terça-feira, 1 de setembro de 2009

A CORRUPÇÃO POLICIAL E OS BAIXOS SALÁRIOS, UMA OPINIÃO.

JORNAL DO BRASIL ONLINE - BLOG DE COPACABANA.
Mil reais para portar um fuzil e entrar na guerra urbana
31/08/2009 - 09:57 Enviado por: Andre Balocco
"Os policiais militares do Rio detêm um triste recorde: são os que recebem o pior salário em todo o Brasil. Não há dúvidas que receber algo em torno de mil reais para portar um fuzil e conter a guerra urbana pelas ruas da cidade é dose para leão. Porém, nada justifica o fato de alguns destes policiais aceitarem isto como argumento para se deixarem corromper. Ser policial é uma questão de amor também.
Aqui mesmo em Copacabana há um destes policiais que servem de exemplo. Não quero nem preciso saber da vida pessoal do Sargento Douglas, que toma conta do trânsito na Rua Toneleros e passa a imagem de disciplina para pelo menos mil alunos de duas escolas municipais e uma particular que ficam ali, no seu quarteirão. Sempre que passo por lá com meus filhos, faço questão de falar com eles. Aliás, mesmo passando sem as crianças, cumprimento-o: é um exemplod e profissional bem-sucedido e querido.
Douglas, ao contrário de alguns colegas que usam a lei em benefício próprio (peculato), honra a farda que veste. Graças à sua perspicácia e incrível capacidade de se impor, mantém o trânsito da região fluindo. Das crianças, recebe o olhar de admiração. Para os adolescentes, muitos deles oriundos das comunidades de Copacabana, serve como contraponto para o poder do narcotráfico. É ainda um exemplo vivo de que é possível ser feliz ganhando pouco (mais do que os mil reais dos soldados) sem se render ao canto da sereia do dinheiro fácil.
Sim, porque em todas as denúncias onde há máfia envolvida, há policiais militares. O honrado deputado Paulo Ramos, então candidato a prefeito que aprendi a respeitar após almoço com ele no JB, quando editava o Caderno Eleições 2008 com minha brava equipe, que me perdoe. Policial militar da melhor estirpe, defende os seus com unhas e dentes, mas sabe que há problemas. E aprova o 'bico', o qual sou contra. Policial não pode se arriscar num segundo emprego: tem que ganhar muito bem para aproveitar suas horas de lazer e não deixar que pensamentos infelizes cresçam em suas mentes.
O secretário Beltrame, outro homem honrado, sabe do que estou falando, mas aceita passivamente a política do governador, que não dá aumento aos policiais.
E os policiais então se envolvem onde não deveriam se envolver - segurança clandestina, máfia de agiotas, bingos, prostituição... E tome bala perdida, maior incidência de crimes e mortes de policiais, alimentando a espiral da violência. Parece que não querem acabar com ela: afinal, a cada vez que os policiais arriscam sua vida, entram nas favelas e matam traficantes - e inocentes também morrem na troca de tiros com os bandidos - a classe média vibra com o gosto de sangue na boca. As manchetes dos jornais populares estão aí mesmo para quem quiser ler".
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: