segunda-feira, 23 de novembro de 2009

OS DEZ PECADOS CAPITAIS DO SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA BRASILEIRO.

1. Inexiste política de estado para a área de segurança pública no Brasil, vivemos ao sabor de táticas governamentais temporárias, políticas de governo meramente repetitivas e atávicas.
2. Os profissionais de segurança pública não são valorizados no sistema: recebem salários miseráveis, a formação profissional é deficitária e as condições de trabalho não são as mais adequadas.
3. O modelo do sistema policial é ultrapassado e ineficaz, sendo único no mundo com essa formatação. As polícias de uma forma incoerente ainda não desenvolvem o ciclo completo de polícia, sendo na verdade polícias pela metade, o que é um dos determinantes de suas ineficiências.
4. Estruturalmente, governos estaduais insistem na manutenção das secretarias de segurança, órgãos extremamente dispendiosos para o erário público e que só possuem a função de coordenar as Polícias Militar e Civil no âmbito estadual. Urge que as polícias estaduais ascendam para secretarias estaduais de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública (Polícia Militar), assim como, secretaria de polícia investigativa (Polícia Civil), ambas realizando o ciclo completo, o que inclusive possibilitará uma melhor interação.
5. A Polícia Técnico-Científica (Perícia Criminal) não é independente na totalidade dos estados brasileiros, sendo ainda atrelada às policiais investigativas estaduais, impedindo a sua evolução e a sua atuação como uma das formas de controle externo da atividade, além de possibilitar ações corporativistas.
6. Realização de concursos públicos que possibilitam a “não policiais” ascendam diretamente ao topo das carreiras das policiais investigativas (Federais e Civis). Na polícia ostensiva e de preservação da ordem pública (Militar), o problema também existe, embora seja minimizado, pois permitem o acesso apenas ao meio da escala hierárquica.
7. Não cumprimento das missões constitucionais das polícias brasileiras, preconizadas no artigo 144 da Constituição Federal, sendo as Polícias Militar e Civil empregadas na repressão ao tráfico de drogas e ao contrabando de armas, em face da omissão da Polícia Federal, como ocorre no Rio de Janeiro.
8. A gestão das verbas públicas destinadas ao sistema policial é pessimamente desenvolvida nas três esferas de governo, desenvolvida com gastos completamente injustificáveis, como a criação do dispendioso e inócuo Programa da Força Nacional de Segurança pelo governo federal.
9. Os desvios de conduta dos policiais crescem constantemente, enquanto os controles interno e externo da atividade policial são subestimados e ineficientes. As Corregedorias Internas das instituições policiais são tratadas com descaso pelas próprias polícias e o controle externo que deveria ser exercido pelo Ministério Público, não se mostra compatível com as reais necessidades.
10. O Termo Circunstanciado ainda não é formalizado por todas as policiais ostensivas e de preservação da ordem pública no país, prejudicando parcela considerável da população brasileira, que ainda se vê obrigada a realizar deslocamentos até delegacias policiais inteiramente desnecessários.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

Coronel
Hoje foi o lançamento do combate ao mosquito da dengue, realizado no Estádio do Maracanazinho. Quando nosso Governador foi falar sobre a gratificação da dengue e dos 350,00 que serão pagos somente pra algumas carreiras, foi vaiado por vários minutos, por três vezes.
Que orgulho que possuo da minha Corporação, não sabemos apenas apagar fogo, mas também lutamos por melhores condições de trabalho e por um salário digno pra todos.
Como eu gostaria que a Polícia Militar fosse tão atuante, que tivesse a mesma coragem de lutar como tem pra subir morros e favelas.
Quem sabe um dia?

Paulo Ricardo Paúl disse...

Parabéns, postei um artigo.
Participem do Dia Estadual do Fora cabral - Ato I, dia 19 DEZ 2009.

Alexposed disse...

Meus amigos...não sou nada radical, gosto de "tentar" ser o mais parcial possivel...
mas temos que tomar alguma atitude...pois eu vi esta noticia agora:
"Cap. Assumção informa - Mudança de data da Comissão da PEC 300,transfer do dia 24/11 para dia 01/12, às 14h30m, plenário ainda a definir."

Estou ficando apreensivo...e sabe porque, porque meus amigos POLICIAIS não gostam de lutar, preferem ficar tomando bofetadas na cara...
Muitos, muitos estão esperando "cair do céu" e pelo jeito não vai cair...
SABE O QUE VAI ACONTECER, VAI PASSAR O FINAL DE ANO E NADA, VAI CHEGAR 2010 E O CARNAVAL E NADA, DEPOIS...ENROLAÇÃO E ...ELEIÇÕES.....e acabou o sonho...

Sabe o que começo a achar ??? que o nosso inimigo nº1 - jose serra vai conseguir nos barrar...e pior, esta tal PEC 41 vai conseguir fazer-nos parar de nos mobilizar...

Incrivel....hj estou incrivelmente chateado....

Acho que precisamos reagir, mostrar para os politicos e para o Brasil que nós estamos vivendo em uma situação caótica...
Entendam, não falo em greve...porque não podemos, mas eu falo em ação e reação a esta "jogada eleitoreira"...

Amigos...vamos acordar e FAZER VERDADEIRA PRESSÃO.....

me desculpem amigos, mas estou revoltado....estou triste com esta enrolação...faz até dias em que não entro aqui para não compartilhar esta profunda sensação de ansia de vomito com relação aos politicos.....

Jorge Bengochea disse...

Meu comentário está no site "www.bengochea.com.br" em artigos. Discordo de apenas um dos "pecados".

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Juntos Somos Fortes!