terça-feira, 23 de outubro de 2007

UMA REFLEXÃO.

Primeiro o jornal EXTRA me exonerou, isso no mês de agosto desse ano.
Um furo de reportagem que não se confirmou ou mais um ouvi dizer que não se transformou em verdade.
Tudo superado de minha parte.
Entretanto, com a realização da Operação Duas Caras, mais uma vez eu entro no noticiário, polarizando com o Delegado da 59ª Delegacia Policial – Duque de Caxias.
Em seguida, notícias por toda a mídia no sentido de que eu teria intimado o produtor e o roteirista de um filme para depor em um Inquérito Policial Militar - IPM, quando na verdade tal intimação partiu do Encarregado do IPM, como não poderia deixar de ser.
Tal inverdade foi repetida exaustivamente, dia após dia, talvez na tentativa de fazer valer o dito popular que apregoa que uma mentira repetida muitas vezes acaba por se transformar em uma “verdade”.
E olha que eu expliquei o fato a incontáveis jornalistas que telefonaram para o celular funcional do Corregedor Interno, mesmo assim, no dia seguinte a notícia se repetia, cada vez trazendo mais polêmicas.
E finalmente, o jornal O DIA anuncia que eu seria exonerado até o final de semana passado e logo depois, anuncia a minha manutenção e o fortalecimento do Comandante Geral – Coronel Ubiratan de Oliveira Angelo.

As últimas notícias sobre a minha possível exoneração motivaram inclusive questionamentos durante o 1º Encontro Nacional de Corregedorias Militares Estaduais, quando procurei eticamente explicar o que estava acontecendo.
Entretanto, não posso negar que o conjunto das notícias citadas trouxe um grande desconforto e muitas reflexões.
A principal pergunta para a qual eu buscava resposta era no sentido de identificar o que teria motivado esse conjunto de notícias.

A minha relação com a mídia vinha sendo a mais saudável possível, considerando que sempre me esforcei para entender os anseios dos jornalistas, diante da necessidade imperiosa do jornal do dia seguinte chegar às bancas.
E ao longo desses mais de 29 (vinte e nove) meses no exercício da função de Corregedor Interno da Polícia Militar, na medida do possível e tendo como parâmetro a ética policial militar, sobretudo no tocante a preservação da honra e da dignidade pessoal dos integrantes da Polícia Militar, temos conferido transparência ao órgão correcional da Corporação.
Nunca divulgando nomes ou fotos, revelamos apenas números como uma forma de prestação de contas à Sociedade Fluminense.
E isso só tem sido possível com o apoio dos Comandantes Gerais, que entenderam essa necessidade, sendo tal medida iniciada no comando do Coronel Hudson de Aguiar Miranda, continuando no Comando do Coronel Ubiratan de Oliveira Angelo.
Uma quebra de um grande paradigma Institucional, considerando que a Corregedoria Interna não "falava".
Obviamente, a mídia tem sido imprescindível na implementação dessa transparência e mantínhamos uma relação cordial com os órgãos da mídia, que entendiam as nossas limitações éticas, na maioria das vezes.

E usando um jargão midiático, voltando à pergunta principal, por que eu estava sendo "fritado”?

Sinceramente, eu só encontrei uma resposta, devo estar incomodando!

Porém, incomodando ou não, a vida deve seguir o seu curso.

Nunca tive dúvidas, apesar de minhas limitações intelectuais, a respeito da diferença entre "SER" e "ESTAR".

Eu estou Corregedor Interno.

Coronel da Polícia Militar e Barbono, eu sou.

O que pode ser mudado, pode ser mudado, simples!

O que não pode ser mudado, não será mudado, nunca!

E voltando a pergunta principal, se estou incomodando, a quem incomodo e por que incomodo?

Deixo a reflexão.


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL
CORREGEDOR INTERNO

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, Cel Paúl!
Numa metáfora futebolística (tão em voga hodiernamente) diria que foi "na veia".
A reflexão final permite as mais diversas elucubrações.


Turma 76

Anônimo disse...

Como bem diria o sábio ditado popular, que se torna bastante oportuno para ocasião: "OS ICOMODADOS QUE SE MUDEM."

Ten PM Hiran Quintanilha

Anônimo disse...

Voce incomoda porque fala a verdade.

Anônimo disse...

Coronel,

Em primeiro lugar saudações TRICOLORES.

Mais uma vez o senhor esta de parabéns,é isso aí.A verdade doi e muitos vão receber esta dor.

Abraços,

Pai de Militar - Turma Impar

Anônimo disse...

A MIM NÃO ENCMODA,
MAS A OUTROS!!!!!!
APERTE MAIS CORONEL QUE ELES ...

Anônimo disse...

Cel. Paúl, é sabido da sua retidão, dignida e honra. Para mim essas são as principais qualidades em um lider, o que o senhor é com muito valor.
O senhor incomada sim, e muito. Incomoda os desonestos e os oportunistas, sejam eles dentro ou fora da PMERJ. Mas para os honestos, o senhor é um norte para tropa e para os que de alguma maneira estão engajado neste projeto de moralização da PMERJ.
A maior prova de retidão e caráter é o fato de que só os que não tem rabo preso com ninguém pode se expor da maneira que estás fazendo.
Que isso sirva de lição para os demais.

Ass.: Um civil engajado no movimento de moralização da PMERJ.