quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CORRELAÇÃO ENTRE POPULISMO E CORRUPÇÃO.

EX-BLOG DO CESAR MAIA:
CORRELAÇÃO ENTRE POPULISMO E CORRUPÇÃO!
Trechos do artigo de Andrés Oppenheimer ("vínculo entre os líderes populistas e a corrupção"), (La Nacion-24).
1. Um novo ranking dos países percebidos como os mais corruptos do mundo confirma o que muitos suspeitavam: os líderes populistas que chegam ao poder com a promessa de erradicar a corrupção, em geral terminam liderando governos ainda mais apodrecidos que os anteriores. Em nível mundial, os que são considerados os mais corruptos são Somália e Afeganistão. Na América Latina os campeões regionais da corrupção são Venezuela, Paraguai, Equador, Nicarágua, Honduras, Bolívia e Argentina, segundo o estudo da Transparência Internacional.
2. Os líderes destes países basearam suas campanhas presidenciais na promessa de acabar com a corrupção. Na Venezuela, Hugo Chávez venceu em 1998 com a promessa de terminar com a classe política corrupta, mas a corrupção só piorou desde que ele assumiu. Quando Transparência começou a fazer seu Ranking da Corrupção em 2001, Venezuela se encontrava no percentil 25 das nações mais corruptas do mundo. Em 2009, Venezuela está no percentil 10, muito mais próxima do Afeganistão e Somália.
3. "Assim é", disse Salas (Transparência): "Há uma relação direta entre populismo e debilidade institucional. E a debilidade institucional conduz a corrupção”. Salas divide os países latino-americanos em três grupos. "No terceiro bloco, dos que estão na parte inferior da tabela, são os países que nos últimos anos sofreram uma espécie de "captura do Estado" "por parte de líderes carismáticos", afirmou. Agregou que em países como Equador, Venezuela, Nicarágua e Honduras, isso significou que a quase sempre "as decisões políticas não passam por nenhum mecanismo de controle: não se audita, não se fiscaliza, não se vigia".
4. Não me surpreende que Venezuela, Equador, Bolívia, Nicarágua, estejam entre os países mais corruptos do mundo. São nações cujos governantes se apropriaram das instituições do Estado, e que agora estão tratando de calar a imprensa. Quanto mais consigam controlar todos os mecanismos de controle, tanto maior será a corrupção em seus países.
"PESQUISA DERRUBA MITO QUE A JUVENTUDE DO RIO-CAPITAL É A MAIS EXPOSTA A VIOLÊNCIA"! (Estado SP, 25)
1. Os resultados são da pesquisa de opinião feita entre junho e julho deste ano com 5.185 jovens de 12 a 29 anos em 31 municípios pelo Datafolha para o estudo apresentado ontem pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). "Os dados mostram concretamente os reflexos cotidianos para os jovens que vivem em lugares mais expostos à violência", diz o sociólogo Renato Lima, secretário-geral do FBSP.
2. Conforme a pesquisa, os jovens das capitais nordestinas do Recife (47,8%), de Salvador (43,2%) e de Maceió (36,7%) foram os mais expostos às histórias de violência. No Rio, 28,9% dos jovens têm histórias de violência para contar. (Vitória 34,3%, Belo Horizonte 30%, Curitiba e Belém 28,2%, Brasília 26,3%, S. Paulo 24,1%, Fortaleza 23,4%, Porto Alegre 20,4%).
3. Os resultados impressionaram até o ministro Tarso Genro, que esteve presente ontem na divulgação dos resultados. "A pesquisa derruba determinados mitos de que a situação mais vulnerável para a juventude é a do Rio. Não é. A pior situação é a do Nordeste. Há indicadores sociais baixos, pouca aplicação de recursos para renovar políticas de segurança e poucas políticas preventivas", disse.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: