sábado, 19 de setembro de 2009

O CRIME AUMENTOU COM A IMPLANTAÇÃO DAS UPP.

Zona Sul: mais crimes após unidades de Polícia Pacificadoras
Jornal do Brasil
RIO - Nos oito meses que se seguiram à ocupação da comunidade do Morro Santa Marta, em Botafogo, pela Polícia Militar – a primeira do Rio a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora, antes de Cidade de Deus, Batan e favelas do Leme – os principais tipos de crimes cresceram na Zona Sul do Rio.
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que, entre dezembro de 2008 (mês seguinte ao da implantação da primeira UPP) e julho passado, a maioria dos índices aumentou em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para a socióloga Sílvia Ramos, a falta de policiamento nas ruas contribui para o aumento de alguns crimes e a ocorrência de vários fatos simultâneos têm um impacto muito grande na população.
– As UPPs tiveram um bom efeito local, acabaram com os tiroteios nos morros. No entanto, crimes como roubos a transeuntes aumentam se não tiver policiamento nas ruas. O novo comandante da PM assumiu esse compromisso. Ainda não fizemos uma análise da estatística, mas a Zona Sul é uma uma área onde os moradores não vivem tranquilos – opinou.
Um dos crimes que mais cresceram foi o roubo a residência, que subiu 50% no período. Os assaltos a estabelecimentos comerciais tiveram um acréscimo de 52%, os roubos em ônibus, de 15% e a pedestres, de 3%.
Cresceram também os roubos e furtos de veículos e homicídios. E mesmo com duas favelas pacificadas, a apreensão de drogas também aumentou.
Migração
A socióloga Alba Zaluar afirmou que o controle da polícia sobre o tráfico nas favelas têm feito com que os bandidos, inclusive os que atuavam em comunidades que hoje têm UPPs, migrem para outros tipos de crime.
– Os traficantes não estão conseguindo arrecadar o dinheiro. Com isso vão praticar outros tipos de delitos. Eles sempre estiveram no asfalto, na figura dos vapores e aviões (pessoas que vendem drogas). A diferença agora é que vão viver de outros crimes, como assaltos e falsos sequestros – declarou.
Para Zaluar, a sucessão de crimes ocorridos na Zona Sul, principalmente os praticados por bandidos usando motocicletas, pode significar essa mudança no comportamento dos criminosos.
– Podem ser quadrilhas ligadas ao tráfico – disse
Nesta semana, uma escola vizinha à sede do governo, em Laranjeiras, foi arrombada; ladrões fizeram um arrastão em um prédio na Avenida Delfim Moreira, no Leblon; e motoristas entraram em pânico durante o roubo de uma motocicleta no Túnel Zuzu Angel.
Nas últimas semanas, houve roubo a motoristas no Zuzu Angel (duas vezes) e nos túneis Velho, do Pasmado e Santa Bárbara.
21:38 - 18/09/2009
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL

CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: