terça-feira, 24 de novembro de 2009

MILÍCIA CONTRA A PAREDE.

JORNAL O DIA:
Polícia Civil faz operação contra a milícia de Rio das Pedras
Rio - "Agentes da Delegacia de Repressão à Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE) da Polícia Civil fizeram, nesta terça-feira, uma operação contra grupos paramilitares na Favela de Rio das Pedras, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. A ação, chamada de Rolling Stones, foi apoiada pela Polícia Federal e teve como objetivo desarticular a milícia que atua na região - a investigação durou oito meses.
Leia também: Beltrame:
'Policial corrupto é um traidor e bandido em dobro'
ESPECIAL: Dossiê Milícia de O Dia
Os agentes foram à comunidade para cumprir mandados de prisão - 20 pessoas foram indiciadas pelo Ministério Público -, além de busca e apreensão. No total, 7 pessoas foram presas em diversos bairros do Rio como Barra da Tijuca, Bangu e Realengo (Zona Oeste) e Anchieta (Zona Norte).
De acordo com as investigações, um major, um capitão refornado e vários policiais da ativa estão envolvidos. O primeiro escalão da milícia seria constituído pelos irmãos Delcemir e Delmir Pereira Barbosa, Dilo Pereira Soares Junior (o major PM) e Epaminondas de Queiroz Medeiros. Dilo já havia sido preso em 2001 após tenter extorquir um taxista.
Jorge Alberto Moretti, o Beto Bomba, preso nesta terça-feira em Rio das Pedras Foto: Severino Silva / Agência O Dia
"A milícia é danosa, muito danosa. Elas são mais bem preparadas que os traficantes, são menos violentas, mas têm o foco principal nos negócios e são mais difíceis de se pegar, já que fazem, ou fizeram, parte do quadro de funcionários públicos do estado", disse José Mariano Beltrame, secretário de Segurança Pública do Rio.Dentro da casa do presidente da Associação de Moradores de Rio das Pedras, Jorge Alberto Moretti (Beto Bomba), os agentes da Draco encontraram munição, três pistolas e um rifle calibre 22. Ao ser questionado sobre as armas, Beto Bomba afirmou que era atirador, participava de competições e tinha licença para usá-las. Os policiais ainda apreenderam três radiotransmissores, vários documentos pertencentes à associação. além de dois carros e uma motocicleta.
A polícia acredita que o prédio da associação de moradores era usado pelos milicianos como fachada para a cobrança de taxas de segurança para moradores e comerciantes, assim como de Gatonet (uso de centrais clandestinas de TV por assinatura) e venda de imóveis na própria comunidade".
Será que agora o governo assumirá Rio das Pedras?
Ou um outro grupo assumirá o papel do estado...
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: