terça-feira, 17 de maio de 2011

BOMBEIROS MILITARES - POLICIAIS MILITARES - MOBILIZAÇÃO - ACORDO COM O GOVERNO SÉRGIO CABRAL.

Eu não fico em cima do muro, tenho sempre o meu lado definido e tenho compromisso com a verdade e não em agradar quem quer que seja. Assim sendo, deixo claro que ombreio de forma incondicional com os Bombeiros Militares contra o governo Sérgio Cabral, como comprovei ao longo desse primeiro mês de mobilização. Um período no qual tive um posicionamento de observador, dei algumas opiniões e atuei como jornalista, mas sempre obedecendo aos limites éticos, pois a mobilização é 99,99% promovida pelos Bombeiros e eu sou Coronel de Polícia.
Feita essa introdução, deixo claro que fiquei profundamente decepcionado com o acordo celebrado pelos Bombeiros Militares com o governo estadual, um acordo que teve um claro vencedor: Sérgio Cabral.
Tal realidade em nada diminui a minha confiança na capacidade dos Bombeiros Militares de conseguirem os seus objetivos, considerando que têm demonstrado um poder de mobilização fantástico e o qual pode ser desenvolvido a qualquer momento e com toda força, apesar da longa interrupção da mobilização, que só reiniciará no dia 03 JUN 2011, ou seja, após dezessete dias. Se não bastasse esse problema, as negociações salariais só terão início no dia 25 MAI 2011, o que significa que o governo ganhou duas semanas de absoluta tranquilidade.
Sendo pragamático:
- No dia 16 ABR 2011, um SD BM ganhava R$ 950,00 e não tinha as condições adequadas de trabalho.
- No dia 17 ABR 2011, começou a mobilização.
- Hoje, 16 MAI 2011, após um mês de mobilização, um SD BM continua ganhando R$ 950,00 e continua não tendo as condições adequadas de trabalho, além disso temos 6 (seis) Bombeiros presos, sendo 4 (quatro) Oficiais e 2 (dois) Praças.
Penso que essa análise prática, imediatista, revela que só tivemos perdas, grandes perdas.
Ratifico que não abandonarei os meus amigos que estão presos e me coloco a disposição para ser arrolado como testemunha.
O acordo firmado, como fica comprovado no vídeo do próximo artigo, foi uma tremenda enganação, um golpe de mestre político, que concedeu ao governador a primeira noite tranquila de sono em um mês.
Caros Bombeiros, observem alguns detalhes do acordo, celebrado com as condições de retorno ao serviço e interrupção das manifestações.
- O governo se compromete a interromper os processos de deserção, caso os Bombeiros se apresentem.
Isso ocorre automaticamente com a apresentação, o acordo deveria garantir a não punição pelos dias faltosos.
- Revisão das transferências.
Elas seriam anuladas judicialmente, foram claras represália, sem qualquer motivação que as sustentasse.
- O líder do governo se compromete a desenvolver esforços nas instâncias judiciais pertinentes para rever decretos das prisões dos 5 (cinco) Bombeiros.
Primeiro, existem 6 (seis) Bombeiros presos, não 5 (cinco). Além dessa verdade, os poderes são independentes. O governo vai interferir no Poder Judiciário e ainda, no Ministério Público? Obviamente, no Rio de Sérgio Cabral tudo é possível, mas prometer isso não pode ser avaliado com seriedade.
- Não acautelar os 6 (seis) presos no Grupamento Especial Prisional.
Pouca relevância, a não ser a imediata (hoje e amanhã), pois os advogados poderiam conseguir isso diante da insalubridade do GEP, aliás, existia a possibilidade da Comissão de Direitos Humanos visitar a OBM.
- Não punir em face dos memorados expedidos no início da mobilização.
Essa promessa não está muita clara no acordo, mas eu cheguei a ouvi-la. Entretanto, ninguém poderia ser punido em face daqueles memorandos informativos, pois a participação no ato do dia 17 ABR 2011 não constituiu qualquer transgressão disciplinar.
Penso que o acordo teve um claro vencedor: Sérgio Cabral.
Caros Policiais Militares, vocês perceberam que o governo abriu negociações só com os Bombeiros Militares?
A comissão de negociação com o governo é composta apenas por Bombeiros Militares, aliás, nada mais justo, pois são os Bombeiros que estão lutando nas ruas.
No dia 03 JUN 2011, ombrearei novamente com os Bombeiros nesse ato de agradecimento aos deputados e a todos que participaram desse acordo, no qual os Bombeiros não conseguiram qualquer vitória, salvo melhor juízo.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

16 comentários:

Anônimo disse...

Respeito a sua opinião Coronel Paul, mas foi a primeira vez que uma classe se fez ouvir pelo Cabral e ele hoje sabe do que somos capazes.

Temos dezessete dias para nos articular como eles, na PM chegará a noticia que imprensamos o Cabral na parede, algo antes inimaginavel.

O senhor não acha que a PM, não começará a se mobilizar assim como a Policia Civil.

Temos chance de negociar com ele, algo que ele sempre negou a todas as classes, usando de diversos subterfúgios ( até os barbonos ele conseguiu desmobilizar, através dos tradores do movimento)

Com certeza não será fácil essa negociação, mas já expomos a mídia as nossas reivindicações, ele não poderá dizer mais que não sabe, ele sabe e terá que escutar uma futura greve nossa, será validada através do documento que assembléia assinou, ele não terá onde se esconder agora.

bombeiro_físico disse...

Sr. Cel PM Paúl, vemos claramente o desgaste físico e mental dos GVs que estão acampados na ALERJ há vários dias. Entendo que o acordo de negociar a questão salarial somente para o dia 25 foi uma sacada do governo para esfriar os ânimos. Mas entendo tbm que os GV ao se sentirem lezados por essa falsa "negociação" do governo, irão voltar com tudo numa manifestação de TUDO OU NADA. Aguardemos até o dia 25/05 e não duvide da capacidade desses militares de reverter essa situação.

Cb BM Físico

brigadaluz disse...

Cel no dia 25 creio que a PMERJ vai ombrear com certeza. O acordo foi furado e com imediatismo na hora de negocia a pressa que geralmente é inimiga da perfeição. Mais os guerreiro precisam também se organizar repensar quem é quem e fazer a sua logística.
JSF

Anônimo disse...

Concordo em gênero nº e grau com o CEL. Paul, o governo tem o controle da mídia, dos deputados enfim da estrutura.
Esse periodo, que ficaremos inertes, será propicio para o governador se mobilizar, e tentar destruir nossas bases, com ameaças e pressões...
Sou BM, e ao meu ver tinhamos uma caminhada longa...Mas também tínhamos a faca e o queijo na mão...Era questão de paciencia...
Aceito a decisão dos negociadores, porém ao meu ver ela nos enfraquecerá...
Apesar de NÃO, acreditar em hipotese nenhuma nos compromissos do CABRAL, e sua base governista...
Tenho esperança de assumirmos o controle de novo....Perdemos com essas negociações......
Quem viver virá....

Juntos somos fortes...

Anônimo disse...

ILMO CEL PAUL... em primeiro lugar gostaria de agradecer sua dedicação a causa, esteve ao nosso lado a todo instante, na verdade seii que ainda está. Como já disse o colega acima conseguimos colocar o SERGIO CABRAL contra a parede, levando em conta a personalidade dele, que é extremamente recheada de um complexo de superioridade, onde não aceita nunca ser contrariado, e que só tem um objetivo na vida, tirar vantgens política de tudo o que promete ou faz. Acredito termos dado um longo passo a frente. Não pelo fato do cancelamento do processo de deserção, revisão de transferencias e etc, pois sei que isso viria de uma maneira ou outra... mas sim pelo fato de ter obrigado a ele abrir NEGOCIAÇÃO.

