sábado, 12 de março de 2011

BOMBEIRO MILITAR DESMENTE INFORMAÇÃO DO SITE OFICIAL DO CORPO DE BOMBEIROS.

No site do CBMERJ encontramos artigo com o seguinte título:
CBMERJ registra queda nos afogamentos da Barra a Sepetiba (leia).

Eu recebi um email que contradiz as afirmações contidas no artigo:
"– Para atender a toda essa extensão de praias, contamos com cinco lanchas que fazem patrulha e salvamento na orla; oito picapes, dois bugres; 25 Rescue tubes (tubos de resgate), distribuídos pelos 70 postos que compõe a região; 12 pranchões de salvamento, que lembram uma prancha de long board, e suportam até três pessoas; nadadeiras para todos os guarda-vidas, além de quatro ambulâncias, quando há a necessidade de socorro médico; um microônibus e uma viatura de emergência e resgate".
“Isso é uma piada? -Infelizmente, não! Esse é um pequeno trecho da entrevista do comandante do segundo Grupamento Marítimo, Barra da Tijuca, publicado no site do CBMERJ no dia 04/03/2011. O comandante deve estar comandando um outro grupamento, porque afirmar de forma descarada essas mentiras é, no mínimo, revoltante! Sou guarda vidas e posso afirmar que todas essas alegações são mentirosas, pois na verdade não há nadadeiras, rescuetubes, pocketmasks, pranchões, suficientes para os guarda vidas! A realidade é bem diferente, pois trabalhamos de forma precária, sem os materiais básicos necessários, sem placas de sinalização suficientes e com um microônibus (citado na entrevista) caindo aos pedaços que precisa ser empurrado, pelos guarda vidas, para funcionar (e em breve postarei uma foto para comprovar). Vale lembrar,que na COMLURB, sem desmerecer os profissionais dessa instituição, há microônibus com ar condicionado para conduzir os funcionários até os postos de trabalho; enquanto isso, guarda vidas dependem da carona dos companheiros, dos motoristas de ônibus, pois não temos riocard (como na PMERJ) ou, simplesmente, da disposição para caminhar até os postos de salvamento. Em relação aos bugres, além de não funcionarem, são desnecessários (inadequados) diante da grande demanda que há nos grupamentos marítimos. Finalizo o meu comentário convocando os guarda vidas a reagir e comunicar aos meios de comunicação, às autoridades e à população em geral a verdadeira realidade, que vem desmotivando assustadoramente a tropa de heróis, que, diariamente, arrisca a vida na nobre missão de salvar vidas!
Bombeiro Militar
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Anônimo disse...

pesquise os recolimentos do rabecão.

Anônimo disse...

Nós somos Especializados no Salvamento no Mar, então se pararmos, quem fará o serviço de praia? Quer sugestão? Acho interessante colocar alguma ELITE nesta missão. Aí vamos ver se dá certo. Como diz o ditado "o mar não tem cabelo".
No CBMERJ, uma tropa de heróis, existe o CSMAR, o curso mais almejado da corporação. Muitos tentam poucos conseguem. Treinamos e nos aperfeiçoando numa das maiores força da natureza: O mar.
Encaramos situações extremas, mares revoltos, ventos, tempestades. Toda especialização para dá o melhor de nós para o POVO, a população, para evitar que famílias sofram, para evitar a MORTE por afogamento. Aprendemos com os mais antigos, ou seja, os "CASCUDOS",como lidar com essa força, porque não é só nadar bem, ou ser exímio corredor, precisa ser um ALIADO, está do lado da natureza(MAR), manter sintonia, contato. Por isso, o MAR escolhe, pinça seus futuros salvadores. Temos excelente profissionais da área médica, os quais, nos passaram conhecimentos aprofundados de socorro de emergência. O que dá suporte numa situação de extremos.
Quando chegamos para trabalhar, aí cai por terra todo conhecimento, tudo que foi aprendido parece perder o valor. Entra a política, e acaba com o trabalho sério dos GUARDA-VIDAS. Aquele que arrisca a vida para salvar a do outro, diga-se de passagem, o outro desconhecido.
O maior questionamento da tropa é, quem nos salvará? Só que o paradoxo tem resposta na própria pergunta, melhor dizendo, nós mesmo. Temos que nos organizar, discutir, debater, nos unir. Precisamos ser respeitados principalmente pelos oficiais, pelo Comando Geral, e pelo Gov. Estadual. Porque para executar o bem tem que ter coragem, fazer o mal é fácil, exemplo do MAL, é o que fazem conosco, o sistema do vampiro. Cel. Paul sinceras continências dos homens brabos do mar. JUNTOS SOMOS FORTES!!!