quinta-feira, 10 de março de 2011

RIO DE JANEIRO OU GOMORRA.

Não sou carnavalesco, minha única incursão na folia ocorreu na segunda-feira, quando participei do ato de protesto do "Movimento Acordo Já!", na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, conforme vídeo que postei no blog. Tal verdade associada ao fato de que o Rio pára no Carnaval, fez com que aproveitasse para começar a ler o livro Gomorra que ganhei recentemente.
O livro começa com Roberto Saviano infiltrado na máfia e atuando de forma diversificada. Logo nessas primeiras páginas fiz uma analogia com um livro antigo sobre o jogo dos bichos no Rio de Janeiro (capa): Avestruz, Águia, ... e Cocaína - Valério Meinel (1994).
O subtítulo é esclarecedor:
O jogo-do-bicho visto por dentro: Um submundo de crime e corrupção.
Nas duas obras podemos constatar a estrutura sistematizada de uma organização criminosa, mafiosa.
Quem as lê sabe que existe uma gigantesca rede por trás de cada parte aparente, como os simpáticos velhinhos que apontam o jogo dos bichos em cada esquina do Rio.
Eis a verdade sobre o jogo dos bichos.
Hoje circularam pela internet comentários indignados sobre o fato do cantor Roberto Carlos, o "Rei", ter abraçado o reconhecido contraventor Anisio Abraão na Quadra da Beija Flor de Nilopólis, duas pessoas de mundos tão diversos.
Eu concordo com as diferenças, porém elas convivem no mesmo mundo doentio, o Rio.
Infelizmente, o Rio está virando uma cidade dominada por organizações criminosas, mafiosas.
Tráfico de drogas; milícias; jogo dos bichos; caça-níqueis; transportes alternativos clandestinos; etc; isso sem falar na banda podre da política fluminense.
Isso faz com que pessoas ligadas a essas organizações mafiosas convivam livremente com a população de bem, criando um caldo contaminado.
O Rio está criando as suas Camorras, enquanto a Beija Flor ganha carnavais e Roberto Carlos abraça Anisio, o Tio Anisio, como o cantor Neguinho da Beija Flor se refere ao patrono da escola de samba. Agremiação que tem como porta bandeira, um Cabo do Corpo de Bombeiros Militar da ativa, a famosa Selminha Sorriso, que trabalha na Coordenadoria Militar da Casa Civil do governo Sérgio Cabral.
Eis a verdade.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: