DA TIJUCA TEM UM CARRO DE SOM CIRCULANDO E CONCLAMANDO A TODOS OS BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES E CIVIS A COMPARECEREM AO ATO NA ALERJ DIA DEZ AS 14 HORAS. A HORA É ESSA "QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER".

SGT: ARAÚJO

Anônimo disse...

sou cap r/r,estou com vcs,não fico sentado no sofá,sou querreiro estareilá amanha!

sgt paulo cesar disse...

anõnimo das 20;56, voçê ta enganado irmão, todas as passeatas e idas à brasília pela pec 300, a MAIORÍA somos nós reformados!

e amanhã tamos juntos e misturados.

Anônimo disse...

200 BOMBEIROS??

olivira disse...

dizem que o rei leonidas,tinha o melhor exercito; na grecia antiga conforme vimos em os 300 espartanos. na atualidade somos a melhor pm e bm do país pra cima deles...

1 disse...

"Cerca de 200 policiais e bombeiros farão protesto na Alerj."

Será que eles vão falar a verdade do números de POLICIAIS e BOMBEIROS que estarão na ALERJ no dia 10/05/2011.

Juramento do Jornalista

"Juro, no exercício das funções de meu grau, assumir meu compromisso com a verdade e com a informação.

Juro empenhar todos os meus atos e palavras, meus esforços e meus conhecimentos para a construção de uma nação consciente de sua história e de sua capacidade.

Juro, no exercício do meu dever profissional, não omitir, não mentir e não distorcer informações, não manipular dados e, acima de tudo, não subordinar em favor de interesses pessoais o direito do cidadão à informação."

Anônimo disse...

Sobre câncer de pele ,o pior é saber que o ten.cel Evandro Bezerra tem o curso de guarda-vidas e tem resposta mentirosa para o R-7,porém ele como outros oficiais, recebem um cascalho bom por fora , vende a tropa para o governo. Isso um dia acaba e sua reputação Evandro Bezerra, como fica? na lama respondo eu