Sérgio Cabral determinou a retirada de pauta na ALERJ do projeto que reconduziria os cinco conselheiros da AGETRANSP, que em um dos últimos atos haviam alugado carros de luxo para uso próprio, cada carro custará para nós - os contribuintes - R$ 5.300,00 por mês, conformne publicou o jornal O Globo (leia).
O salário mensal desses conselheiros é de R$ 9.500,00, o equivalente a mais de 10 salários líquidos de um Soldado de Polícia.
A AGETRANSP é uma ilustre desconhecida para a quase totalidade dos cidadãos fluminenses, assim sendo, buscamo no seu site alguns dados:
"A AGETRANSP tem por finalidade exercer o poder regulatório, acompanhando, controlando e fiscalizando as concessões e permissões de serviços públicos concedidos de transporte aquaviário, ferroviário e metroviário e de rodovias no Estado do Rio de Janeiro.
No exercício de suas atividades, a AGETRANSP vem trabalhando em busca da garantia dos seguintes princípios fundamentais:
- prestação pelos concessionários, de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, tanto qualitativa quanto quantitativamente;
- a existência de regras claras inclusive sob o ponto de vista tarifário, com vistas à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos;
- estabilidade nas relações envolvendo o Poder Concedente, concessionários e usuários, no interesse de todas as partes envolvidas;
- proteção dos usuários contra práticas abusivas e monopolistas;
- a expansão dos sistemas, o atendimento abrangente da população, a otimização ao uso dos bens coletivos e a modernização e aperfeiçoamento dos serviços prestados;
- a modicidade das tarifas para os usuários;
- eqüidade no tratamento dispensado aos usuários, às diversas entidades reguladas e demais instituições envolvidas na prestação ou regulação dos transportes, permitidos ou concedidos".
No exercício de suas atividades, a AGETRANSP vem trabalhando em busca da garantia dos seguintes princípios fundamentais:
- prestação pelos concessionários, de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, tanto qualitativa quanto quantitativamente;
- a existência de regras claras inclusive sob o ponto de vista tarifário, com vistas à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos;
- estabilidade nas relações envolvendo o Poder Concedente, concessionários e usuários, no interesse de todas as partes envolvidas;
- proteção dos usuários contra práticas abusivas e monopolistas;
- a expansão dos sistemas, o atendimento abrangente da população, a otimização ao uso dos bens coletivos e a modernização e aperfeiçoamento dos serviços prestados;
- a modicidade das tarifas para os usuários;
- eqüidade no tratamento dispensado aos usuários, às diversas entidades reguladas e demais instituições envolvidas na prestação ou regulação dos transportes, permitidos ou concedidos".
Fica a pergunta:
A AGETRANSP tem produzido os resultados esperados?
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
2 comentários:
Cel, o povo nao conhece seus direitos básicos, e as grandes maracutaias estao nestes serviços que sao concedidos pelo Estado. Até pouco tempo A ANAC era desconhecida, precisou daquele acidente monstruoso pra ela mostrasse para que serve. Cel, somente atraves de uma EDUCAÇAO que forme cidadaos para exercerem verdadeiramante a CIDADANIA teremos a soluçao pra esses males.
É uma grande luta caro amigo, e qdo vc estiver lá, porque irá por vontade nossa, pela sua garra e honestidade, lute por uma Educaçao que forme cidadao.
Um Grande Abraço
Concordo. O meu sonho sempre foi dedicar-me à educação, tanto que além da licenciatura plena em ciências, na PMERJ cursei o Curso de Técnica de Ensino, que por sinal era excelente. A educação é a base da cidadania, portanto, no Brasil poucos podem se dizer realmente cidadãos. Sem cidadania, inexiste democracia, apenas escolhemos nomes para nos representar sem qualquer análise sobre a qualidade desses políticos.
Abandonada como está a Educação continuaremos a ser governados por essas oligarquias e cada vez mais distantes da cidadania plena. Juntos Somos Fortes!
Postar um comentário