quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A DIFÍCIL ARTE DE SOBREVIVER NO RIO DE JANEIRO.

O GLOBO
EMAIL RECEBIDO:
CEL. PAÚL,
Boa noite.
Você poderia abordar no teu blog a falta de policiamento no Centro da Cidade ? É que o policiamento no Centro está LASTIMÁVEL. Veja só, infelizmente hoje a violência bateu mais uma vez em nossa porta. A Andréa estava no Centro do Rio, na 1o. de Março, praticamente em frente à ALERJ, quando um homem negro se aproximou dela, caminhando em sua direção e à luz do dia, no meio de todos, tentou arrancar o cordão com medalha, ambos de ouro que Andréa trás ao pescoço. Andréa instintivamente ao vê-lo esticar o braço em direção ao cordão, levou ela, a mão ao pescoço, o protegendo. Mesmo assim o marginal ainda lutou para arrancar o cordão, ferindo com arranhões o pescoço e a mão da Andréa. Um homem se aproximou para ajudar, e o criminoso simplesmente desistiu e seguiu andando e rindo, simples assim, como se tudo fosse normal.
A Andréa ainda procurou no entorno um policial para poder narrar o acontecido e talvez localizar o bandido. Mas mesmo estando a pouquíssimo metros da calçada da ALERJ não encontrou um policial. Tentou ainda no entorno do Paço, na Praça XV e não encontrou NENHUM. Então desistiu, pois gostaria de descrever o agressor para quem sabe o policial tentar detê-lo. Quem a acompanhou até o bureau, onde ela iria fazer a impressão de alguns trabalhos gráficos foi o mesmo homem que a auxiliou, e que também poderia descrever o bandido. SE ENCONTRASSE UM POLICIAL.
Infelizmente essa época do ano, parece que os criminosos se preparam para arrumar seu 13o. e os roubos aumentam, sobretudo no centro da cidade, onde o policiamento deveria ser reforçado. Já há algum tempo o policiamento no centro da cidade está deficiente, o sucateamento do 13 batalhão ajuda em muito.
Penso que o policiamento a pé necessita de reforço no Centro da cidade nessa época de festas de fnal de ano, período em que observamos sempre o aumento dessas ocorrências de menor letalidade porém igualmente agressivas e revoltantes.
Ela não deu queixa porque como sabemos não resultaria em NADA. Mas foi decepcionante não poder descrever o bandido para um policial militar que teria quem sabe a oportunidade de detê-lo.
Abraço.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Monica Reis:. disse...

Cel.Paúl, não temos como te agradecer. Sabemos o quanto o teu blog é lido, sobretudo pela PMERJ. Cremos que com a publicação deste e-mail, o policiamento será reforçado. É justamento POR QUE ACREDITAMOS NA PM que solicitamos mais policiamento. O nosso apelo demonstra o quanto acreditamos que o trabalho dos policiais militares pode nos ajudar, servindo e protegendo.
Mais uma vez obrigada Paúl, teu blog vem a cada dia se firmando como um verdadeiro serviço de utilidade pública.

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel.Paúl:

Sra. Mônica Reis:

Espero que a amiga Andréa já tenha se refeito do susto.
É realmente muito difícil, pois na hora não sabemos do que o marginal é capaz, por um cordão.
O Policiamento do Centro da Cidade é muito pequeno mesmo.

Naturalmente o Blog do Cel Paúl tem uma visibilidade incrível, mas (se já não o fez) escreva para o Blog do Comandante Geral, http://pmerj.org/blog/
que certamente o Coronel Mário Sérgio, que sempre atende tão bem aos reclames de todos, dará a atenção necessária.

Envie meu abraço a Andrea, e aproveito para lembrar que Conservatória, agora em Dezembro terá dois finais de semana com En contro de Corais de todo o Brasil!

Abraço fraterno,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Mônica disse...

Christina, muito obrigada pelo teu apoio.
Sim, escrevi para o Cel Mário Sérgio.
A Andréa fisicamente está bem, o problema é a sensaçao de indignação, de revolta, com a banalizaçao da violência.
Não podemos nos acostumar com a violência, e as coisas estão ficando tão ruins que só de não sermos mortos, já nos consideramos com sorte. São tantas pessoas atingidas por coisas bem piores, que ser agredida por um cordão em plena luz do sol, no centro da cidade, em frente à Assembléia dos Deputados do nosso Estado, fica parecendo até pequeno. E é justamente este o problema, estamos nos acostumando com a violência que está se banalizando, se tornando nossa companheira.