NADA MUDOU... NENHUM PASSO DAREMOS ATRÁS........

NÃO DUVIDE NUNCA DA CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO DOS MILITARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO... SOMOS COMBATENTES AUDASES!!!!!!

MUITO OBRIGADO POR TUDO, DE CORAÇÃO...

SGT BM

Anônimo disse...

sinceramente eu concordo com o cel paul,não chegamos a lugar algum!!!!!

Anônimo disse...

Nada Mudou continuamos e pelo jeito sempre seremos capacho do Governo. Parabéns ao tempo que estão dando ao governo para que estudem as articulações políticas necessárias, para deixarem os servidores no lugar deles. Lamentável. Entendo o cansaço físico de todos mas aos olhos do governo Somos apenas físico e sem cérebro e quando perdemos no físico nao somos ninguém. Realmente nada mudou. Continuamos aceitando migalhas, mendigos do funcionalismo público. Desculpem mas a revolta é grande.

Anônimo disse...

Olá Cel Paú, o Sr. deve me conhecer de vista sou BM de Nova Friburgo.

Eu estava ontem, dia 16/05 e observei o seguinte. Cabral deu sua grande cartada, primeiro mandou prender os líderes do movimento covardemente propositadamente para enfraquecer a negociação.

Depois fez um terror pscicológico onde ameçou nossos bombeiros presos de serem expulsos da corporação. Isso tudo, somado a ausência dos nossos companheiros deu no que deu ontem.

Acho que deveríamos ter feito uma contra proposta e colocar o governo na parede, porém faltou experiência para negociação, coisa que também não culpo meus amigos pois eu mesmo não tenho essa experiência.

Uma hora antes de tudo acontecer eu havia comentado com uns 2 bombeiros que a estratégia de Cabral seria esvaziar a alerj. O problema todo foi o carro de son da assinap ter ido embora e ficarmos sem microfone...infelizmente não pude comentar isso com o pessoal todo.

Mesmo assim a data é 03 de junho e estamos nos preparando. Não vamos desistir não, isso não significa que Cabral venceu.

Que DEUS nos abençoe.

Alexandre, The Great disse...

Não foi um "acordo", foi uma cusparada na cara dos Bombeiros Militares.
Nada de interesse da categoria foi tratado. Nenhuma mensagem de aumento foi enviada para a ALERJ; tudo que ele disse que "desfará", foi provocado por ele mesmo. Fica a pergunta: desfará mesmo? Eu não acredito!
Estávamos ganhando e recuamos. Como Senhor de inúmeras guerras digo: permitimos ao adversário tratar das feridas e se reforçar. Quando voltar, virá mais forte. Temos que redobrar nossos Exércitos em face dessa resistência. Podem acreditar!

Anônimo disse...

Quando voltarem o governo estaré preparado. " Parabéns "

Anônimo disse...

Caso o sr. Governador não cumpra com apalavra, caberá a toda corporação manifestar-se, pois os GVs não precisam provar mais nada... Devemos agora traçar nossos próximos passos para continuar o aperto e conseguir nossa dignidade.

Anônimo disse...

Cel Paúl, não tenho dúvidas quem sem a presença do senhor, o choque iria usar a força, mesmo sabendo que não conseguiria exito, pois, os BOMBEIROS, não precisam de armas para mostrarem a sua coragem e honra, não pensem que o choque impos respeito a manifestação, estamos ordeiros e pacificos, pois assim somos, mas na guerra, com valor todo verdadeiro BOMBEIRO irá lutar sem o temor da própria vida, com a sua presença, também seria uma afronta aos cononeis PM ver um dos seus ser agredido por subordinados. penso assim.

quanto ao acordo, não vejo como derrota, assim como não vejo como vitória, mas sim, um cordo entre o bem e o mau. Sabemos que este mundo esta sob o dominio do mau e os que o servem tem autoridade sobre muitos, mas sabemos também que quando servimos e somos fíeis a DEUS, somos vendedores diante das forças malíguinas.

A nossa intenção não é tomar o comando e muito menos o estado, sabemos do nosso lugar, somos praças e sempre teremos superiores, e nõ podemos quebrar a hierarquia, sendo assim, se impusessemos nossas pretenções a força, com certeza o estado teria que atender, mas teriamos que arcar também com as consequencias futuras, isto é, após aprovado, poderia ser revogado o aumento e prender a todos com o apoio da ALERJ, não dúvide que ele tenha a petulancia de fazer, já mostrou isso outras vezes. Com esse acordo, firmado diante dos lideres dos partidos, ele abre uma brecha para a nossa defesa e contra as perseguições futuras, Sabemos que as punições cairiam no judiciario, mas creio que somente em segunda instancia, o que levaria aos nossos heróis presos o desgaste e humilhação até mesmo com a demissão, o senhor dúvida disso?
Só em os libertar e arquivar os IPMs, creio que foi uma grande vitória. O tempo de negociação longo, não significa fortalecer o governo, pois, ele tem mais de 3 anos pela frente para nos perseguir, creio que este tempo só nos favoreceu, pois pelo que vimos ontem, poucos tiveram coragem ou disposição para ir na ALERJ, pelos fatos anteriores, ontem era para ter uns 10.000. Não se iluda, o governo não iria sair derrotado nunca, mesmo que para isso tivesse que ter uma intervenção federal.
Prefiro acreditar que ele vai sair como o bom moço, deve dar alguma esmola, tipo aumento para soldados 100%, cabo 80%, sgt 50% e oficiais entre 10 e 20%. Após se manifestar a favor da PEC 300, e enganar a todos, tudo é possível ao mentiroso.
O que importa é que temos agora tempo para tirar o medo dos praças não mobilizados e principalmentos dos oficiais, que ficaram numa situação difícil perante os praças.
contamos com o senhor, pois é o único verdadeiro Coronel e único Barbono que realmente lutava por dignidade em minha visão sem conhecer a real situação.
Vamos orar para que DEUS nos abençoe e proteja.
Amém!

Anônimo disse...

Boa tarde a todos!

Discordo do Coronel quando diz que que não ganhamos nada. Sei que neste momento em que o governo está acuado, o ideal seria partir para cima, porém, sabemos que a paralização não foi no melhor momento. Os quarteis de fogo ainda não havia aderido totalmente o movimento. Sendo assim, acho que devemos aguardar a liberdade de nossos companheiros e recomeçar nossa batalha. Agora sem deixar brechas para prisões. Demonstramos para nossos pares a nossa força e certamente no dia 03 estaremos todos lá.
Quanto a comissão, concordo com a colocação do Cel, porém até o momento acho que nenhum oficial se apresentou para fazer parte da mesma.

BM MARILDO

Anônimo disse...

Considerando que muitos Soldados possuem o 3º Grau (Ensino Superior) completo, a PMERJ deveria aumentar o nível de escolaridade para ingresso no CFO. Um concurso para Oficial de Polícia Militar não pode exigir apenas o 2º Grau (Ensino Médio), deveria cobrar pelo menos o CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO, para que os referidos profissionais possam sempre agir em consonância com as previsões legais. Só o Bacharel em Direito é capaz de zelar pela legalidade, ou seja, evitar qualquer lesão ou ameaça a direitos e garantias fundamentais dos cidadãos.

Anônimo disse...

CEL.a sua presença é tão importante quanto a dos deputados.é uma honra tê lo conosco nessa caminhada. DEUS abençoe os senhores e as senhoras deputadas.

Anônimo disse...

sou bm hà 21 anos ; e ainda nao vi nada de bom para a bombeirada !!! proponho uma marcha de impitimam desse governador , assim todos realmente veriam o poder de uma sociedade forte .