sexta-feira, 14 de agosto de 2009

DEIXANDO A FILOSOFIA INVADIR O BLOG E TENTANDO ENTENDER.

Eu não gosto de usar a parte como o todo, isso é a quase certeza do erro.
Apesar dessa verdade, a possibilidade do erro, resolvi extrair algumas "partes" de um texto e colocar em um liquidificador.
INGREDIENTES:
(...) Eu tenho um plano, é verdade, que se inicia na busca de promover equidade.
(...) Iniciamos nosso comando com a estratégia de ouvir a todos (...).
(...) Aliás, tenho lido o “Praças da PMERJ” e queria aproveitar para dizer à Mônica e ao CB Verdade, que reflito com atenção sobre o que dizem, e se me permitem uma sugestão, melhorem cada vez mais o espaço.
Reflitam para o fato de que o nome do Blog e o que estiver postado nele vão dizer da qualidade dos nossos profissionais, com as angústias e necessidades que expõe.
Ele é cada dia mais lido pelo público externo, e a opinião pública o verá como mais uma fonte de aferição das qualidades dos praças da corporação; seus pontos de vista e dimensão deontológica em que se inserem.
(...) Estou me desgastando muito, conversando muito, dialogando muito, debatendo muito, respondendo a muitos e-mails, lendo sugestões e críticas com paciência e resignação.
MODO DE FAZER:
Colocar tudo no liquidicador, bater por 10 minutos, passar pela peneira e servir gelado.
RESULTADO:
- Todos são iguais.
- Ouvir a todos.
- Anonimato.
Os Coronéis de Polícia mais antigos que o Coronel de Polícia Mário Sérgio, segundo eu soube, receberam do comandante um aperto de mão e nada mais.
Diálogo?
Nenhum.
Os Tenentes Coronéis, com mais tempo de serviço que o Coronel Mário Sérgio, não foram nomeados para qualquer função.
Mas ele lê (ouve) o blog dos Praças e o incentiva, embora seja um blog anônimo, ou seja, ele pode ser escrito por qualquer pessoa, inclusive um Oficial.
O blog tem uma foto do Coronel Mário Sérgio, o autor deve ser seu admirador, o que demonstra que a admiração no caso é recíproca.
Ouvir os Coronéis de Polícia mais antigos não foi importante, um blog anônimo, que já ofendeu inúmeros Oficiais e que pelo que recordo tinha como frase símbolo, algo mais ou menos assim:
- O pior inimigo do Praça é o Oficial.
Sinceramente, não sei mais o que significam as palavras EQUIDADE e TODOS.
Filosofar é uma arte para os mais sábios, eu sou muito pragmático.
Na minha opinião, ouvir a todos, significa ouvir Soldados, Cabos, Sargentos, Subtenentes, Praças Especiais, Tenentes, Capitães, Majores, Tenentes Coronéis e até Coronéis.
Ou Coronéis não fazem parte do todo?
Será que os Coronéis de Polícia mais antigos que Mário Sérgio são os responsáveis pela situação de penúria institucional e não tinham o que dizer?
O que sugerir?
Tenho certeza que não.
E escrevo com a certeza adquirida em cerca de 10 anos na área do controle interno (Corregedoria Interna), sendo o Oficial da PMERJ que mais tempo possui nessa área sensível da Instituição.
Indo em frente.
Agir com equidade é igualar, reconhecer os mesmos direitos, atribuir o mesmo valor, etc.
Não é isso?
Sinceramente, filosofar é muito complicado.
Por derradeiro, por ser leitor do Blog dos Praças da PMERJ, Mário Sérgio certamente mandou o Corregedor apurar essa gravíssima denúncia, onde é citado um Diretor Geral e um Oficial que o acompanha desde outro comando:
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Um comentário:

Inconfomado disse...

Cel Paul, admiro muito o sr, mas vcs tiveram a sua chance de fazer diferente e nao puderam/ conseguiram, nao sei explicar. Pq so o sr esta enganjado? Cade os outros? Me desculpe, mas agora, por mais que suas ideias sejam mais coerentes, e' a ele que esta la que temos que apoiar. Pois se assim nao fizer, vou "enlouquecer" ,pois a policia pra mim e' uma instituicao falida. Eu trabalhei em grandes empresas antes de vir pra ca, e o que acontece por aqui, contando ninguem acredita. se fosse uma empresa teria falido, tamanho o descaso dos seus administradores. Minha continencia.