terça-feira, 22 de julho de 2008

FOLHA DE SP ONLINE - MEGAOPERAÇÃO SEM PRESOS.

22/07/2008 - 14h28
Megaoperação em busca de assassinos de jovens da Providência termina sem presos.
Colaboração para a Folha Online, no Rio.

Nenhum dos cem mandados de prisão que a polícia tinha para a megaoperação realizada nesta terça-feira no complexo de São Carlos, na região central do Rio, foi cumprido. Entre os mandados estavam os de suspeitos de envolvimento no assassinato dos três jovens do morro da Providência (centro do Rio) entregues a traficantes do morro da Mineira (centro) por militares.
A operação, que começou no início da manhã, terminou por volta das 12h com dois suspeitos detidos e um suposto criminoso baleado. Apenas porções de maconha foram apreendidas na ação.
Mais de 200 policiais civis participaram da incursão no conjunto de favelas, que inclui o morro da Mineira, para onde os jovens da Providência foram levados pelos militares. No entanto, nenhum dos cem suspeitos que tinham mandado de prisão expedido pela Justiça foi encontrado.
Esta foi a terceira operação montada para tentar prender os supostos assassinos no morro da Providência, e a segunda a fracassar. Há suspeitas de vazamento de informações sobre a operação desta terça.
Na semana passada, a polícia fez a
primeira prisão de um suspeito de envolvimento na morte dos jovens. O suposto traficante Edson de Oliveira Paiva, conhecido como Chaperó, negou ter participado do crime.
O crime
No dia 14 de junho, Wellington Gonzaga Ferreira, 19, David Wilson da Silva, 24, e Marcos Paulo Campos, 17, foram detidos pelos 11 militares no alto do morro da Providência por desacato e entregues a traficantes do morro da Mineira (centro do Rio), ligados à facção criminosa ADA (Amigos dos Amigos), rival ao CV (Comando Vermelho), que controla o tráfico na Providência.
O Exército começou a ocupar o morro da Providência em dezembro de 2007, mas saiu no último dia 25 por ordem da Justiça, depois da morte dos jovens e de denúncias de que os militares estariam exercendo funções de Segurança Pública e abusos de poder.
Os militares levaram os jovens para o quartel do Exército próximo à Providência, mas o capitão Leandro Ferrari, que comandava o quartel no momento, ordenou que os rapazes fossem liberados. No entanto, o tenente Ghidetti, que havia levado os jovens ao quartel, desobedeceu a ordem e, com outros dez militares, entregou aos traficantes da Mineira os rapazes, que apareceram mortos no dia seguinte em um aterro sanitário. Os 11 militares foram presos no dia seguinte e, segundo a polícia, confessaram o crime.
O caso abriu uma crise sobre a presença do Exército na comunidade. A Justiça Federal determinou a retirada dos militares do morro, e o governo federal recorreu e conseguiu que a Justiça mantivesse as tropas, mas somente na rua onde as obras são feitas. No dia 24 de junho, porém, a Justiça Eleitoral determinou a paralisação das obras, alegando caráter eleitoral no projeto, e, com isso, o ministro Nelson Jobim (Defesa) anunciou que o Exército também deixaria totalmente o morro.
Dos 11 militares, três foram soltos por determinação da Justiça, e oito permanecem presos no Batalhão de Polícia do Exército, na Tijuca (zona norte do Rio).